18 dezembro, 2014

E o enigma prossegue

Quando uma liderança cai na apatia, quando não reage às adversidades e se afasta da realidade, arrisca-se a perder-se. E se essa liderança tem a ver com a gestão de um clube como o FCPorto, se esse afastamento da realidade traduz indiferença pelos sentimentos dos adeptos, pode estar a dar os primeiros passos para um período regressivo da sua história, de ciclo imprevisível. 

Ontem, assisti ao jogo de hóquei em patins do FCPorto com o Benfica, no Dragão-Caixa. A classificação geral apontava para um grande equilibrio entre as duas equipas, o que fazia adivinhar um jogo renhido, de resultado incerto, mas com ligeira preponderância para o FCPorto, por jogar em casa.

Quando o jogo começou ainda tive a ilusão que o FCPorto acabaria por vencer a partida, porque com o pavilhão cheio, a presença de Pinto da Costa e o apoio das claques, tudo parecia reunido para um final feliz. Pura ilusão. O FCPorto sofreu o 1º.golo, a seguir o 2º. e a partir daí nunca mais se encontrou. Resumindo: nova victória do Benfica na nossa casa, agora no hóquei.  

Normalmente, a explicação para estas situações é delegar responsabilidades nos treinadores, e a bem da verdade, há que dizê-lo, já não é a primeira vez que Tó Neves falha em jogos decisivos. O ano passado claudicou contra o Barcelona, não por incompetência, mas por notória desmotivação mental. O mesmo não se pode concluir do caso de ontem, porque ainda há muito campeonato a disputar, mas o facto é que os jogadores não estiveram à altura daquilo que podiam fazer. Mas esse não é o único problema, porque se a fragilidade mental revelada pela equipa de futebol com os principais concorrentes na própria casa se pode dever à juventude do plantel, não será também desprezível a influência das arbitragens na tabela classificativa, aspecto a que a direcção do FCPorto de agora parece estar esquiva. E isso, é tudo o que os simpatizantes e os próprios atletas, não querem que aconteça. Tem de se admitir (por que não) que os jogadores estejam a reagir a uma crise de liderança, como os adeptos, que já nem se manifestam.

Os portistas, nestes últimos anos, mesmo os mais afoitos, andam preocupados com a gestão do clube em termos desportivos, e penso que só não explodiram, porque o capital de confiança no presidente ainda é muito forte. Mas, Pinto da Costa parece não estar a perceber o que se passa,  não está a sentí-los, a compreendê-los, porque a sua postura não é aquela a que estavam habituados, um homem resiliente, dedicado ao clube, pragmático e de objectivos bem definidos. Se não voltar a 180º, se não encontrar rapidamente o antídoto para este estado letárgico, num ápice, pode hipotecar todo o prestígio que tanto  lhe custou ganhar.

Fui daqueles que me insurgi, não vai muito tempo - talvez uns 3 anos - contra os que papagueavam o discurso de fim de ciclo do FCPorto usado pelos nossos adversários, que davam como "finito" Pinto da Costa. Naquela altura não via motivos para lhes dar razão, porque a margem de confiança tinha um currículo forte e brilhante a que se segurar. Agora, já não sei bem o que pensar. Pinto da Costa anda demasiado calmo e ocupado com assuntos de outra natureza que não os que o clube precisa. Fazer de cicerone do museu do clube não é censurável, se comedidamente, apoiar um ex-1º Ministro em apuros, tolera-se, embora se compreenda mal, agora ignorar as manigancias que os clubes da 2ª. circular andam a tramar, sem fazer um único comentário, é indesculpável, quase suicidário.

A liderança do FCPorto de agora, cheira a orfandade. Que tristeza.


7 comentários:

  1. Meu caro, as explicacoes sao por certo bem terrenas e passam pelo medo.
    O medo é um sentimento humano importante porque nos alerta e faz-nos tomar certas atitudes.

    O nosso presidente sabe que nao tem massa critica capaz de o defender, o regime conseguiu o que quería, a regiao norte de Portugal foi alvo de um genocidio, o estádio do dragao parece um velorio gigante e tudo o resto se ressente.

    Convém nao esquecer que em Portugal a justica só atua depois de as pessoas já nao estarem nos cargos ( tem sido assim em todos os juizos mediáticos. ex Vale tudo Azevedo, maior burlista que o Alves dos Reis )o que prova a natureza frágil do nosso estado e da nossa justica.

    Num país surreal em que todas as normas elementares de justica sao profanadas e adulteradas ao sabor de interesses económicos que se pode esperar de diferente?

    Resta-nos a nós portistas sofrer que foi o que fizemos durante muitos anos ( já estamos traquejados) e assistir impotentes ao declinio.

    ResponderEliminar
  2. Deacon Blue19/12/14, 06:09

    Bom dia!

    A contestaçao está a crescer.
    O ano pasado só alguns falavam, mas agora o tema já é muito mais debatido entre os Portistas.

    A gratidao, o reconhecimento que temos pelo Sr. Pinto da Costa nao nos pode cegar e aceitar tudo o que agora se está a passar.
    A postura actual do FCPorto seria porventura correcta num país como a Alemanha, nao num país falso como este.

    Como já o referi, de uma maneira ou de outra tenho a impressao que está já em processo a fase de mudança na liderança do FCPorto, mas da pior maneira! Temo que Pinto da Costa se agarre ao lugar arrastando consigo o clube num periodo que pode ser penoso e com consequencias imprevisiveis.

    Acredito que a contestaçao vai subir de tom caso os resultados nao apareçam pois estao a passar-se coisas estranhas a mais.
    Caso os resultados apareçam, entao seguiremos sendo cozinhados em lume brando....

    Se Pinto da Costa pensa que com esta atitude sua e do clube e ainda com a forma como o Porto Canal está a funcionar, se pensa que vai ter um dia algum tipo de reconhecimento a sul, que tire o cavalinho da chuva! Essa escumalha quer é ver-nos de rastos.

    Deacon Blue






    ResponderEliminar
  3. Deacon,

    Sobre o Porto Canal já me cansei de falar. Decididamente, não há uma estratégia, não se vislumbra um plano editorial, seja de âmbito político, regional, e mesmo na área desportiva (que não se pode limitar a debates mornos sem direito à indignação).

    Para o Júlio Magalhães a suprema ambição deverá passar por levar para o P. Canal um Big Brother a uma Casa dos Segredos qualquer. Não espero nada de original daquele homem, e ainda menos, de qualidade.

    ResponderEliminar
  4. Há um conformismo e um comodismo que incomoda e que de cima, se transmite a alguns treinadores, jogadores e adeptos. Como resolver? Há tempos fiz um post com o título: "Senhor Presidente Pinto da Costa, está na hora do Nº2 do F.C.Porto deixar de ser o João Pinto...", parece que este sentimento é unânime ou quase, mas tudo continua na mesma. Talvez se resolva lá para 2016...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais ! Obrigado por este blog sempre atento ao que se passa no nosso clube, na nossa cidade, na nossa região. Procurando entender as preocupações expressas, não consigo de todo ignorar o seguinte:
    - A arbitragem de Guimarães;
    - O dilúvio no jogo com o Boavista
    - E a sensação de "injustiça" do Jogo com o Benfica;
    Como Deus costuma "escrever direito por linhas tortas", provaram esta semana da cicuta que os ajudou a vencer o jogo no Dragão.
    O Hóquei em Patins carece, pese embora a consideração sentida pelo Tó Neves, dum TREINADOR. De facto, está demonstrado que é por aí que começará a resolução do problema.
    O Porto Canal já não permite dizer muito mais. Parte dos comentadores convidados, foram descobertos em cavernas. As opiniões que emitem, se escutadas, são de corar. Eu sei que vivemos em democracia, mas a bagunçada tem limites.
    Espero que de facto os resultados apareçam e se consolidem, afastando assim a ideia de que estamos perante um "FINIS PATRIE".

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Guilherme,

    gosto muito dos seus comentários, como tal, quem agradece sou eu.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Como você disse e bem, o Tó Neves nos momentos decisivos falha. Os lampiões também têm uma boa equipa e muito cara, mas, o FCP estava a jogar em casa podia e devia fazer muito melhor, ou melhor dizendo, se estivessem mais bem preparada para este jogo.

    Ao sr Pinto da Costa falta a juventude de outros tempos, como tudo na vida o tempo desgasta, mas ele ainda pode dar um ar da sua graça ao inimigo, assim ele queira, eles ainda lhe têm receio.

    Perdemos com o clube do regime única exclusivamente por nossa aselhice, assim como aconteceu nos jogos com os Calimeros. Os lampiões não merecem irem em primeiro lugar, e o Braga já lhe deu as doses, o Andor também pode cair apesar de ir aos ombros da arbitragem.
    Vamos ter fé, ainda falta muito campeonato.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...