24 fevereiro, 2014

Mantenho o que disse sobre o Porto Canal

Quem tiver dúvidas sobre o que vou dizer a seguir, poderá, se entender dar-se a esse trabalho, procurar no Renovar o Porto tudo o que disse de positivo sobre o Porto Canal e que coincide em muitos aspectos com o que o antigo Presidente da Câmara escreveu sobre o mesmo no artigo que copiei do JN e que colei mais abaixo. Portanto, eu não vejo as coisas só a preto e branco, vejo-as conforme elas se me apresentam no tempo, sem fechar os olhos ao que considero negativo.

Entretanto, o tempo foi-se passando e as cores (coisas) bonitas do Porto Canal foram sendo paulatinamente dominadas por um excesso de confiança que às vezes roça a negligência e que devia merecer outra atenção da parte dos responsáveis. Há pormenores e pormaiores que não podem ser esquecidos a quem quiser fazer uma apreciação imparcial à forma como vem sendo gerido o Porto Canal. 

Desde as notícias em rodapé, que mesmo vizualizadas num ecran de 30 polegadas são passadas numa banda extremamente estreita que tornam a leitura quase impossível, sobretudo para as pessoas mais idosas e com limitações de visão, até às gravações repetidas cinco, seis e mais vezes, em espaços de tempo muito curtos, provam que algo está mal. A acrescentar a isto, os directos, as notícias na hora, parecem não constar na agenda editorial da direcção. Se nos queixamos (e com razão) da distorção de certas notícias dos canais de Lisboa, também nada se faz para as contraditar. Portanto, nestes aspectos as coisas não andam bem. Depois, assiste-se a uma confragedora bajulação com determinadas figuras públicas da capital já conhecidas e que no percurso das suas carreiras nem sequer mostraram grande interesse pelo Norte e pelo Porto em particular. Mas, o pior, quanto a mim, é a completa indiferença pela parte de quem dirige com a péssima impressão que estas coisas deixam nos espectadores mais atentos que, involuntariamente são empurrados para os canais de Lisboa por falta de comparência do Porto Canal.

É isto que Fernando Gomes não diz no seu artigo. Compreendo-o, porque ele precisa da televisão, mas não concordo. A avaliação para ser séria, tem de ver os prós e os contras, não pode fechar os olhos a erros básicos. E eles estão a ser cometidos com alarmante frequência.  

7 comentários:

  1. Angelo Silva25/02/14, 09:55

    O Porto Canal está perfeito, só faltando mais sobre as outras modalidades que nao futebol, basquete, andebol ou hoquei. Um canal a dar 100 por cento conteudos do clube enjoa. Nem 8 nem 80. Quanto a mim a programação do Porto Canal é de excelência. Caminhos da História ficou entre os três melhores programas da tv portuguesa para a SPA. Carla Ascenção eleita a melhor pivôt em 2013. Vários programas de verdadeiro serviço público. Grandes comentadores, Julio Machado Vaz, Dr. Daniel Serrão, entre muitos outros. Jornalismo desportivo portista mas não doentio ou com palas. Profissionais de topo. Parabéns Porto Canal.

    ResponderEliminar
  2. Tenho muita admiração pelo Dr Fernando Gomes, porque para mim, foi o melhor presidente de Câmara, na nossa cidade do Porto. Agora o Porto Canal tem algumas coisas positivas, mas tem outras! que faz favor! ainda tem muita coisa a melhorar.
    Tem que se virar mais para a cidade, Clube e tudo sempre mais a Norte. Se não o fizer é mais um Canal do mesmo...

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

  3. Angelo Silva,

    esses programas que citou são a parte positiva que eu já há muito realcei, e o que me diz das maratonas de gravações repetidas?

    O que me diz dos noticiários matinais? O puxa-saquismo com as vedetas de Lisboa?

    Querem uma vedeta do Norte e portuense que anda agora muito na berra? Então aí vai: Sara Sampaio, a modelo que anda na berra! Ou estão à espera que os canais de Lisboa o façam? É só uma dica.

    O que poucos não querem perceber, é que é imperativo privilegiar o Norte, o interior transmontano, o centro. Há la gente, procurem!

    Será que não percebem que para vermos os lisboetas há canais a dar com um pau? Que estupidez!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos, quem não quer um Canal de televisão forte na cidade do Porto, mas sendo um Baluarte do Norte e com sentido nacional?! Eu quero. O que se vê nos outros Canais?- Centralismo, chauvinismo e narcisismo. O Porto Canal tem que ser diferente e melhor. O Norte, é uma das regiões mais pobres de Portugal porque nos tiram tudo, (roubam) mas, é a região mais empreendedora do país. Porto Canal, Sintam orgulho pela região e façam mais e melhor.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  6. Angelo Silva, há-de enviar-me essa programaçao fabulosa desse canal. Eu nunca vi tal coisa, devo andar cá de longe com o satélite errado.

    Pela sua óptica eu tenho que ir a correr já dar a outra face, como faz o Porto Canal aos canais de Lisboa.
    Nao hipótese mesmo, com portuenses assim, para quê lisboetas?

    Temo que o Norte esteja mesmo perdido. "O Porto Canal está perfeito"... meu Deus...

    ResponderEliminar
  7. Soren,

    Como pode ver, ainda há nortenhos da estirpe do Angelo Silva.

    Obedientes, submissos e intelectualmente muito limitados.

    Eu só não recusei o comentário para outros poderem confirmar o baixo nível de exigência cívica de certa gente. Sabe, algo me diz que é alguém do Porto Canal com a camuflagem da praxe, mas como não posso prová-lo...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...