27 agosto, 2018

O respeito implica reciprocidade para durar


As crises, ou os sinais de crise num clube de futebol habituado a ganhar como o FCPorto, são sempre a causa de pequenos conflitos entre os adeptos. Felizmente nunca chegam a extremismos e no fim acaba sempre por imperar o bom senso e a união com um apoio incansável ao clube. Tenho aqui destacado muitas vezes isso, esse apaixonado suporte dos portistas, tanto dentro como fora do campo. 

Nesses momentos, é aconselhável não extrapolar as nossas críticas, tanto com os jogadores e o treinador, como com o presidente e a SAD. Extrapolar é passar para o insulto, não é explicar o que achamos que está mal, porque esse é um direito que temos e ninguém deve pôr-nos a rolha na boca. Já critiquei aqui algumas vezes Pinto da Costa e a SAD, e continuarei a fazê-lo quando assim entender. Estou-lhe muito reconhecido pelo muito que deu ao clube mas nem por isso me sinto obrigado a fazer de conta que não vejo as atitudes danosas ao FCPorto.  Mas há aqui um detalhe que não partilho de todo com alguns adeptos. Se defendo o respeito por Pinto da Costa e pelo que ele fez de positivo ao clube, também acho que deve respeitar os adeptos, e não pode ser apenas quando lhe convém. Pela parte que me toca, a reciprocidade das boas maneiras é algo altamente importante.

Posso parecer contraditório, mas já sabem que não sou. Por exemplo, não respeito a classe política e às vezes só me apetece insultá-los, como já tenho feito. E por quê, porque a "democracia" entre cômas, não me confere a possibilidade de lhes dizer através do voto ou de outro qualquer processo de decisão: "faça o favor de ir para a rua porque eu não acredito em si, e não é porque sim, é porque é um inútil!". Se acham contraditório que um cidadão tenha de se submeter a um regime "democraticamente" corrompido e ainda respeitar quem o representa, então faço-vos a vontade, mas não tenciono mudar.

Não confundo os políticos com Pinto da Costa, mas confesso que às vezes ele comporta-se como tal, e essa faceta não me agrada mesmo nada. Há momentos - e nestes últimos anos não foram poucos - que é preciso comunicar com os portistas para lhes dar as informações que eles precisam nos momentos certos, e neste capítulo Pinto da Costa não tem aparecido. Faz mal, porque ainda é Presidente. Preside a um clube, não preside a uma empresa de propriedade sua. Mesmo a integração de familiares nos quadros do clube, laboriais ou intermédios deve ser explicada aos sócios, não podem estar lá como se o FCPorto fosse uma monarquia. Não custa nada e só lhe ficava bem. Até porque consta à boca pequena que algumas das aquisições de jogadores foram da autoria de um familiar próximo sem utilidade nenhuma.

É prudente não levantar polémicas dentro do clube, mas não podemos atirar para cima dos treinadores as culpas do desempenho da equipa, e poupar irresponsavelmente o Presidente quando é ele quem decide quem entra ou quem sai. Pessoalmente, não sou de me influenciar por más línguas, algumas delas peritas em minar o ambiente interior do clube quando alguém põem em causa o Sr. Pinto da Costa. Sérgio Conceição deu-nos um campeonato com os mesmos jogadores que outros não souberam render. Isto sim, é gratidão e ainda foi o ano passado. Pinto da Costa no seu lugar, fez muito, mas já lá vão uns anos... Tanto assim é que agora ninguém o vê a defender o clube como defendia outrora. São outros que estão a dar a cara. Quanto aos elementos da SAD, ninguém os vê, nem ouve.

Grandes comunicadores, sim senhor...   

7 comentários:

  1. ate podes ter razao em parte, mas SC tem este ano para mostrar se realmente e treinador a serio ou treinador de chicotada. So nao ganhamos ao guimaraes por sua exclusiva culpa o resto sao tretas. A ganhar 2 a 0 em casa ?? para que expor a equipa em correrias para ganhar por 5? Apareceram lesoes ? olha poderia ser uma desculpa para defender o resultado, nao meteu o inenarravel corona, porque nao chidozie? ou oliver de imediato ou duas subst. para defender? baixar as linhas e ai o toze, o ola jhon, o andre andre taditos deles nao jogavam, nao pressao alta a todo o campo a sujeitar a equipa ao contra golpe, SC GANHOU O CAMPEONATO COM UMA SORTE DANADA DEPOIS DE O QUASE TER PERDIDO PELAS MESMAS TEIMOSIAS. Vai uma aposta que ou muda mesmo o nosso tipo de jogo em certas ocasioes ou sai por ele proprio e de forma muito *franca* antes do Natal? ESTE SC FOI O MESMO QUE EM BRAGA NUMA FINAL DA TAÇA ESTAVA A GANHAR POR DOIS E CONSEGUIU DAR A TAÇA AO SPORTING, PORTANTO JA NAO E DE AGORA ENTENDE??

    ResponderEliminar

  2. Okey, é a tua opinião. Para mim conta o que fez de positivo no FCPorto e não nouros clubes.

    Será que Lopetegui e Nuno E. Santo fizeram melhor e foram eles que se contrataram a si próprios? Qualquer coisa que corra mal, a culpa é apenas dos treinadores? E quanto aos novos reforços terá sido o único responsável?

    Pensando melhor, se calhar até tem razão, porque em Portugal a culpa de termos um país vergonhoso também é nossa, não?

    Diga lá se não lhe soube bem termos ganho o último campeonato?

    ResponderEliminar
  3. Terá sido Pinto da Costa que se lembrou que existia um Waris e o foi buscar?
    Também terá sido Pinto da Costa que teve o capricho de contratar Mbemba, Jenko, João Pedro, tal como Paulinho, Osório, Gonçalo Paciência e insiste em Hernani.
    A telenovela com Marega terá sido coreografada por Pinto da Costa?
    Se tudo isto é obra de Pinto da Costa, o homem continua muito activo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo,

    estás-me a perguntar o que já sabes, ou queres que eu responda por ti?

    Decide-te, porque eu NÂO SEI!

    ResponderEliminar
  5. Corroborando a vossa opinião que o homem já não é o mesmo, não me parece que tenha o vigor para tanta asneira.Se nunca passou cartuxo a you tubes e redes sociais, não é agora que se ia dar ao trabalho de contratar Waris e similares por esses meios.

    ResponderEliminar

  6. E o filhinho Alex não está lá a fazer nada? Será invisível? Expliquem-se!

    ResponderEliminar
  7. Deacon Blue31/08/18, 10:07

    O futebol portugués caminha a passos largos e de forma acelerada para um patamar de mediocridade a nivel internacional que "at the end of the day" como agora se diz, mais nao é que o reflexo da realidade de um país pobre e mal gerido no futebol e nao apenas, a ma gestao do país passa por todos os sectores de actividade, empresas, política, tribunais, etc...

    O tempo para a esperteza com ma gestao esta a chegar ao fim! Quando muito, esperteza sim mas com inteligencia e boa gestao.

    Só em Portugal poderia existir um clube como o benfica que se permite fazer o que lhe da na real gana e ai do juiz que se atreva a ir contra que ainda leva....

    Quanto ao FCPorto, nao demora muito para nos darmos satisfeitos por ir á UEFA.
    Que final triste! Os sinais sao mais que evidentes sobre a queda do nosso clube, mesmo ganado, admiravel!

    Este ano vou consolidar o meu afastamento de tudo o que é futebol nesta republica das bananas pelas razoes conhecidas.

    Abraço a todos!

    DB

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...