12 setembro, 2013

Para quando o repúdio do FCPorto à comunicação social centralista?

Antes mesmo de os clubes  de Lisboa e satélites, iniciarem a vergonhosa campanha de difamação contra o FCPorto, personalizada na figura de Pinto da Costa e na sua estrutura directiva, e que atingiu o seu climax no célebre processo Apito Dourado, era já  evidente uma clara discriminação em quase todos os orgão de comunicação social. Tal como agora, rádios, jornais e televisões, tratavam o FCPorto com indisfarçável desprezo e com uma estratégia bem definida, que consistia, não só em desvalorizar os seus êxitos desportivos, como em inventar esquemas duvidosos sobre a maneira como eram conseguidos. 

Tudo isto coincidiu e acentuou-se com a entrada de Pinto da Costa para a presidência do clube, precisamente o seu período mais vitorioso, consistente, e expansionista,  que se traduziu em múltiplos sucessos a nível nacional e internacional. Não era preciso ser-se apreciador de futebol para observar o tratamento arbitrário dos media com o FCPorto e o seu Presidente, bastava estar-se atento. Por mais campeonatos que o clube nortenho ganhasse, os jornais desportivos dedicavam exclusivamente as primeiras páginas aos dois clubes de Lisboa, mesmo assim, com uma clara preferência pelo Benfica, sem que tal se justificasse desportivamente. Os generalistas faziam o mesmo, as rádios e as estações de televisão, idem, idem. 

Como a esta espiral de discriminação e mau jornalismo, não se seguiu uma reacção categórica, ou uma clara rejeição pública das autoridades, com apelos à moderação e ao bom senso, a situação agravou-se, e hoje os media - inclusivé os do Estado -, fazem praticamente o que lhes apetece. Se os media já tinham poder antes, com o passar dos anos sentiram esse poder reforçado. Ora, entre muitas outras conjecturas, isto também revela uma outra realidade, e mais grave: Portugal nunca teve, quer a nível de chefes de Estado, quer de governantes, gente com categoria para ocupar cargos de tão alta responsabilidade. É um facto, um facto revoltantemente enfadonho... Resultado: a democracia, que devia ter sido tratada ao longo destes anos como uma flor, regada cuidadosamente para crescer forte e viçosa - e não violada na sua essência como foi e continua a ser -, está moribunda, prestes a morrer.

Independentemente da morte da democracia, o FCPorto e a sua legião adeptos, são os principais prejudicados na sua imagem com este status quo, apesar dos seus êxitos desportivos. Logo, caberá ao FCPorto e à sua direcção fazer algo mais para se defender, do que fez até aqui. A tese "o que é preciso é vence-los no campo", é muito interessante, mas não chega, e pode-nos um dia sair muito cara. Por enquanto, a jurisdição tem chegado para resolver os problemas que os nossos inimigos nos foram colocando, e a concentração competitiva os de ordem desportiva. Mas até quando é que o FCPorto poderá continuar a aguentar esta campanha difamadora? A intriguice indigna, o insulto, as insinuações venenosas, repetidas exaustivamente em quase todos os media? Não podemos contar com as autoridades, porque como sabemos, elas são parte do problema. 

O desespero dos nosso inimigos está a enlouquecê-los. As perseguições, e os apelos à violência contra o n/ clube são sobejamente conhecidos. E o que faz o Porto Canal para denunciar tal concorrência? Nada. Em certos casos não creio que "o calado seja o melhor", acredito mais no impacto do "quem cala consente". Apesar de saber que a inteligência do povo nem sempre é a melhor, se a injectarmos com doses industriais de falsas verdades, ele até acredita. Que ninguém tenha dúvidas. Afinal de contas haverá exemplo maior de mentira, que o "nosso" Governo?

4 comentários:

  1. Ai! se o FCP com sua competência e o seu espírito ganhador fosse FCL lá daquelas bandas, ninguém os aturava.
    A nossa comunicação social está falida de ética profissional, na verdade, às vezes, são autenticas putas alcoviteiras do clube do regime, só que isso não lhes dá pontos.
    O FCP é o maior clube português, completamente desprezado por esta escória de gente centralista e com mentalidade parola.
    Já não é de agora que somos espezinhados, ofendidos, ignorados por está escumalha da contra
    informação, fomos sempre um alvo abater por esses pulhas, o mesmo se passa com a cidade em relação aos sucessivos governos e alguma comunicação social, temos que ter mais voz e acção.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira12/09/13, 19:06

    Boa tarde,
    Estou de acordo.
    Não sei quem no FCP pensa e dirige a estratégia comunicacional do GRUPO FCP, mas que se fica com a sensação que a teoria é a quem nos esbofeteia deve-se dar a outra face.
    O mais grave é que quando se optou por ter uma participação maioritária no Porto Canal e este tem uma postura total imparcialidade, não dá para entender.
    Sinceramente não esperava um Porto Canal há imagem trauliteira do benficatv, mas esperava que para além dos programas que têm (alguns repetem-se até ao ponto do fastidioso), tivessem pelo menos um espaço em que expusessem certos programas e malfeitores do ridículo das atoardas que vão vomitando.
    Não seria difícil nem seria necessário muito trabalho.
    Passado todo este tempo, fico com a sensação que a participação tem outros interesses, como o de dizer que se tem um canal de TV, ou mais grave para dar emprego, ou para alguma vaidade.
    Se a página da Internet do FCP é uma coisa pouco esclarecedora, desatualizada e nisso o Porto Canal sofre da mesma síndrome.
    Para se ter uma ideia esta semana Portugal jogou contra o Brasil e em todos os órgão de TV, vi e ouvi de passagem falar-se da final de Euro 2004 e quando abordavam o tema Scolari diziam que TODOS os portugueses gostavam do Filipão. Por coincidência ontem Vitor Baía comemorava 25 anos da sua estreia como profissional e como está instalado nos média macrocéfalos quem foi melhor CR ou Eusébio, assisti a todos os argumentos pós e contras mas há 2 que me espantaram, aquele “inteligente” do Bruno Prates teve esta tirada “…. Para mim o CR e o Figo são os 2 maiores, por tudo mas essencialmente porque ganharam mais títulos”.
    Se alguém tiver a capacidade de transmitir a esse tipo agradecia. Ao meu grande imbecil se essa é a tua tese então o VB é o maior porque tem 32 títulos e conseguiu ganhar todos os títulos internacionais de clubes coisa que só uma mão cheia o conseguiu e nenhum outro português.
    Outra que hoje ouvi na bostatv pela bocarra dum tal pina (acho que é assim que se chama) um careca, “… Portugal chegou a uma final com o Brasil … num mundialito disputado por 4 países … Portugal não o SLB reforçado com 2 jogadores do SCP…” e logo a seguir comentava “ … o Filipão foi o maior ….” Isto a propósito das atoardas que o risca ao meio disse “… no entanto há quem diga que o mérito foi da equipa de José Mourinho…”.
    Quando é para elogiar o clube do regime o enfoque é sempre nos chifrudos em contraponto esses argumentos já não são válidos para o FCP.
    Desculpe esta ladainha toda mas quis só dar um pequeno exemplo do que o Porto Canal podia contrapor e desmistificar certos demagogos.

    ResponderEliminar
  3. Estamos a pagar para uma televisão pública,( RTP), que de pública nada tem, basta ver o exército de benfiquistas que lá trabalha, cuja função principal é denegrir a imagem do nosso clube, e para completar a desgraça ainda temos um canal,(PORTO CANAL), que em vez de estar ao serviço do FCP, está ao serviço de sabe-se lá o quê, talvez ao serviço de alguns? Que se estão a promover à custa do dinheiro que todos nós (sócios do clube)pagamos. Para fazer este trabalho, não é preciso o Porto Canal.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  4. Rui, completamente de acordo, mas já nem vale apena dizer mais nada sobre o Porto Canal. Ainda ontem ouvi o director de conteúdos F.C.Porto, no PC, Rui Cerqueira e confirmei: a marca, promoção da marca FCP é que é importante, o resto, podem denegrir o clube, insultar dirigentes, técnicos, jogadores, adeptos, tudo, à vontade. Nós, olimpicamente, como bons crsitãos, damos a outra face.

    Abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...