As crises, ou os sinais de crise num clube de futebol habituado a ganhar como o FCPorto, são sempre a causa de pequenos conflitos entre os adeptos. Felizmente nunca chegam a extremismos e no fim acaba sempre por imperar o bom senso e a união com um apoio incansável ao clube. Tenho aqui destacado muitas vezes isso, esse apaixonado suporte dos portistas, tanto dentro como fora do campo.
Nesses momentos, é aconselhável não extrapolar as nossas críticas, tanto com os jogadores e o treinador, como com o presidente e a SAD. Extrapolar é passar para o insulto, não é explicar o que achamos que está mal, porque esse é um direito que temos e ninguém deve pôr-nos a rolha na boca. Já critiquei aqui algumas vezes Pinto da Costa e a SAD, e continuarei a fazê-lo quando assim entender. Estou-lhe muito reconhecido pelo muito que deu ao clube mas nem por isso me sinto obrigado a fazer de conta que não vejo as atitudes danosas ao FCPorto. Mas há aqui um detalhe que não partilho de todo com alguns adeptos. Se defendo o respeito por Pinto da Costa e pelo que ele fez de positivo ao clube, também acho que deve respeitar os adeptos, e não pode ser apenas quando lhe convém. Pela parte que me toca, a reciprocidade das boas maneiras é algo altamente importante.
Posso parecer contraditório, mas já sabem que não sou. Por exemplo, não respeito a classe política e às vezes só me apetece insultá-los, como já tenho feito. E por quê, porque a "democracia" entre cômas, não me confere a possibilidade de lhes dizer através do voto ou de outro qualquer processo de decisão: "faça o favor de ir para a rua porque eu não acredito em si, e não é porque sim, é porque é um inútil!". Se acham contraditório que um cidadão tenha de se submeter a um regime "democraticamente" corrompido e ainda respeitar quem o representa, então faço-vos a vontade, mas não tenciono mudar.
Não confundo os políticos com Pinto da Costa, mas confesso que às vezes ele comporta-se como tal, e essa faceta não me agrada mesmo nada. Há momentos - e nestes últimos anos não foram poucos - que é preciso comunicar com os portistas para lhes dar as informações que eles precisam nos momentos certos, e neste capítulo Pinto da Costa não tem aparecido. Faz mal, porque ainda é Presidente. Preside a um clube, não preside a uma empresa de propriedade sua. Mesmo a integração de familiares nos quadros do clube, laboriais ou intermédios deve ser explicada aos sócios, não podem estar lá como se o FCPorto fosse uma monarquia. Não custa nada e só lhe ficava bem. Até porque consta à boca pequena que algumas das aquisições de jogadores foram da autoria de um familiar próximo sem utilidade nenhuma.
É prudente não levantar polémicas dentro do clube, mas não podemos atirar para cima dos treinadores as culpas do desempenho da equipa, e poupar irresponsavelmente o Presidente quando é ele quem decide quem entra ou quem sai. Pessoalmente, não sou de me influenciar por más línguas, algumas delas peritas em minar o ambiente interior do clube quando alguém põem em causa o Sr. Pinto da Costa. Sérgio Conceição deu-nos um campeonato com os mesmos jogadores que outros não souberam render. Isto sim, é gratidão e ainda foi o ano passado. Pinto da Costa no seu lugar, fez muito, mas já lá vão uns anos... Tanto assim é que agora ninguém o vê a defender o clube como defendia outrora. São outros que estão a dar a cara. Quanto aos elementos da SAD, ninguém os vê, nem ouve.
Grandes comunicadores, sim senhor...
Grandes comunicadores, sim senhor...
ate podes ter razao em parte, mas SC tem este ano para mostrar se realmente e treinador a serio ou treinador de chicotada. So nao ganhamos ao guimaraes por sua exclusiva culpa o resto sao tretas. A ganhar 2 a 0 em casa ?? para que expor a equipa em correrias para ganhar por 5? Apareceram lesoes ? olha poderia ser uma desculpa para defender o resultado, nao meteu o inenarravel corona, porque nao chidozie? ou oliver de imediato ou duas subst. para defender? baixar as linhas e ai o toze, o ola jhon, o andre andre taditos deles nao jogavam, nao pressao alta a todo o campo a sujeitar a equipa ao contra golpe, SC GANHOU O CAMPEONATO COM UMA SORTE DANADA DEPOIS DE O QUASE TER PERDIDO PELAS MESMAS TEIMOSIAS. Vai uma aposta que ou muda mesmo o nosso tipo de jogo em certas ocasioes ou sai por ele proprio e de forma muito *franca* antes do Natal? ESTE SC FOI O MESMO QUE EM BRAGA NUMA FINAL DA TAÇA ESTAVA A GANHAR POR DOIS E CONSEGUIU DAR A TAÇA AO SPORTING, PORTANTO JA NAO E DE AGORA ENTENDE??
ResponderEliminar
ResponderEliminarOkey, é a tua opinião. Para mim conta o que fez de positivo no FCPorto e não nouros clubes.
Será que Lopetegui e Nuno E. Santo fizeram melhor e foram eles que se contrataram a si próprios? Qualquer coisa que corra mal, a culpa é apenas dos treinadores? E quanto aos novos reforços terá sido o único responsável?
Pensando melhor, se calhar até tem razão, porque em Portugal a culpa de termos um país vergonhoso também é nossa, não?
Diga lá se não lhe soube bem termos ganho o último campeonato?
Terá sido Pinto da Costa que se lembrou que existia um Waris e o foi buscar?
ResponderEliminarTambém terá sido Pinto da Costa que teve o capricho de contratar Mbemba, Jenko, João Pedro, tal como Paulinho, Osório, Gonçalo Paciência e insiste em Hernani.
A telenovela com Marega terá sido coreografada por Pinto da Costa?
Se tudo isto é obra de Pinto da Costa, o homem continua muito activo.
Anónimo,
ResponderEliminarestás-me a perguntar o que já sabes, ou queres que eu responda por ti?
Decide-te, porque eu NÂO SEI!
Corroborando a vossa opinião que o homem já não é o mesmo, não me parece que tenha o vigor para tanta asneira.Se nunca passou cartuxo a you tubes e redes sociais, não é agora que se ia dar ao trabalho de contratar Waris e similares por esses meios.
ResponderEliminar
ResponderEliminarE o filhinho Alex não está lá a fazer nada? Será invisível? Expliquem-se!
O futebol portugués caminha a passos largos e de forma acelerada para um patamar de mediocridade a nivel internacional que "at the end of the day" como agora se diz, mais nao é que o reflexo da realidade de um país pobre e mal gerido no futebol e nao apenas, a ma gestao do país passa por todos os sectores de actividade, empresas, política, tribunais, etc...
ResponderEliminarO tempo para a esperteza com ma gestao esta a chegar ao fim! Quando muito, esperteza sim mas com inteligencia e boa gestao.
Só em Portugal poderia existir um clube como o benfica que se permite fazer o que lhe da na real gana e ai do juiz que se atreva a ir contra que ainda leva....
Quanto ao FCPorto, nao demora muito para nos darmos satisfeitos por ir á UEFA.
Que final triste! Os sinais sao mais que evidentes sobre a queda do nosso clube, mesmo ganado, admiravel!
Este ano vou consolidar o meu afastamento de tudo o que é futebol nesta republica das bananas pelas razoes conhecidas.
Abraço a todos!
DB