16 setembro, 2014

Mas que raio de portistas temos nos debates televisivos?

Hugo Gilberto, um gondomarense vendido ao centralismo

Por razões de afinidade clubista, custa-me dizê-lo, mas considero miserável o papel a que se prestam os portistas que participam nos debates televisivos transmitidos nas televisões privadas, e principalmente na RTP, pelas responsabilidade acrescida de se tratar de um canal do Estado. Mas há muitas outras razões. Porque são programas maus, porque não discutem verdadeiramente o futebol jogado, porque não são sérios, e principalmente porque são um incitamento à violência. Por fim, porque todos eles foram deliberadamente formatados para prejudicar e ridicularizar o FCPorto, e já nem sequer o escondem.

Não precisava dizer isto, mas é importante entender que para avaliarmos devidamente alguma coisa precisamos de saber como funciona, de observar, estudar até... Por essa razão, assisti, até onde a minha tolerância o permitiu, a alguns desses programas, embora agora já só lá vá para saber até onde chega a capacidade dos portistas para continuarem a ser humilhados e ridicularizados, por mais resilientes que pensem ser. 

Como não consigo descobrir nenhuma dignidade na participação em debates cujos dados estão à partida viciados, não sei se o adjectivo resiliência terá aqui algum cabimento. O que me parece é que, tanto o M. Serrão como M. Guedes e o Guilherme Aguiar (o mais servil de todos), estão acima de tudo a lançar para a opinião pública (não apenas portista) uma ideia doentia de masoquismo ou, em última análise, de sedução escrava pelas respectivas avenças.

Só motivações desta índole podem explicar a contenção excessiva que todos demonstram face às provocações mais torpes, aos insultos mesmo (o Barroso do Sporting é especialista na matéria), que os transforma em perfeitos capachos da arrogância centralista dos clubes de Lisboa. Os nossos nem sequer parecem incomodar-se com o facciosismo dos moderadores, sempre proteccionistas com os clubes de Lisboa e notoriamente contra os pontos favoráveis ao FCPorto.  Basta olhar atentamente para as expressões dos moderadores em certos momentos para se perceber que ali não há moderação nenhuma, há um clara intenção de remeter para um canto toda a argumentação que possa deixar a ideia que o FCPorto é prejudicado. Pelo contrário, se puderem procuram de todas as maneiras possíveis e imagináveis lançar a imagem de que é sempre beneficiado.

Não sei se algum dos visados chegará a ler o que atrás escrevi, mas não acredito que qualquer deles tenha coragem para negar que não sabem que o jogo em que decidiram entrar está mesmo viciado e que participam nele sabendo que os árbitros são caseiros, e que por mais golos que marquem na baliza adversária, eles serão sempre anulados, mesmo que sejam marcados com a transparência e a elegância do 2ª golo do Brahimi contra o Victória de Guimarães. O FCPorto ganhou de facto esse jogo porque não foi Brahimi quem errou. Errou, e roubou, sim, a equipa de arbitragem. Será que vai arbitrar na próxima jornada?

Por tudo isto, preferia não ver nenhum portista em programas desta natureza. Por que não seguem o exemplo de Rui Moreira? O dinheirinho faz falta? Então, não se lembrem de um dia destes abrir a boca ou escrever sobre a história recente de Marinho e Pinto... Haja coerência e um pouco de desprendimento pelos euros...   

7 comentários:

  1. A razão pela qual os nossos parecem estar adormecidos, tem a ver, segundo a minha opinião, com interesses a curto ou a médio prazo que dão a entender poder ter. Assim, MG além de querer vender discos, já faz parte de um painel de júris de um reality show
    da SIC, MS é um empresário de vestuário e representa marcas estrangeiras de prestígio, GA é um jurista e como todos sabemos a coisa para os advogados não anda bem, para além de ter interesses na política. Ora perante este quadro e conhecendo o poder e o fascínio que a capital exerce sobre quem precisa, talvez possamos entender que não é de bom tom afrontar ferozmente - como eu o faria porque não tenho interesses - pessoas que possam influenciar negativamente nos meus eventuais ganhos.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo na totalidade o que acaba de ser dito. Claramente a disponibilidade de Portistas neste programas de achincalhamento do FCP, só pode ser entendida como meio de ajustar os rendimentos mensais ou obter algum protagonismo pela imagem. Deu-se o clube à empreitada de "ter um canal de TV", notando-se aí, e na sua definhada programação , a demonstração da falta de assertividade e contundência na defesa dos interesses e bom nome do Futebol Clube do Porto.
    O papel desempenhado por essas figurinhas nesses programas, baixando a crista, quando confrontados com as insinuações permanentes de que personificamos o que de pior existe no futebol é que lhes dá a força de que precisam para continuarem a vilipendiar. Vê-los abandonar essas cloacas televisivas, só esperando sentados, não deitados!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Silva Pereira17/09/14, 02:10

    Boa noite,

    Meu caro Rui Valente como bem sabe há muito que cheguei a uma conclusão, GA é o mais descarado a defender o seu tacho e o jagunço (s) do SLB e o mafioso (des)moderador sabem bem com quem lidam. RG tenta disfarçar mas também se vendeu por 30 moedas. Quanto ao MS tenho alguma dúvida acho que não é o dinheiro que o faz engolir sapos mas "talvez" esteja na influência do seu pai que como sabemos é médico e deve saber perfeitamente o jagunço que é o adepto dos lagartos.
    Um caso que tem merecido a minha atenção é o papel do Vítor Pereira (ex-treinador do FCP) e parece-me que também tenta granjear as simpatias dos simpatizantes dos clubes da capital e com isso a simpatia do sistema (imprensa). Foi bem claro a sua intervenção de hoje na RTPI.
    Cada vez mais acredito que já não existe gente que representa o espírito do Norte.
    Contudo tenho que dizer que gostei (finalmente) do programa do FCP de 2ª do PC principalmente do Bernardino Barros.
    Finalmente, até um blogue dum portista (que por sinal é meu homónimo) me deixa perplexo... alguma coisa deve estar errado na formação do povo do Norte e em especial dos portuenses... até o Rui Moreira nem se dá por ele.
    Em fim,não auguro grande futuro por o nosso país em especial o Norte mas possivelmente já não o presenciarei.
    Um abraço e continue com toda essa força pois ainda me vai deixando uma migalha de esperança

    ResponderEliminar
  4. Todos eles são uns grandes portistas, mas acima disso está o dinheirinho e a imagem, de serem figuras públicas (por aparecerem nos canais televisivos) dá muito jeito mas que jeito!... que diga Guilherme Aguiar que é paineleiro à muitos e muito anos, é um crónico, que quer estar em todas, na política no futebol em tudo que seja tacho, e, os outros, seguem ó querem seguir o mesmo caminho.
    Como diz o povo, a toda esta trupe de paineleiros comentadores desportivos de cá de cima, faltam-lhes tomates. Todos os Canais com excepção do Porto Canal (talvez) são chefiados por Vermelhos, centralistas, segundados por alguns simpatizantes do FCP mas lambe/cus.

    A RTP aqui no Norte já sabemos qual é o rebuçado vitória que manda!? - Exactamente o Bacalhau de Paredes, lá para baixo nos outro Canais, são os grandes Califas do Reino. Portanto devemos fazer como os Catalães ou independência ou então autonomia...

    Costa do Castelo.

    ResponderEliminar
  5. Meus caros,

    será que podemos continuar a sentir orgulho pela histórica "raça" dos homens do Norte, ou a história já não é o que era?

    Destes, eu tenho é vergonha!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. "histórica "raça" dos homens do Norte"

    Rui:
    -Mas que "histórica raça" é essa?...Daqueles homens que vieram da Pérsia, da Ìndia, sabe-se lá de onde e a quem chamam Arianos?...
    Eu acho que tem de existir orgulho nas raízes e esse orgulho tem que ter bases fortes, inatacáveis, bem fundadas, transmitidas de pais para filhos, assentes em factos reais, não em Mitos!!!
    Tem que haver uma educação baseada em normas éticas e de respeito pelos outros, inatacáveis!
    -O que acontece hoje é que muitos, senão todos os representantes do Norte, só olham para o seu umbigo e para o seu bolso, como aliás o fazem os que vêm do Sul e do Leste e se fixam nas Grandes Cidades...Dá dinheiro, gosto, não dá tacho, não aprecio...E foram assim educados -com todo o afã- pelos seus queridos paizinhos.
    Posto isto, esperamos o quê?

    ResponderEliminar

  7. Creio que de todos os comentadores portistas, o M. Guedes é dos que melhor consegue "defender" o FC Porto.
    G. Aguiar e M. Serrão permitem inclusive, que os "rivais" no programa os insultem, R.G. Silva já apelidou o Aguiar de estúpido e o Barroso chamou gordo ao M. Serrão.
    Com estes a sorrirem e a embrulhar os insultos.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...