19 outubro, 2014

Que se passa com o FCPorto pós Villas Boas?



Não sei já o que pensar do FCPorto dos últimos tempos. 

Depois de André Vilas Boas o futebol produzido nunca mais teve aquele cunho de consistência e de ambição que tantas alegrias transmitiu aos adeptos. Victor Pereira, o sucessor imprevisto, ainda aproveitou a embalagem do treinador anterior conseguindo ganhar 2 campeonatos, mas sem grande brilho, como se sabe. O seu futebol foi perdendo qualidade até se tornar numa espécie de tortura para os dragões, a ponto de ele próprio, apesar de portista, se tornar também quase insuportável... para os portistas. A seguir, veio Paulo Fonseca, e foi o que se viu, não mudou grande coisa. Entretanto, Paulo Fonseca partiu e chegou Lopetegui. 

Nos primeiros jogos, os adeptos até estavam confiantes, o treinador parecia ter ideias bem definidas, parecia ter capacidade de liderança e prometia acabar com algum vedetismo instalado na cabeça de alguns jogadores e colocar alguma disciplina no plantel. A nível nacional conseguiu manter-se no 1º lugar do campeonato nas primeiras jornadas deixando-se ultrapassar pouco tempo depois para ocupar o 3º. enquanto na Champions foi alternando bons resultados com boas exibições, guindando o FCPorto ao 1º lugar do grupo. Tudo isto debaixo de algumas críticas apressadas pela parte da comunicação social lisboeta e de alguns adeptos influenciáveis. Para compor o ramalhete foi alvo de uma telenovela inventada com Quaresma e de críticas maldosas pela forma como rodava a equipa.

A verdade é que, com  apoiantes e contra os críticos, Lopetegui foi revelando alguma dificuldade em estabilizar o futebol da equipa, a ponto de ressuscitar fantasmas do passado recente que já se imaginavam enterrados. Hoje, o jogo com o Sporting confirmou a instabilidade que se vinha pressentindo, o FCPorto não teve a alma, a autoridade que há muito o caracterizava, e perdeu...

As dúvidas regressaram outra vez ao Dragão. Que futuro nos reserva? Terá voltado a passividade da época passada? Iremos ser submetidos a mais um ano de futebol angustiante?

Muito estranho este Futebol Clube do Porto tenrinho e conformista. O desportivismo no Dragão só pode ser manifestado de uma forma: comendo a relva, se preciso for, e ganhar. Beijinhos e abraços aos adversários depois de uma derrota e no Dragão só mesmo para perdedores. Fair play sim, conformismo nunca.

2 comentários:

  1. Meio campo inexistente (Herrera uma barata tonta)(Casemiro não se parece sequer com Fernando)(Quintero que deveria ser utilizado como "abre-latas" encostado a uma ala)(Oliver médio criativo encostadinho à lateral)(um ponta de lança que não sabe marcar penaltys)(Tiki-taka na defesa para"boi dormir")(Adrian Lopez raramente utilizado por Simeone como titular) estamos perante um fiasco. Um dos melhores conjuntos de jogadores dos últimos anos à espera dum Treinador.
    Só entendo aquele longo cochicho com o Treinador adversário de alguém que deve ter um contrato Bom e bem Blindado.
    Até à próxima ÉPOCA QUE ESTA JÁ FOI !
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Perder nunca, mas perder contra uma equipa de choringas e muito menos depois de um Rufia nos ter insultado durante toda a semana, não cabe na cabeça de ninguém! e ainda da maneira que foi. Como é possível dar caviar a porcos com auto/golo, penalti falhado e mais dois golos dados de bandeja pela defesa.
    A equipa joga de vagar de vagarinhinho, não sabe reagir jogando à Porto.
    Não me vou alongar mais só digo: Lopetegui vê se te cuidas e não inventes, porque agora o caminho é curto.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...