16 dezembro, 2017

Raios partam a porcaria do fado! Hoje, como ontem.

Nós Estamos num Estado Comparável à Grécia

Nós estamos num estado comparável, correlativo à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesmo abaixamento dos caracteres, mesma ladroagem pública, mesma agiotagem, mesma decadência de espírito, mesma administração grotesca de desleixo e de confusão. Nos livros estrangeiros, nas revistas, quando se quer falar de um país católico e que pela sua decadência progressiva poderá vir a ser riscado do mapa – citam-se ao par a Grécia e Portugal. Somente nós não temos como a Grécia uma história gloriosa, a honra de ter criado uma religião, uma literatura de modelo universal e o museu humano da beleza da arte.
Eça de Queirós, in 'Farpas (1872)' 

Nota do RoP:
Ainda bem que no tempo de Eça não existia o Benfica... 

2 comentários:

  1. A única diferença é língua e a historia que é bem mais rica que a nossa, de resto, ando todos ao mesmo, roubar, vigarizar, nem a justiça se safa.

    Se o Eça de Queirós fosse vivo diria: Lisboa é Portugal e o Benfica é a corja mais vergonhosa da Nação. Ou então diria: Lisboa Imperial é o colonizador de toda a Nação e o Benfica está acima da lei no desporto e na política a Bem da Nação.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...