22 fevereiro, 2014

As infelizes declarações de Paulo Fonseca

«Agora, o F. C. Porto vira as atenções para o duelo deste domingo com o Estoril e Paulo Fonseca tem uma certeza: "Todos nós sabemos que o Estoril é uma excelente equipa e o último jogo demonstrou bem isso. São muito perigosos no contra-ataque e esperamos jogo complicado".»

Paulo Fonseca é a confusão em forma de treinador. Além de se enganar frequentemente no nome dos adversários (o que é lamentável),  trata-os a todos por igual, mas não da forma mais correcta, que seria respeitá-los sem os sobrevalorizar. Assim, ao contrário do que provavelmente pensa, não está a respeitá-los, está a vulgarizá-los por cima, o que não parece sério. A excelência com a qual cobre equipas como o Marítimo, Académica, Setúbal, Nacional, Frankfurt Eintracht, é tão inadequada como desproporcionada face ao valor real de cada equipa. E mais. Os elogios exagerados podem provocar nos seus jogadores um sentimento de medo e inferioridade, esse sim, altamente injusto para eles, sobretudo para alguns que já foram campeões e contra equipas, essas sim, poderosas. Não será isso que deixam transparecer em cada jogo, mesmo quando jogam um bocadinho melhor e têm vantagem no marcador?  Não haverá alguém no FCPorto que lhe saiba transmitir isto sem o melindrar?

Para ler o artigo do JN completo, clicar aqui




4 comentários:

  1. A família portista está toda descoroçoada com tão mau futebol e agora com discursos pobres, repetitivos.
    Para o treinador todos os clubes são difíceis e nós os coitadinhos vamos fazer tudo para contrariar.
    Tudo o que acontece ao FCP já não é azar, é incompetência.
    Como diz o povo: "Se não é do cu é das calças", mas a verdade, é que nós não somos capazes.
    Será que esta época me vou resignar! vou atirar a toalha ao chão! como bom portista, ainda tenho uma esperançazinha.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, esse é o ponto. Pensamento pequeno, falta de carisma e de liderança, dificuldades em lidar com a pressão...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Deacon Blue23/02/14, 13:05

    "....Além de se enganar frequentemente no nome dos adversarios..."

    Bom, também nao exageremos!
    Além do infeliz episodio desta semana, nao recordo que algo identico tenha acontecido antes (engano no nome dos adversarios) ou estarei eu equivicado?

    Mesmo que alguma vez mais tenha acontecido, dizer-se que se engana frequentemente, é manifestamente exagerado.

    Para mim, o engano desta semana, reflete que o PF estava fortemente/naturalmente perturbado e, isso sim, ele vai dando sinais frequentes no seu discurso de falta de coerencia, e infelizmente já disse alguns disparates, é verdade.
    Nao se pode dizer que a equipa está determinada, que sabe o que quer, coisa e tal e, depois de a seguir nao se jogar nadinha, voltar a repetir n vezes o mesmo tipo de discurso.....
    Para além do sinal que passa para fora, que sinal passa ele para a equipa e clube desta forma? A malta começa a dizer que temos um chefe ou alguém na equipa que nao sabe o que diz, que é um tonto e como tal, perde credibilidade...

    Mas, como referiu estes días o nosso amigo DVP, está muito longe de ter a qualidade na arte do calinanço de um superiormente reconhecido Prof. Dr. Master Universitàrio Jorge Jesus.

    O Paulo Fonseca, terá alguma qualidade, mas os sinais actuais indicam que nao chega para o FCPorto e o que lhe vai na alma actualmente nao será nada de bom, ele sabe o que o destino lhe reserva.
    Nestas alturas, é melhor ter a elevaçao, o discernimento e a elegancia de sair pelo proprio pé, e evitar ser demitido que a a contecer será uma especie de diploma de incompetencia que será uma pedra no sapato para o futuro dele.


    Deacon

    ResponderEliminar
  4. Deacon Blue,

    quando disse que se engana "frequentemente", queria-me referir ao nome do último adversário (Frankfurt, Bayer, Bayern, Dortmund, etc.), obviamente.

    Mas Paulo Fonseca não se engana só nos nomes infelizmente, engana-se em quase tudo. E com isto me fico, para não me esticar demais...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...