26 fevereiro, 2014

Os vampiros de sempre precisam de sangue ...

Um dos rostos do centralismo

... e o FCPorto põe-se a jeito para lho dar.

Lá estão eles de novo, essa escumalha humanóide avençada por RTP's, SIC's e TVI's , a fazer o que melhor sabem, que é denegrir a imagem do FCPorto na pessoa de Pinto da Costa. Ei-los cheios de euforia estérica, a tentar abanar a estrutura do FCPorto para assim poderem ditar à vontade quem deve ser campeão dentro e (sobretudo) fora dos recintos de jogo. Ei-los a mostrar ao país (acordado) o que é para eles a verdade desportiva.

Decorridos tantos anos de ataques, ciladas, boatos e acusações, custa a crer que haja alguém neste país com um pingo de seriedade e inteligência que ainda duvide da prepotência do centralismo e pense que estas coisas não passam de rivalidades clubistas. O mais piadético, é haver ainda quem se iluda com o critério "democrático" como as televisões centralistas escolhem os adeptos do FCPorto para debates que nada têm de desportivos a não ser o nome. Primeiro, porque só falam de uma modalidade, que é o futebol -apenas uma das várias modalidades desportivas -, e depois porque no caso do FCPorto, o tema tem uma única finalidade que é tentar convencer a opinião pública que o nosso clube é beneficiado pelas arbitragens e em todos os jogos. 

No programa da RTP, "Trio de Ataque", o adepto portista é o Miguel Guedes, um rapaz com boa capacidade de argumentação, mas demasiado brando para reagir à altura  às provocações dos opositores, que passam frequentemente os limites do razoável. Na SIC, temos o José Guilherme Aguiar, um  político salta-pocinhas que a troco de uma avença se presta ao papel miserável de permitir tudo e mais alguma coisa ao seu rival vermelho (Rui Gomes da Silva), a pior  escória  dos políticos portugueses. Na TVI, está um Manuel Serrão que ainda vai ridicularizando os opositores, mas que até já se permite ser insultado em directo pelo tresloucado médico Eduardo Barroso. Finalmente, e também na SIC, agora convidaram o António Oliveira, um tipo esperto, mas altamente oportunista, portanto o tipo ideal para manipular.

Não admira pois que, já andem com sugestões, dizendo o que Pinto da Costa deve ou não fazer (querem que ele se demita) e quem deve ir para o seu lugar, como se os portistas não tivessem voto na matéria... E quem haveria de ser o putativo candidato? António Oliveira, claro. Como eles são tão nossos "amigos"... Mas o vampiro da SIC não se fica por aqui e quer que Angelino Ferreira, o Director Financeiro que se demitiu (recentemente), seja readmitido. Quem melhor que um "demissionário" para reocupar o cargo? O mesmo, claro. Eles adoram os homens vulneráveis do FCPorto para melhor deles se servirem e assim o abalarem.

Pela parte que me toca, esta gente menor, portistas de ocasião e anti-portistas, é a que menos me preocupa de momento, porque está identificada e sabe-se do que é capaz. Agora, o mesmo não se pode dizer do actual FCPorto. E nem me refiro ao actual momento desportivo e à inadequação aparente de Paulo Fonseca para liderar e treinar um clube com a história e as ambições do FCPorto. O que me preocupa (e já não é de agora), é a política de comunicação que é pobre. Não me refiro tão pouco ao site, que melhorou razoavelmente mas não tem peso em termos  mediáticos. Refiro-me à apatia (não sei se consciente) que o clube vem mostrando no que toca à produção de meios que ajudem a desmascarar essa máquina de propaganda anti-portista que se faz em Lisboa e que tantos dissabores tem causado à sua imagem e ao bom nome do presidente. Não me interessa que me digam que o FCPorto tem ultrapassado com sucesso (algumas vezes em tribunal e com custos elevados) a maioria das ratoeiras que lhe montam, o que me interessa é pô-los em respeito, de forma a salvaguardar a tranquilidade necessária para tratar exclusivamente do desporto. Será que ninguém entende o desgaste provocado por esta política de silêncio?

É isto que está a falhar. Hoje o FCPorto dispõe de uma ferramenta preciosa que é o Porto Canal e não está a saber tirar partido dela. E por favor, leiam bem o que escrevo, voltem a trás se tiverem dúvidas, mas não me interpretem mal, desistam de querer manipular o que não vos agrada. Não é honesto.  Não quero, nunca quis, um canal exclusivamente ligado ao desporto. Isso seria a pior coisa que se podia fazer. O que não quero é um canal indolente, permissivo, subserviente e copista. Sim, é verdade  que já faz o que outros não fazem, que é andar pelo interior norte e centro a dar a visibilidade que aquelas regiões precisam. Mas ainda é pouco. Se sobra tempo para os "notáveis" da capital, por que carga de água não há-de haver tempo para essa gente? Se o argumento tem a ver com o facto de se tratar de notabilidade, de vendas fáceis, então mais vale mudar o canal para a capital. Um canal do Porto para ter mundo não pode, nem deve, depender de Lisboa, nem dos seus protagonistas. Isso é antítese da descentralização. Não estou a dizer para lhes fecharem radicalmente as portas, até porque também lá existe gente interessante, o que estou a dizer é que o façam lá mais para diante, só depois de bem cobertas as regiões que tão carenciadas andam de atenção. Não é só uma questão de justiça, é uma questão de prioridades e lógica.

Se os vampiros querem sangue, é o FCPorto quem lhes está a oferecer as veias. E o Porto Canal, o que faz? Consente, calando. Mas, tal como no futebol, a culpa também é do clube, seu proprietário.

PS
O maior acto de portismo e de desprendimento material que os adeptos paineleiros do FCPorto podiam assumir era renunciar à participação em programas de debate desportivo na televisão. Por várias razões: porque esses programas são anti-democráticos, insanos para a mente, e têm uma principal missão: destruir o ciclo de sucessos do FCPorto. Mas, isso sou eu a sonhar. O portismo de muitos não vai tão além... É a vidinha. Mas, será que precisam assim tanto de dinheiro? Ou, estarão na miséria?


8 comentários:

  1. Também eu estou cheio destes "pseudo-sabem tudo de futebol" sabendo nós (pelo menos os portistas e as pessoas de mais isentas) que a única preocupação deles é que se confirme o que há muitos anos vêm tentando que aconteça: o fim de Pinto da Costa. É verdade que este ano nos temos posto a jeito como já nos pusemos com Vitor Pereira. Mas, caramba, ver tantos portistas a dizerem mal do clube só por causa de este ano as coisas estarem a correr mal? Gente que não viveu os primeiros títulos depois dos 19 anos sem ganhar e que anda de barriga cheia.

    Pinto da Costa talvez pudesse ter feito as coisas de outra maneira mas a verdade é que nos últimos 30 anos conquistamos mais títulos que a "mourada" toda junta. Por isso, e porque em 2000, em 2005 e em 2009 já foi anunciado o fim do ciclo, os portistas (pelo menos) deviam ter outro cuidado com o que dizem. PC está velho de idade mas não me parece mal da cabeça por isso esperemos para ver no que isto vai dar.

    Mas o que me deixa mais irritado, para além dos comentários de muitos portistas é um Porto canal que devia estar neste momento ainda mais ao lado do presidente, do clube e dos adeptos e, no entanto, o que se vê? NADA. Nem uma defesa, nem uma reportagenzinha para desmascarar oportunistas, bajuladores e palhaços que só sabem dizer mal. Em termos desportivos podia e devia fazer muito melhor porque a sensação que dá é a vontade de não afrontar o poder da capital. É tudo muito soft e sem rasgo e mesmo politicamente deixa muito a desejar como foi agora o caso dos Fundos Europeus. Quem é que lá dentro está comprometido...

    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira26/02/14, 19:45

    Boa tarde,
    Como sempre revejo-me nas suas palavras sábias.
    Quanto às suas “questões” da postura dos comentadores portistas e PC também está claro para mim que pensa como as 30 moedas fazem-lhes muita falta e com Judas tentam disfarçar que defendem o FCP, mas tal como o algodão não engana. Infelizmente nos meus 59 anos nunca me senti tão descrente que até as derrotas já não me fazem perder o sono.
    Quanto ao PC tirando o programa de Joel Cleto e os diretos do FCP raramente vejo em direto.
    Talvez fique admirado mas o único comentador (Rodolfo Reis) que vejo com agrado é na TV do pasquim da Bola à 2ª F (Último Passe). Não tem a classe do saudoso Pôncio Monteiro ou mesmo Rui Moreira, mas não deixa o mafioso do moderador sem resposta, o que me leva a pensar que ainda há alguma esperança.
    Estou para ver se irá continuar e futuramente não será substituído por Pedro Marques Lopes esse mais do estilo dos referidos no seu texto.
    Mais uma vez um bem aja e os meus parabéns pela sua resiliência

    ResponderEliminar
  3. Há muita coisa que prova sem margem para duvidas a perseguiçao feita ao Porto cidade e às suas instituiçoes, principalmente ao FCPorto que é que mais afronta o fascismo vigente (ele existe, sim).

    Quando foi que algum de nós alguma vez viu um documentário envolvendo (ou acerca de) Pinto da Costa, que enaltecesse a sua competência, a sua visao enquanto gestor e dirigente desportivo, a sua vitalidade, a sua raça e a sua capacidade de resistência enquanto lider e enquanto homem?

    Eu nunca vi. Foi e é, tudo sempre para denegrir.

    Nao há, nem nunca houve nada criado pelos orgaos de comunicaçao social portugueses, envolvendo o FCPorto, que fosse factual e isento. Foi e é, tudo sempre para denegrir. Mesmo os programas ou documentarios menos parciais têm sempre a alfinetada anti-portista e centralista.

    Ora esses "debates desportivos" sao mais do mesmo. O unico que vejo de positivo nesse tipo de debates circenses que andam sempre à volta do mesmo, é que, agora há gente do Porto a falar. Há direito ao contraditório. Mas nao em todos! Há muito programa desportivo que nao tem ninguém do Porto.

    Mas, de que vale o direito ao contraditório se näo é utilizado para defender as nossas cores?

    Nao tenha duvidas, Rui Valente, que essa gente (principalmente o Guilherme Aguiar), estao lá agarrados ao dinheiro. Aquilo é uma renda do caraças e isso é um pais de tesos. Rui Moreira saiu porquê? Porque tem espinha dorsal e nao precisava daquela renda para nada.
    Ou outros ou nao têm medula óssea (esta é para o médico maluco) ou precisam da renda.

    E é nestes momentos que a naçao portista se devia unir, criticando para dentro, mas denunciando a preseguiçao para fora e chamando os bois pelos nomes. Já vimos isto na perseguiçao do Apito Dourado.

    A campanha contra Pinto da Costa nos ultimos dias tem sido nojenta. E parte dela é feita por portistas. Uma vergonha. Enoja-me profundamente e deixa-me com a certeza de que se a sucessao do presidente nao for preparada com cabeça tronco e membros, vao ser 7 caes a um osso e vamos passar um mau bocado.

    Quem dera que Pinto da Costa soubesse rodear-se de gente jovem, ambiciosa e com amor à causa do FCPorto.

    ResponderEliminar
  4. Estamos fartos de ser mal tratados por esta série de Vermes que vivem no desporto dizendo mal do FCP.
    Como é possível gente formada ou figuras públicas, fazerem um papel de bobos, loucos de esquizofrenia de uma tristeza franciscana.
    Infelizmente os nossos paineleiros são quase todos políticamente correctos, e deixam-se engolir muita das vezes, por esta corja de rastejantes.
    O estado de graça dos Lampiões e Calimeros um dia destes, como sempre, vai cair por terra, porque não são competentes, sim, Batoteiros.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. Soren,

    Também temo o mesmo. Quando Pinto da Costa abandonar o barco, aquilo vai ser uma guerra. Não estou a ver a tão badalada fibra nortenha disponível para colocar o interesse do clube acima dos interesses pessoais e secretos de alguns (muitos). Só quando Pinto da Costa sair é que vamos ver a cara dos ratos. Alguns, já sabemos quais são, outros passaremos depressa a sabê-lo.

    ResponderEliminar
  6. Eu espero que Pinto da Costa ainda fique lá por mais alguns anos. Realmente quando ele sair não será nada fácil. E não estou a ver, naqueles que estão na SAD neste momento, algum que lhe possa suceder e que tenha o carisma e a força suficiente para segurar aquilo. Terá de ser alguém com muita capacidade de sofrimento porque não vai ser nada fácil.

    Para mim o grande erro neste momento de PC é a falta de uma política de comunicação agressiva quer contra a mourama que vomita todos os dias ódio contra o nosso clube quer contra uma série de pseudo-portistas que só estão bem a dizer mal na CS mas nem sequer põem os pés nas AG.

    Pinto da Costa não é eterno mas acredito que ainda terá força paa lá estar mais uns anos. E se há coisa que me dá um prazer enorme é o cântico "Pinto da Costa, olééé´".

    ResponderEliminar
  7. Ainda hoje, o F.C.Porto já tinha acabado, ganho e passado a eliminatória e no Porto Canal nada. No resto, de acordo. Eu vou tentado lutar contra moinhos de vento... Água mole em perda dura...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Deacon Blue28/02/14, 07:42

    Bom dia,

    É provavel que Pinto da Costa e o FC Porto pensem que estamos noutros tempos e que nao faz sentido fazer agora o que se fez no passado da forma e contra quem sabemos.

    Errado!

    Faz todo o sentido agora aquele ditado que diz olho por olho, dente por dente.

    Eles, atraves de uma estrategia concertada na comunicacao social, andam a comer-nos de cebolada.

    Faz parte de qualquer programa de bola difamar e ridicularizar à exaustao o FCPorto, um clube que lidera sem discussao em Portugal, em contraponto com o endeusamento dos encornados e tudo o que os rodeia, eles sim, numa longa crise estrutural de resultados alicercada num passivo financeiro exemplarmente e vergonhosamente branqueado! Mas ele está bem presente nas contas e pesa...

    O futebol dá dinheiro mas em Portugal nao chega para todos, eles sabem-no e, atravès da comunicacao social estao a fazer o que lhes compete....pelo outro lado....

    O FCPorto tem enormes e crescentes responsabilidades no que a este nivel se esta a passar pela ridicula passividade que tem adoptado.

    Deacon Blue

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...