25 outubro, 2015

Um FCPorto sem chama e sem objectividade


Estou a ouvir os comentadores do Porto Canal, e o que oiço anda perto de querer dizer que a culpa da inoperacionalidade atacante do FCPorto foi do Braga, que jogou à defesa...

Quando se justificam derrotas ou empates com o facto de o adversário jogar à defesa, é porque não se querem reconhecer incompetências próprias. Estou farto de ouvir falar de museus e justificações ao bom estilo de calimeros, que parece ser agora o do nosso clube. Mais uma vez, quando podíamos aproveitar o deslize do Benfica deixamos perder a oportunidade e saímos da liderança. 

O que eu continuo a ver, é um futebol com posse de bola, porque sim, e a mesma dificuldade em aproveitar ao máximo os 90 minutos dos jogos para a colocar no fundo das redes, que é onde se fazem os golos. Mas para isso é preciso jogar com velocidade, mais para a frente que para o lado e para trás, e rematar muito, e bem. Não contra as pernas dos adversários, ou dos próprios companheiros - como aconteceu -, nem depender da inspiração de Aboubakar, que por azar hoje não esteve nos seus melhores dias. ÀS vezes, fica-se com a sensação que há medo de chutar para a baliza.

Sinceramente, não me parece que Lopetegui seja um grande entendido em futebol como espectáculo. Acho que este estilo de jogo, além de feio, é um perigo, se utilizado em competições de nível superior. Tenho ainda na memória a figura triste com o Bayern em Munique (6-1), e receio que a continuarmos nesta bipolaridade a cena se volte a repetir. Não sei por quanto tempo mais serei capaz de acreditar neste sistema de jogo.

Enfim, mais um tiro no pé.  

5 comentários:

  1. O problema e que nem todos acham que o 6-1 contra o bayern foi assim tao mau...ate dizem que se nao fora a falta dos wings poderiamos ter avancado sabe se la ate onde.O que e um fato e que este futebol parece render melhores resultados na montra do que o futebol por exemplo das transicoes rapidas do jesualdo.O lopetegui e um tecnico coerente tenta jogar da mesma forma sempre seja qual for a competicao e isso como muito bem sabemos de experiencia vivida nao resulta ca dentro.Teria que perguntar ao Adrianse como se faz...

    ResponderEliminar
  2. Tenho a certeza, de que 99,9% dos portistas não gostam deste futebol, só não querem é dizê-lo com receio de desestabilizar a equipa. É a mesma prudência que explica o facto de o FCPorto ter um canal de televisão sobre o qual nada sabem, nem parece quererem saber.

    Não há ninguém do clube, ou do próprio canal, que se digne dar qualquer explicação sobre o que tencionam fazer. Se há um crédito de confiança com as transacções de jogadores, o mesmo não se pode dizer com a rentabilidade do canal. É impossível que aquilo dê lucro da forma como está a ser gerido e explorado. Eu não acredito nessa probabilidade, porque aquilo cada vez está pior.

    ResponderEliminar
  3. Deacon Blue26/10/15, 21:17

    Caro Rui,

    Eu aceitaria o jogo e resutado de ontem sem problemas nao fosse mais da habitual inconstancia (mais do mesmo).

    Qualquer equipa que jogue bem e que seja estàvel tem uma noite como a de ontem é verdade. O problema é que com este Porto isso é já habitual e se calhar ganhamos o próximo jogo e depois a malta esquece.

    Nao consigo aguentar isto.

    Abraço
    DB

    ResponderEliminar
  4. Deacon Blue26/10/15, 21:22

    Rui,

    Vou-me repetir mas o seu blogue é uma referencia para mim e alvo de leitura diaria.
    O criterio que tem na busca dos temas e a forma como fala sobre os mesmos têm-me ajudado a estar em dia com o que se passa e alertado para muitos aspectos que me passam ao lado.

    Espero que se sinta motivado para continuar porque acredite que està a fazer um grande trabalho, pelo menmos para mim esta!

    Bem haja!

    Abraço
    DB

    ResponderEliminar
  5. A verdade é que estes filmes a que andamos assistir é do mesmo realizador da época passada, a cartilha é mesma, devagar devagarinho passe para o lado e para trás e os minutos a passar.
    Está no ADN do sr Lopetegui este tipo de jogo porque não sabe mais, é irritante muitos momentos deste tipo de futebol, porque nem é à Barcelona nem à Porto é uma coisa qualquer.
    Este treinador não tem mística, já chegamos a essa conclusão, até parece que não conhece as características de cada jogador para suas posições, inventa um pouco, para muitos jogadores caso André André que luta e faz jogar isto é quase inglório.
    Espero que a Tribo que manda no FCP estejam atentos, antes que todo este investimento vá por água abaixo.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...