27 fevereiro, 2014

FCPorto, uma alegria para durar?

São 18H40,  poucos minutos decorridos após o 1º. golo sofrido pelo FCPorto na sua deslocação a Frankfurt.  

Posso dizer, sem risco de me enganar, que está a acontecer o que já era previsível, ou seja, os jogadores começaram a jogar como sempre, a mostrar boa vontade, a correr como loucos atrás da bola, a procurar passá-la com a ansiedade do costume, a cansar-se tentando pressionar o adversário sem saber bem como, mas a bola raramente ameaça a baliza adversária. Causa: o sistema de jogo de Paulo Fonseca [se é que aquilo é um sistema] é o mais anárquico e suicída que alguma vez vi praticar num campo de futebol (sobretudo no Dragão).  

Não sei se o FCPorto irá sofrer mais um, ou dois golos, mas se tal acontecer ficarei menos surpreendido que convencido que  conseguirá dar a volta e marcar os golos suficientes para passar esta eliminatória. Acredito mesmo assim, mais na iniciativa individual dos jogadores, que no trabalho da equipa (e não é de agora), porque esse, foi completamente aniquilado pelo treinador. No futebol, como em tudo na vida, há a sorte e o azar, mas não há milagres. O que há de mais parecido com os milagres é a competência, só que para haver competência é preciso que haja um mestre competente e não um desvirtuador de técnicas e de tácticas. Veremos como será a 2ª.parte...

E a 2ª. parte...
começou com os erros do costume, com os jogadores a procurarem autonomamente organizar o jogo que o treinador não consegue. Com mais coração que cabeça, a equipa lutou muito mas sofreu golos inacreditáveis resultantes do posicionamento anárquico da defesa e não por causa da sua qualidade individual. Lutou, correu, acertou melhor o jogo e conseguiu o empate fruto da participação de um Ghilas raçudo que o treinador tardou a descobrir e a dar mais oportunidades. Não sou bruxo, prevejo simplesmente. O FCPorto sofreu de facto mais dois golos após o primeiro, mas soube conquistar o empate por mérito exclusivo dos jogadores. Nem sempre é verdade a máxima que diz que quando se ganha ou  perde, ganham ou perdem todos. Retirarei esta ideia se futuramente o treinador me provar que estou enganado. Neste jogo de tira-teimas, eu quero enganar-me,porque o êxito de Paulo Fonseca será o êxito do FCPorto.

Claramente, duvido que Paulo Fonseca saiba explorar este sucesso para o futuro próximo, e muito menos para o remoto. Se me enganar perco eu, mas não me importo se isso levar o FCPorto ao lugar que lhe compete que é a liderança.


4 comentários:

  1. Vasco Bolota28/02/14, 01:53

    Próxima estação Nápoles! E será bem mais difícil... Gastaram milhões a reforçar-se e têm uma equipa jeitosa que segue no 3º lugar na Série A com 25 jogos jogados e saíram da Liga dos Campeões com o mesmo número de pontos dos que lá continuaram, Dortmund e Arsenal, com 12 pontos mais do dobro dos pontos do FCP... não vai ser nada fácil...

    FORÇA PORTO RUMO À VITÓRIA!

    ResponderEliminar
  2. João Gonçalves28/02/14, 11:26

    Este fim de semana temos já um teste de fogo na primeira liga portuguesa. Veremos se a alegria será para durar muito mais tempo (espero honestamente que sim), mas enquanto Paulo Fonseca estiver no comando do FCP nunca se sabe...

    ResponderEliminar
  3. o empate que valeu a qualificação, devesse à vontade de alguns jogadores e às substituições. Ghilas e Licá deram mais força a um ataque, em Jackson mais valia não ter saído de casa.

    Vamos ser honestos, este treinador PF, não acrescenta nada à esta equipa, é uma equipa sem bússola. Uma primeira parte com 2 remates à baliza!.. Os Alemães são muito inferiores ao FCP.

    Para o Presidente PC, este resultado da-lhe uma certa acalmia para manter o treinador, mas podem crer, que vai ser o mais do mesmo.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Foi óptima a passagem da eliminatória mas infelizmente foi mais por acção dos jogadores do que do treinador. Noutras alturas este resultado serviria para o Porto se galvanizar mas neste momento o problema do Porto não é de falta de qualidade dos jogadores mas antes da falta de organização de jogo. Os jogadores correm, lutam e esforçam-se mas os buracos estão lá e são enormes. E que dizer do duplo pivot que PF insiste em utilizar... Esse sim, era motivo para despedimento com justa causa. Nem depois de ver alguns jogos em que Herrera jogou mais adiantado e em que foi muito importante nalguma melhoria este treinador muda. PF deve ter algum problema com o mundo e deve achar que é o único que está certo para manter o duplo pivot que recua ainda mais os jogadores e ao mesmo tempo provoca maiores problemas à defesa porque os jogadores do meio campo quando metem uma bola no meio provocam uma enorme confusão em que ninguém sabe quem deve ir ao lance sendo depois apanhados fora das suas posições.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...