26 agosto, 2017

A nenhuma-vergonha é para continuar? Até quando?


Deixemo-nos de artifícios, Portugal é de facto, socialmente o país mais africanizado da Europa. Aqui, o "africanizado" não tem nada a ver com as diferenças da côr da pele, nem com paixões ardentes dos nossos governantes pela inclusão racial. Bem pelo contrário! Em Portugal exerce-se racismo político e territorial, contra os próprios conterrâneos! Que importa especificar as diferenças entre os vários tipos de discriminação? Discriminar pela côr da pele, pelo local de nascença, ou pelo clube de futebol, que diferença faz? É sempre discriminação. Ponto.

A expressão "africanizado" é para mim a que melhor define o nosso atraso, pela reputação antiga que têm a grande maioria dos países desse continente, quer em termos de civismo social, como de seriedade política. Só nos faltam as bananeiras, porque República, já a temos. 

Desenganem-se aqueles que pensam que o 25 de Abril mudou alguma coisa. Portugal está a ficar pior. A única diferença é que, agora não é a PIDE a perseguir e condicionar quem contesta o regime. Agora, é o centralismo* quem faz esse serviço   propagandeado e desenvolvido e pelos media instalados na capital .

Sedes de Bancos, Jornais, Estações Rádio e Televisão [públicas e privadas], quantas existem fora de Lisboa? E no tempo da outra senhora, seria mesmo pior? Nesse tempo, que não era propriamente dourado, o Porto  tinha jornais, rádios, sedes de bancos e grandes empresas, só não tinha estações de tv porque a televisão ainda não existia, e se existia era ainda incipiente. Então, como é, estamos melhor agora? Somos mais autónomos?  Haverá algum político que se atreva a negar esta realidade? Pode ter a certeza que se o fizer aqui, chamo-lhe vigarista.

Políticos... Sobre esta pouca vergonha que se está a passar no futebol, não abrem a boca? Confiam nos órgãos de justiça desportivos? Ainda não perceberam que estão corrompidos?  Por que não falam, nem reagem? Mesmo assim, querem convencer-nos a votar? Acham porventura que lhes reconhecemos mérito e dignidade para o merecerem? E os partidos da oposição, nada têm a dizer das denúncias que semanalmente são divulgadas no Porto Canal sobre as habilidades mafiosas do Benfica que fariam envergonhar Al Capone? 

Onde estão V. Exas., que ninguém vos vê, a não ser na rua a vender banha da cobra? Onde está o Partido Comunista? O Bloco de Esquerda e todos os outros, que também optaram pelo assobio para o lado? Terão medo de perder os votos dos vermelhos? Mas olhem que eles não são assim tantos como parecem, e mesmo que sejam, a vossa atitude não deixa de ser infâme.

Continuem neste registo de fazer do povo um trampolim para as vossas inúteis carreiras e um dia, quem sabe,  talvez se venham a arrepender. 

Fica desde já aqui declarada a minha opinião sobre o que penso da vossa utilidade. E gostava muito, muito mesmo, que me lêssem e se atrevessem a contestar-me, ou negar o que aqui está lavrado. Mas, acho que não têm coragem para isso, porque sabem tão bem como eu que jamais as negaria. 

Mesmo o argumento de o FCPorto ainda não ter apresentado queixa oficial (que não se compreende) contra estes escândalos às autoridades respectivas, não explica a indiferença nem o silêncio de toda a classe política, sobretudo do 1º. Ministro, e mesmo do Presidente da República. 

Isto não é Pedrogão Grande, não tem a gravidade da morte de 64 pessoas, mas esta é outro tipo de fogueira não menos perigosa: trata-se da degradação cívica e moral de todo um país. 

*Termo capcioso para  não se dizer racismo

2 comentários:

  1. Existe justiça neste país!?... O povo é sereno ou estúpido!?... É um país cheio de cobras e lagartos, é um país ainda e formação! para mim continua a ser um país de faz de conta.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  2. O maior castigo que os portuenses podiam aplicar aos partidos políticos que tanto criticam os "independentes", era boicotarem em pleno as próximas eleições legislativas.

    Realmente a irresponsabilidade é geral.

    Não desista, caro Rui Valente, você tem toda a razão

    Cumprimentos

    DIOGO F.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...