17 janeiro, 2014

Sobre a entrevista de Pinto da Costa ao Porto Canal...


 


...não fiquei propriamente surpreendido. Os sinais que vinham dos lados do Dragão, ou talvez a falta deles, indiciavam que Paulo Fonseca ia manter-se no comando técnico da equipa principal.  Isto, é Pinto da Costa no seu melhor estilo de líder. 

Não obstante a saída prematura da Champions, com os danos financeiros que isso implicou, e a saída do primeiro lugar no Campeonato, a verdade é que ainda há uma segunda volta e a diferença para o 1º. classificado é apenas de 3 pontos, portanto perfeitamente recuperáveis. Isto, se Paulo Fonseca souber aproveitar a oportunidade de estar num clube como FCPorto e com um presidente-líder, como é, indiscutivelmente Pinto da Costa. Acresce, como referi alguns posts atrás, que ainda estamos com tudo em aberto nas outras provas (Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga).

Tenho de ter muito cuidado com o que escrevo, embora me esforce por fazê-lo, porque há determinado tipo de leitores que só tem olhos para ler a parte dos textos que lhes convém, ainda que tenham à frente do nariz a resposta para as suas "dúvidas" se os lerem atentamente até ao fim, sem discriminações de ordem gramatical (que também as há...).  Percebo que é desconfortável ler aquilo que não gostamos, pela singela razão de sabermos que o que lemos é verdade. Vai daí, sentir-me obrigado a realçar que, apesar dos elogios que fiz a Pinto da Costa uns parágrafos acima, não partilho da sua confiança nas qualidades do treinador, a não ser que entretanto se produza uma metamorfose de estilo e de métodos. Se assim for, tudo ainda é possível. Aliás, a parte que Pinto da Costa reservou ontem às arbitragens seria  desnecessária se Paulo Fonseca a tivesse assumido nas conferências de imprensa após os jogos em que o FCPorto foi prejudicado. Nunca para justificar as más exibições, mas para marcar posição, de modo a não deixar a ideia que esteve distraído, ou que os árbitros não tiveram influência nos resultados. Paulo Fonseca já devia saber que o FCPorto é discriminado pela comunicação social sectária de Lisboa. Portanto, calar estas coisas não é propriamente a melhor estratégia. Assim mesmo, embora não acredite em milagres, pode ser que as palavras de confiança que Pinto da Costa lhe dirigiu os consigam... É um risco, mas o Presidente portista é mesmo assim.

Faltou porém à entrevista um tema muito importante: o futuro próximo do Porto Canal. Não para abordar os detalhes sigilosos da empresa, mas para dar uma explicação aos portuenses e nortenhos sobre os imensos "tempos mortos" do canal, bem como para falar dos projectos a curto médio prazo que há para realizar (se é que os há...). Pinto da Costa é Presidente do FCPorto mas não é pessoa estranha ao Porto Canal, pelo contrário, é um dos seus maiores responsáveis no momento.

A vertente da comunicação está a ser o grande calcanhar de Aquiles do FCPorto, sobretudo com a informação desportiva (não me refiro aos conteúdos), nos directos,  e nas áreas de debate desportivo. O que agora se faz, é consensual, mas acrítico. Não se entende que não exista uma maior aproximação e articulação entre o Canal e as audiências-alvo (que deviam incidir preferencialmente no Norte), porque é aí que se encontra o mercado mais fiável, mas um mercado pouco aberto a deslealdades e novelas do género "Perdoa-me". Por isso considero extemporânea a ideia de "dar o passo maior que a perna", de cativar público a Sul antes mesmo de adquirida a adesão maciça a Norte, sobretudo quando a justificação para as aberrações dos programas repetidos, uns em cima de outros, gira à volta da falta de recursos (e dinheiro).

Em suma: foi uma entrevista para serenar os ânimos dos adeptos portistas, não foi uma entrevista abrangente ao universo nortenho. Em que ficamos? Será possível ter um canal do Porto para o Norte e para o Mundo (como o Juca gosta de dizer) auto-estigmatizando o Porto Canal? Os dois temas (FCPorto e Porto Canal) não podiam ser discutidos no mesmo programa? Só faltava agora dizer que para Pinto da Costa falar sobre televisão teria de ir "na qualidade" de Pinto Balsemão"...

6 comentários:



  1. « Paulo Fonseca já devia saber que o FC Porto é discriminado pela comunicação social sectária de Lisboa. Portanto, calar estas coisas não é propriamente a melhor estratégia. »

    não poderia estar mais de acordo. daí que, na sua última conferência de imprensa, a atoarda tenha vindo fora de tempo, o que, no meu entendimento, agrava ainda mais aquela estratégia...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Fiquei admirado de não ser o sr Juca a fazer a entrevista! embora a pessoa que fez, esteve-se bem.

    Me desculpem os portistas, mas a entrevista foi mais do mesmo. Fiquei satisfeito de ver o presidente com bom aspecto, depois de uma intervenção cirúrgica bastante delicada.

    Pinto da Costa defendeu o treinador! lá terá as suas razões, mas, depois se houver desastre vai ter que assumir também. Criticou a arbitragem, e bem, mas se calhar tarde demais. Quis diferenciar adeptos e sócios! esteve mal, por várias razões ambos gostam do clube.

    Em fim, nada de novo a não ser melhoramentos no museu para melhor, lá vou eu ter que lá ir outra vez, mas, mais lá para diante e com muito gosto, porque é uma obra digna de se ver.

    Como um bom portista que sou, vou estar atento, criticar ou elogiar se for necessário.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  3. Silva Pereira18/01/14, 00:58

    Boa noite,

    Faço este pequeno comentário para reafirmar o quanto aprecio (e me revejo) em tudo o que escreve. Admiro a sua resiliência em continuar a remar contra um estádio de coisas que perdi de vez a esperança que pudesse mudar. OS MEUS PARABÉNS.
    Um aparte hoje o Juca apresenta os dados do share de audiências da entrevista de JNPC como fosse mérito do PC , é de gargalhadas. Provavelmente muitos fizeram como eu que interrompi a visualização do Snooker para ver a entrevista e no final mudei.
    Um agradecimento pelo prazer que me dá ao ler os seus textos.

    Nota: quando vi a entervista (e a sua postura) de PF no programa faccioso transmitido no final da época passada na TVI24 (6ª F), fiquei com um "pé atrás" mas parece-me que não me enganei PF tem o ADN alfacinha e parece que ainda não absorveu o pensar e sentir das gentes do Norte. Espero que rápidamente compreenda o sentir dos portistas e que no fim vença.

    ResponderEliminar
  4. Caro Silva Pereira,

    Obrigado!
    Sem falsa modéstia lhe digo que as palavras simpáticas que me dirigiu são um bom tónico para continuar, mas há momentos em que me pergunto se vale a pena.

    Não que esteja à espera de qualquer benefício pessoal, mas para ao menos conseguir mudar o grau de exigência de muita gente - sobretudo cá do Norte -, em relação a governantes e políticos, visto ser esta a região que mais prejudicada é com as suas decisões sectárias e levianas.

    Há que perceber uma coisa, entre nós, portuenses e nortenhos, há o centralismo a "unir-nos" pelas piores razões, mas há também um estúpido espírito elitista que nos separa. Ainda abundam mentes com espírito seguidista, com uma mórbida tendencia para separar o que deviam unir, e para aceitar o que pede repúdio.

    Tem razão sobre a soberba de Júlio Magalhães de se aproveitar da entrevista a Pinto da Costa para puxar dos galões das audiências do Porto Canal. Se a entrevista fosse noutro canal, o resultado era igual. O mérito é de Pinto da Costa, não dele. Pena é, que não saiba tirar disso partido para dinamizar o canal e apresentar um trabalho mais sólido e profissional.

    Pessoalmente, até parece bom tipo, mas acho que está acomodado. É isto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. "Restaurantes cobrou mais ao CDS contra "roubos" do Governo:" no JN

    O dono do restaurante "Meta" já fez o desmentido. Comeram mais Três leitões e mais uns bifes e algum tintol daquilo que estava previsto!.. queriam pagar o mesmo. Pediram o livro de reclamações mas quando dono pediu o bilhete de identidade e o numero de contribuinte puseram-se ao fresco.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  6. Rui estou de acordo e acho também que o presidente podia falar sobre o Porto Canal. Mas como sabe, alguns jornalistas são muito sensíveis... Não sabia que o Juca tinha ficado eufórico com a audiência, mas se ficou e atribuiu isso a mérito do Porto Canal, fez mal. Sempre Pinto da Costa proporcionou grandes audiências. Basta recordar quando foi à RTP e Vieira à SIC, num programa à mesma hora, Pinto da Costa goleou, apesar da entrevista a Vieira ter sido feita por MST. Vá lá, que desta vez e ao contrário da última, deram mais tempo ao líder portista.

    Quanto ao treinador, o apoio e a confiança só terão significado e só se manterão se as coisas em termos de resultados melhorarem.

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...