23 outubro, 2014

De 0 a 10: quanto vale Rui Moreira

Paulo Ferreira
(do JN)

Rui Moreira acaba de cumprir o primeiro ano de liderança da Câmara do Porto. Há 12 meses, poucos seriam os que acreditavam na possibilidade de o então líder da influente Associação Comercial do Porto chegar à cadeira ocupada durante 12 longos anos por Rui Rio.

































O que pode dizer-se da gestão de Rui Moreira, findo o primeiro ano de mandato? Deve dizer-se que, excluindo os "casos" Daniel Bessa e Sampaio Pimentel, politicamente mal geridos, o concelho está bem e recomenda-se. De 0 a 10, Rui Moreira merece um 8. E porquê? Rapidamente: porque a cidade respira, hoje, muitíssimo melhor, está mais alegre e, logo, mais disponível para se construir como entidade e identidade; e porque, com a preciosíssima ajuda de Manuel Pizarro (PS), Moreira tem sabido tratar dos dossiês mais delicados com calma, paciência e determinação. Para rimar: falta resolver o Bolhão.
Ontem, numa entrevista à TSF, entre críticas certeiras à atuação de Cavaco Silva e repetidas análises ao desaconselhável estado da democracia portuguesa, vitimada pelo crescente hiato entre eleitos e eleitores, Rui Moreira jurou a pés juntos: "Não sairei daqui [Câmara do Porto] para outro cargo qualquer, não terei nenhum papel na política nacional a nível partidário ou a nível de Governo". Não há motivo para duvidar da palavra do autarca portuense. Mas há motivo para apostar (arriscaria dizer: singelo contra dobrado) na possibilidade de as circunstâncias se "imporem" à vontade de Rui Moreira.
Sobre o facto de estarmos a assistir ao nascimento de um novo ciclo político não restam quaisquer dúvidas. Os contornos do dito-cujo são ainda pouco nítidos - e por isso mesmo dados a muitas especulações e ao desenho dos mais variados cenários. Mas uma coisa é óbvia: os eleitores, em particular, e o povo português, em geral, estão cada vez mais disponíveis para ouvir o que têm a dizer políticos como Rui Moreira e cada vez menos disponíveis para ouvir o que (ainda) têm para dizer os políticos "do costume". Moreira não é um político "do costume". Ele sabe disso e constrói a sua imagem sobre isso.
Donde: está escrito nas estrelas que, mais cedo ou mais tarde, Rui Moreira começará a ganhar balanço para outros voos. Creio que será uma boa notícia.

4 comentários:

  1. O Bolhão é uma nódoa negra nesta cidade, tantos turistas que passam por lá para ver aquilo e está tudo podre e a cair, é uma vergonha. Assim como tantas casas centenárias desta cidade como o Rui Valente apresenta no seu outro blog das casas do Porto.

    ResponderEliminar
  2. Rui Valente, eu continuo a ser como São Tomé ver para crer, porque sinceramente ainda não vi nada de Rui Moreira.
    Para mim, tanto faz que seja este ou aquele que esteja à frente da Câmara do Porto, o que eu quero, é que façam obra a uma cidade que tanto gosto, e que me viu nascer.
    Agora, jurar a pés juntos, que não quer mais nada a não ser a Câmara do Porto! mais logo se vê, e, vem-me logo à mente as palavras de Pimenta Machado o que hoje é verdade amanhã é mentira.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  3. A ideia que eu tenho deste primeiro ano de presidência é a de alguém que quando pretende agir, aguenta. Para pensar (?), medir (?), olhar os patrocinadores (?). É o saltitar entre o Portista e o Portuense. É a quincalharia ao pescoço deste e daquele. Como é difícil ser "independente". Já lá vão trezentos e tal dias. (PONTO)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Meus caros amigos,

    Sou tão portista (ou mais) que outros (comentadores de tv), que a troco de uns bons cobres são capazes de ajudar à missa da "oposição", e até arrasar o nosso clube por uma suposta posição de independência...

    Mas também faço os possíveis por não misturar a política com o futebol, embora nada esteja totalmente desligado da primeira.

    Se é verdade que Rui Moreira podia evitar determinado tipo de declarações (como aquela do portuense/portista e mais recentemente a manisfestação de apoio no Facebook aos lagartos), também não é menos verdade que com a asfixia orçamental do Governo às autarquias, neste momento não deve ser fácil gerir uma câmara e apresentar obra urbana. Mesmo assim, acho que Rui Moreira já mexeu com a cidade, nomeadamente no campo cultural. Aliás, o artigo do JN que acima postei é bem elucidativo e honesto.

    Digam o que disserem, não é (e ainda bem) como Rui Rio e a este, tívemos de o aturar muitos anos. Estou convencido que mal haja "pasta" irá avançar com a requalificação do Bolhão. E acho que ainda nos vai surpreender pela positiva. Há que dar-lhe tempo.Suponho mesmo que esta tendencia dele de tentar coabitar pacificamente com o autarca de Lisboa obedece a uma estratégia. Se assim não fôr, será mais uma decepção lamentável.

    Mas, já agora, deixem que vos diga que Pinto da Costa também não está a portar-se melhor. Uns andam preocupados com o Lopetegui, eu, estou preocupado com ele e com toda a Direcção do FCPorto, versus Porto Canal... Para sermos justos devíamos também apontar espingardas para aí, não é verdade?

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...