13 janeiro, 2014

Um FCPorto à imagem do Porto Canal

Basta! Pela parte que me toca vou-me deixar de romantismos e esforçar-me por conter o que resta do meu já muito depauperado optimismo. A partir de agora procurarei ser menos entusiasta quando entender elogiar alguém, porque hoje em dia as pessoas mudam  depressa de opinião e de comportamento. Alguém disse um dia uma frase que se tornou célebre: "no futebol, o que é verdade hoje, amanhã é mentira". Creio que o autor foi o ex-presidente do Victória de Guimarães, Pimenta Machado. Estava cheio de razão, apenas se equivocou por defeito, porque a frase tem uma dimensão muito mais ampla, é transversal a toda a sociedade. Falar-se hoje de carácter tornou-se numa armadilha, já poucos falam dele e menos imaginam sequer o que seja. Portanto, calma com as apreciações positivas. É mais seguro criticar, mesmo correndo o risco de nos enganarmos, de sermos injustos, mas pelo menos poupámo-nos a decepções.

Ao longo do tempo que levo a escrever neste bolgue alimentei, por momentos, a esperança de que a vida mudasse, para melhor, na forma de se fazer política em Portugal. Combati tenazmente o centralismo, defendi o Norte, o Porto, o FCPorto e sobretudo o seu Presidente, como provavelmente nenhum dos que o rodeiam o faria. Animei-me com o nascimento do Porto Canal, imaginando que o Norte ia finalmente ter voz própria e solta de complexos de inferioridade. Reforcei o entusiasmo quando soube que o FCPorto passou a ser co-proprietário do Canal. E no entanto, tudo parece estar a desmoronar-se. 

Já aqui referi, mas tenho obrigação de repetir, o Porto Canal está pior gerido agora que no tempo em que era dirigido por Bruno de Carvalho. Hoje tem mais pessoal, é verdade, mas os resultados são decepcionantes. Só para terem uma ideia, em poucos dias contei 5 entrevistas repetidas conduzidas por Maria Cerqueira (que desperdício Maria!) ao ex-futebolista Norton de Matos. Cinco! E como imaginarão não passo a minha vida a sintonizar o canal... Tem sido o pão nosso de cada fim de semana. Está visto que não se faz programação. Por quê, senhor Júlio Magalhães (Director Geral)? Por quê, senhor Domingos Andrade (Director de Programas)? Serão V. Exas capazes de explicar a relevância deste tipo de programas e destes protagonistas? O que é que a vida desta gente poderá interessar aos nortenhos se já é por demais conhecida através dos canais lisboetas?  No Norte (já não digo apenas no Porto), ter-se-ão esgotado as referências regionais? Serão assim tão reduzidas e irrelevantes? Por quê esta psico-dependencia, esta atracção fatal pela capital e pela sua gente?  Será que a direcção (e o pessoal) do Porto Canal pretende colocar-se no miserável papel de bajulador para cair nas boas graças centralistas e garantir assim um possível lugar ao sol em Lisboa, no caso das coisas correrem mal por aqui? Pois se é essa a ideia, então estão no caminho certo. Continuem então a transformar o Porto Canal num enfadonho estúdio de gravações, chatas e imprestáveis, e numa sala de visitas para alguns amiguinhos dilectos, e o objectivo será alcançado, mas deixem de apregoar a defesa dos interesses da região, porque isso não passa de um embuste. A defesa da região não começa e acaba na reprodução das notícias de faca e alguidar do JN.

Tenho procurado conter-me, dar tempo ao tempo. Mas o que está a acontecer é demasiado mau para ser omitido. Se foi só para isto que o FCPorto ficou com o Porto Canal e nem sequer sabe dar cobertura aos acontecimentos desportivos mais relevantes [como o de ontem], então o melhor é desistirem da ideia de fazer televisão, porque talvez as pessoas contratadas para o efeito não sejam as indicadas para um projecto desta importância. O que se vem verificando, é que a par da inoperacionalidade do Porto Canal anda a ineficácia e a baixa de qualidade do futebol da equipa principal, o que pode querer indiciar que Pinto da Costa não foi feito para jogar nos dois tabuleiros. Então, é melhor que se dedique àquilo que sabe: ao futebol. E se for caso disso, que venda o Porto Canal a Lisboa. Com amizade... 

20 comentários:

  1. Poucos são os programas que se aproveitam no Porto Canal.
    É um Canal 100% repetitivo, quase a roçar o medíocre. Com um jeitinho está mais para lá (sul) de que para cá (norte), sem qualquer complexos, diria, que é um canal parolo em Lisboa.
    Não é, que depois de um jogo grande, infelizmente mal jogado, roubado e triste, o Porto Canal não faz uma abordagem do jogo com um espaço mais lato e sem ser políticamente correctos e chamar o nome aos bois! quem paga?... façam por favor mais e melhor.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Pensei que mesmo sem imagens ontem o Porto Canal promovesse depois do jogo um debate sobre o jogo e o comportamento da equipa nesta época.

    Mas não.

    Levei com uma entrevista ao Norton de Matos que julgo ser benfiquista....

    Este artigo permita-me devia ser remetido ao Srs Julio Magalhães e Domingos Andrade e quiçá ao FCP.

    ResponderEliminar
  3. Em vez do Norton e de tantas repetições bem podiam ao menos dar alguns filmes dá 40 anos ou mais que têm qualidade e são hoje certamente baratinhos.

    ResponderEliminar
  4. Porto Canal, o tal canal dos amigos e amigas. Se foi para isto que compraram um canal de televisão, mais valia que fossem comer uma mariscada com o dinheiro, pois tinha sido mais bem empregue, e não tinham enganado ninguém, eu sinto-me enganado, pois pensava que ia ter um canal do FCP, e afinal tenho um canal de repetições, se vão continuar assim, mais vale entregar aquilo aos espanhois, que eles defendem melhor o Porto e o Norte. Por este andar ainda lá hei-de ver o luis filipe vieira o gomes da silva e outros desses amigos do FCP.
    Um abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  5. Caro Rui Valente!

    Subscrevo na integra o seu texto!

    E se me permite acrescentaria, já não digo que o Porto Canal imite a BenficaTV, mas pelo menos deviam ter a preocupação de colocar os pontos nos "is", de tentar repor a verdade dos factos, aqueles que a BenficaTV escamoteia, procura esconder. Isto quanto ao futebol.
    Relativamente à região Norte o problema é mais complicado, o Porto Canal devia talvez contratar um assessor político, alguém identificado com os problemas da região e adepto duma filosofia de desenvolvimento do Norte do País.

    Cumprimentos,

    Armando Monteiro

    ResponderEliminar
  6. O Porto Canal está orfão de um projecto sólido e sério. Por aquilo que se pode observar, os dois directores não têm perfil nem imaginação para orientar o canal que o Norte e o Porto precisam. Ideologicamente, é mais do mesmo, sendo que o "mesmo" é aquilo que sabemos, uma vulgaridade.

    Não se pede que seja o FCPorto a gizar um tal projecto, não é da sua área, mas esperava-se que a Direcção soubesse escolher alguém com capacidade para tal, o que não é o caso.

    ResponderEliminar
  7. Rui Valente fala muito, mas esquece o principal. Sabe, por acaso, por que motivo os espanhóis aceitaram largar mão do canal? Pois, estavam fartos de prejuízos atrás de prejuízos...o FCP viu aí uma oportunidade de ter uma voz nos media, e lançou-se na aventura. Só que será sempre vítima do pecado original do canal: a dificuldade de o rentabilizar economicamente. Por alguma razão o Juca Magalhães insiste em dizer que se trata de um canal "low cost". Se canais como a TVI 24 e Sic Notícias têm repetições como poderia o Porto Canal com um décimo do orçamento (se tanto) daqueles canais preencher uma grelha de 24 h sem repetições (várias)? O Rui Valente tem todo o direito de criticar da maneira que entender, convinha era, para ser justo, atender a todas as condicionantes (e constrangimentos).

    ResponderEliminar
  8. Apesar do anonimato não ser propriamente uma marca de credibilidade de quem comenta direi o seguinte:

    se os espanhóis aceitaram vender o Porto Canal por estarem endividados,presumo que o FCPorto terá feito um bom negócio. Normalmente quem vende com dívidas, vende barato, não é assim? Não estou a ver o FCPorto de Pinto da Costa a comprar às cegas. Agora pergunto: essa compra já esta concluída? Foi devidamente apoiada por um projecto sustentável, ou foi como parece do tipo "vamos indo e vamos vendo"?

    O que o Porto Canal está a fazer é um engodo, uma fraude.
    Se o problema é de ordem económica ou financeira, então que apostem na imaginação e façam coisas simples e baratas, mas não preencham o tempo com gravações de conteúdos e gostos duvidosos repetidos à exaustão reveladores de falta de respeito pelas audiências, entre as quais me incluo.
    Vocês têm de se habituar a aceitar as críticas, sobretudo quando elas são fundamentadas por factos e não por invenções. Além disso, esqueceu-se de responder à qualidade dos convidados... Acha que é disso que o Norte precisa?

    Eu dispenso. Para isso, servem os canais de Lisboa.

    ResponderEliminar
  9. Pelos vistos, o Rui Valente mais do que com a mensagem (conteúdo). preocupa-se com o mensageiro (como é anónimo questiona a sua credibilidade. Fraco critério.
    "Vocês têm de se habituar a aceitar as críticas", mas vocês quem? Para sua informação sou um vulgaríssimo cidadão sem qualquer interesse particular no assunto para além de simples associado do FCP. Indo novamente ao assunto, digo-lhe que prefiro um canal com defeitos (que paulatinamente ao longo do tempo poderão ser corrigidos ou atenuados), do que canal nenhum! Não sou é como o Rui Valente que parece querer a perfeição para ontem! E como não a encontra no Porto Canal, muda para os "canais de Lisboa" no seu dizer. Está no seu direito! Eu prefiro continuar a dar audiências ao Porto Canal, que aliás, segundo dizem, não vão nada mal...

    ResponderEliminar
  10. A mensagem já foi abordada, e não concordo com ela. O que é que quer que lhe diga? Que gosto do que vejo? Que é assim que se defende o Norte? Chamando aos estúdios pessoas que passaram (e ainda passam) o tempo a dizer mal do FCPorto e a tentar prejudicar-nos?

    Gosta do João Malheiro, da astróloga Maia e do António Sala? Pois esses já foram ao Porto Canal. São pessoas credíveis? Respeitáveis? Não!
    Só falta mesmo é convidar o Luís Filipe Vieira e os sócios do Benfica. Quem não se sente, lá diz o ditado, não é filho de boa gente. E eu sou.

    ResponderEliminar
  11. Não, não gosto do João Malheiro, desconheço que tenha ido ao PC (depois da gestão do FCP), e eu até sou um espectador muito assíduo, mas se foi acho gravíssimo (repito se já na gestão FCP). Quanto ao António Sala e à Maia, sim são lampiões, mas não foi nessa qualidade que lá foram. Tal como o Júlio Machado Vaz que traz qualidade ao canal, agora lá porque não comunga da minha simpatia clubística devia ser excluído? Claro que não. A credibilidade e respeitabilidade ganham-se com pluralidade e diversidade e não com fundamentalismos. Certamente que há uma linha editorial a seguir, que tem sido seguida (canal do Porto, do Norte para o país),que tem bons programas, e não tem mais porque o orçamento é escasso. Não tenho qualquer interesse pessoal no canal, que fique claro, agora também tenho o direito de ser mais condescendente que o Rui Valente na apreciação que faço ao desempenho do canal. Oxalá ele se aguente e se possível melhore, mas convém não esquecer as dificuldades económicas generalizadas que afectam tudo e todos, inclusive o PC. E também acho que o canal deve ser inclusivo, abrangente (não só por razões de audiências) e não um canal exclusivo de portistas e/ou regionalistas, porque se limitar o seu raio de acção estará condenado à extinção. E não é isso que queremos, pois não?

    ResponderEliminar
  12. Entendido. O cavalheiro é daqueles que vai na conversa da "qualidade", isto é, se alguém o ofender na qualidade de adepto, é uma coisa, se for na qualidade de actor, é outra. Que gracinha.

    Eu acho que a qualidade é indissociável da pessoa, e chama-se carácter. Uns têm-no, outros não. É uma espécie de pimento de Padron, uns picam, outros, nem por isso.

    Essa conversa de falar na "qualidade de" é conversa de político e nem queira saber o que penso deles.

    Quanto ao Júlio Machado Vaz é outra coisa. Esse é benfiquista mas é uma pessoa respeitável. Nunca o vi a dizer as barbaridades das criaturas que citei. Aliás, até convivi com ele na adolescência na praia da Aguda, não o conheço só da televisão. Há excepções, claro, mas o que o Porto Canal está a fazer é misturar gente credível com cananhada e disso, meu caro, eu não sou apologista. A hipocrisia a par da estupidez, é o maior defeito dos homens. Mas continue a dar a outra face quando directa ou indirectamente se sentir agredido, ou ofendido. O papel de Cristo a mim não me serve, mas há quem goste de o imitar. São gostos...
    As estratégias das moscas e do mel, só mesmo para as moscas.

    Para terminar, se quiser saber como penso e não falar à toa, procure ler o muito que já aqui escrevi sobre o centralismo e os seus obedientes colaboradores nortenhos. E por aqui me fico.

    ResponderEliminar
  13. Deacon Blue14/01/14, 20:28

    Caro anónimo,

    O que quer dizer com "...não esquecer as dificuldades económicas generalizadas que afectam tudo e todos, inclusive o PC..." ???? Está a falar de Pinto da Costa? Que se saiba, ele nao pos dinheiro seu no Porto Canal!!!

    Voce deve de ser tao Portista como eu adepto do benfica.

    Além do mais, parte para um ataque cego (a alguém que nítidamente nao conhece) com meia duzia de argumentos e uma lógica subtilmente engendrada que está completamente desfazada do que aquí é defendido. Desfazada porque se sssim nao fosse respeitava uma opiniao sustentada e ficava caladinho como sinal de respeito.

    A gente sabe que o Porto Canal assim dá geito a muita gente e eu também sei das saudades que voce debe de ter de Rui Rio, pois pois....

    Voce fede a encornado!

    ResponderEliminar
  14. Não, não é encornado, é alguem ligado ao Porto Canal, mas que não tem coragem de se assumir. Já conheço a conversa de gingeira, como se dizia na minha juventude.
    Continue Rui, ao menos os seus posts tem a virtude de os fazer sair a terreiro e explicarem porque acontecem certas coisas.
    Olhe, por exemplo, soube ontem que o Júlio Magalhães deixou de ser colunista do Record. Ainda bem.

    Abraço



    ResponderEliminar
  15. Deixo uma sugestão ao anónimo: em vez de encher chouriços com repetições sucessivas, porque não convidam o Rui Valente? Ele tem muitas coisas interessantes para dizer. E não custa nada.

    ResponderEliminar
  16. Calma Vila Pouca!

    Não diga para me convidarem que às tantas ainda pensam que me estou a candidatar...

    ResponderEliminar
  17. É encornado ou não é encornado o anónimo? Vá lá decidam-se de vez!
    O que o anónimo quer é que o PC (Porto Canal e não Pinto da Costa, isto para esclarecimento daqueles que revelam maiores dificuldades cognitivas) não se transforme assim numa espécie de Partido do Norte, não sei se assim me compreendem melhor.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo,

    acaba de deixar cair a máscara. Lamento, mas a qualidade dos seus comentários não merece mais tempo de antena. Portanto, aqui não entra mais.

    Adeus

    ResponderEliminar
  19. Este anónimo das 22 horas é um lampião infiltrado no Porto Canal, é anti/FCP esquizofrénico que merece desprezo, se não é um encornado é um encarnado seguramente.
    Com o meu pesar e desprezo, vai dar banho ao cão.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  20. Adeus, também para si Rui Valente, e felicidades na sua luta(que também é minha, embora de maneira diferente)pelo FCP (e pelo Porto Canal).

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...