11 maio, 2015

LOPETEGUI

Resultado de imagem para julen lopetegui
JULEN LOPETEGUI
Não sei se Julen Lopetegui se vai manter no comando da equipa do FCPorto da próxima época, nem vou aqui discutir a sua competência enquanto treinador, embora se a quisesse avaliar justamente tivesse de levar em conta o facto de a sua inexperiência enquanto técnico de equipas seniores ser do conhecimento de quem o contratou: Pinto da Costa... Se apostou nele, e numa equipa jovem, então, que saiba esperar que a "planta" cresça, e dê frutos, e que já agora, faça o favor de explicar aos adeptos o que tenciona fazer no futuro próximo, que só lhe fica bem.

Mas, independentemente do que possa acontecer, há uma coisa que Lopetegui já conquistou: o respeito dos adeptos.

Não me lembro de ter passado nos últimos anos pelo FCPorto um treinador tão frontal e assertivo como Julen Lopetegui. O basco não tem papas na língua, mesmo. Sem insultos, nem aqueles lugares comuns que não dizem nada, de humor burro, do tipo uma no cravo e outra na ferradura, muito habitual nos portugueses, Lopetegui fez bem mais do que devia. Levou o FCPorto aos quartos de final da Champions League, discutiu (e ainda discute) o campeonato nacional taco a taco com o outro clube, com as vicissitudes que conhecemos, e fez o mais difícil, que foi defender o FCP fora das 4 linhas, contra tudo e contra todos, quando essa tarefa cabia exclusivamente a Pinto da Costa.

Se há alguém a quem os adeptos não devem culpar pelo que aconteceu de negativo esta época é Julen Lopetegui. Se o fizerem, estão a apontar para o alvo errado, podem ter a certeza. E além de mais, não creio que seja justo. Ah, e é preciso não esquecer que este ano não tivemos Presidente...


8 comentários:

  1. Bom dia,

    Subscrevo totalmente o que é dito.
    E como prova da qualidade do discurso de LOPETEGUI, as reações histéricas dos tecelões do manto protector. Como eles sentiram de forma dorida as palavras do basco.
    Espero que esta atitude do nosso Treinador sirva de estímulo e exemplo à Direcção de como os interesses do Clube devem ser defendidos quando atacados de forma vil. Arrumada que está a questão da Liga (Direcção; patrocínios e demais engulhos, que nos tolheram movimentos e vontades) volte a liderança do Clube à liça. Só há um modo de lidar com os desonestos intelectuais. Tratá-los e destratá-los a toda a hora e em qualquer lugar. QUE A DIRECÇÃO TOME COMO EXEMPLO AS ATITUDES E O CARÁCTER DE JULEN LOPETEGUI.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Guilherme Olaio,

    sabe o que lhe digo? É que aqueles que vivem a evocar a sua condição de homens do norte, e que vão para os debates, [muito bem pagos, registe-se] para supostamente defenderem o FCPorto, deviam tapar a cara de vergonha por ser um basco a mostrar uma coragem que eles jamais terão. E isto aplica-se também àquele que já foi um grande presidente...

    ResponderEliminar
  3. Rui Valente,

    Todavia um grande Presidente escolheu um grande basco. JNPC fez tanto pelo meu clube que só de pensar que poderá ter razão, me arrepia.
    Tenho a firme convicção que algo vai mudar e para melhor. O nosso Presidente poderá estar cansado, não ter a frescura de outrora. Mas, voltará e mostrará que está preparado para um novo mandato.

    ResponderEliminar
  4. Este sim, é um homem do norte, se todos fizessem como ele talvez o clube do regime não estivesse em 1º lugar.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  5. Guilherme Olaio,

    espero francamente que seja você a ter razão.

    Mas para isso acontecer Pinto da Costa vai ter de explicar se lhe cortaram a língua, ou se já não está para se chatear.

    O que não pode, é continuar calado, como se tudo o que tivemos de passar esta época fosse natural. Se está cansado só tem um caminho a seguir: realizar eleições.

    ResponderEliminar
  6. Não sei se o treinador Lopetegui vai ficar ou não, mas a perda de este campeonato vai direitinho para o Sr Pinto da Costa. Foi o presidente que escolheu o treinador, foi este presidente que se ausentou a reacções de roubos em prol dos Batoteiros vermelhos, portanto Lopetegui foi um homem isolado na defesa do FCP. Já em tempos não muito distantes, Jesualdo Ferreira teve que levar a cruz em defesa do FCP.
    Todos nós sabemos que o FCP é sempre um alvo a abater por não ser da capital, e por isso, não nos pudemos por a jeito. Todos os anos temos que nos vacinar contra estas pestes, mas às vezes esquecemos-nos.
    Vamos aguardar próximos capítulos.

    Abílio Costa

    ResponderEliminar
  7. É preciso contextualizar sempre.
    Este treinador é destemido porque é español e sabe que se alguém lhe "toca" toda a Espanha vai saber a merda que sao os carbonarios de Lixoboa.Aliás toda a Espanha já sabe a vergonha que grassa no paco do terreiro.
    Grande Lopetegui apetece-me dizer, depois da azia em Lixoboa agora regista-se um forte surto de urticaria que nem os festejos da liga embusteira parecem amenizar.

    ResponderEliminar
  8. Deacon Blue12/05/15, 22:58

    Rui,

    Ainda vamos ver o Porto a despedir este treinador por adoptar postura incorrecta para com os da capital.

    Haja pudor!

    Abraço
    DB

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...