31 julho, 2013

A Norte, nada de novo

Findo o período de descanso, e de jejum "blogosférico", é tempo de retomar a rotina dos dias tristes e cinzentões da política, num país cada vez mais desgovernado por gente sem a menor capacidade para construir o que quer que seja.

Folheando o JN de hoje, leio na primeira página o seguinte título: "Porto ganha Banco de Fomento". No interior, os pareceres sobre a "boa nova" de algumas figuras públicas, como Alberto Castro, Fernando Gomes e António Marques, eram de apoio à iniciativa, desconfiando contudo que tal não passe de mais um presente envenenado, igual ao BPN e ao jornal Público, que arrancaram com a sede no Norte, e acabaram engolidos pelo apetite devorador do centralismo de Lisboa. Num caso, como noutro, ambos permitiram que as sedes transitassem para a capital, além de - no caso BPN -, ter as consequências de escândalo e impunidade que sabemos.

Mais entusiasmado com a notícia - ou ingénuo, se preferirmos -, estava o Director do JN, Manuel Tavares, que parece ainda acreditar no pai Natal, como se pode confirmar aqui. Talvez seja a má consciência a pesar-lhe, sabendo que dirige um jornal que, apesar de manter a sede no Porto, pertence à Controlinveste, de Joaquim Oliveira, que foi incapaz de resistir à subserviente ideia de publicar uma edição para o Sul, tal como o desportivo O Jogo. Quando a subserviência dá dinheiro, não há liberdade que resista.

Já o Manuel Serrão, sentiu-se beliscado, e com razão, com o troca-tintas do Carlos Abreu Amorim, por este ter criticado o concorrente Guilherme Aguiar e colega partidário, à mama, desculpem-me, queria dizer, à Câmara de Gaia, por ser apenas um comentador da bola...

Numa coisa concordo com Abreu Amorim: sou totalmente contra a participação em programas desportivos de políticos em exercício, por considerar incompatível com a imagem de isenção e tolerância que devem deixar transparecer. Mas só por mero acaso concordo com Amorim, até porque já não lhe reconheço seriedade intelectual para opinar sobre o que quer que seja, tal tem sido a desilusão que me deixou desde o momento em que se agarrou à teta da política. E quem muda com tanta facilidade, até muda de clube. Daí, não me espantar mesmo nada vê-lo um dia a abraçar o Luís Filipe Vieira, ou a colocar o cachecol do glorioso... E dizer que este cavalheiro chegou a comparecer a algumas reuniões do Movimento Pró Partido do Norte...Uma fraude, em suma. À imagem do(s)Governo(s), aliás.

4 comentários:

  1. Silva Pereira31/07/13, 15:34

    Boa tarde,
    Espero que tenha tido umas ótimas férias.
    Já estava com saudades do seu discernimento/perspicácia.
    Como sempre estou completamente de acordo.
    No que diz respeito ao Carlos Amorim até me provoca urticária ainda me desiludiu muito mais que o PC se calhar é mais um que um dia se juntará há bolhatv (como outros defensores do FCP e do Norte)

    ResponderEliminar
  2. ainda falta a referencia a esse comunicado inflamado de uma tal de Matilde Alves, replicado desde Brasília por um Aroso mal cheiroso.
    Felizmente as águas vão ficando separadas...

    ResponderEliminar
  3. Num país como este, governado por ditadores à sombra da democracia, e num dos países mais centralistas do mundo, alguém acredita no que quer seja.

    Políticos, autarcas e outra gentinha que vive das sobras destes camaradas, não fazem nada pelo futuro deste país, mas sim, pelo futuro deles. Esta gente por onde passa, deixa um hálito um cheiro a podridão.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Silva Pereira,

    As férias foram tranquilas, mas boas.

    Obrigado pelas suas palavras,
    e um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...