31 agosto, 2018

Preocupações de início de época




Num momento em que o FCPorto já devia ter terminada a fase de reorganização do plantel, quer na dispensa de jogadores, quer nos reforços, o que vemos é uma confusão nunca antes vista. Olha-se para o semblante dos atletas, seniores ou juniores, parece que estão de luto. São jovens reconhecidamente portistas que abandonam o clube, alguns deles descendentes de antigos jogadores, como é o caso dos filhos de Domingos, e outros que prometiam um bom futuro, como é o caso de Galeno e demais, foram cedidos ou partiram para outros clubes onde provavelmente terão sucesso. 

É difícil compreender como é que um grupo de jovens que tiveram tão boas prestações na Youth League e de repente, mal começa a época, desatam a perder sem que se vislumbre o regresso àquilo que estávamos habituados. Foram contratar-se novos jogadores considerados com futuro, e as derrotas não páram. Isto era invulgar, mas agora tornou-se um hábito. Se o Folha era tão elogiado, por que será que o deixaram ir para o Portimonense para nomear Rui Barros? A profusão de entradas e saídas, as notícias veículadas pelo jornal O Jogo, que deve ter alguém dentro do clube a fornecer-lhe informações sobre a suposta contratação de reforços, para no dia seguinte dizer que se gorou o negócio era algo inédito no FCPorto bem administrado. Isto, sem que houvesse uma reacção a estas desinformações, admitindo que algumas delas fossem falsas! Nem uma palavra. Suponho ser possível apresentar queixa jurídica contra um jornal que constantemente publica notícias enganadoras sem terem a menor sustentabilidade ou creditação. Sendo fidedignas as notícias, então a "toupeira" só pode estar no Dragão...  

Hoje, último dia do fecho do mercado de transferências, parece que finalmente foram contratados dois jogadores aparentemente fiáveis. Assim mesmo,  não me venham poupar a SAD e atirar outra  vez as culpas para o Sérgio Conceição, porque isso é profundamente injusto. Podemos especular e dizer que foi Sérgio Conceição que fez isto e aquilo, mas se  queremos ser honestos não podemos dizer que a SAD soube reforçar o clube em tempo útil, porque não soube. Desculpar-lhes tudo como se não tivessem responsabilidades, deixa de ser gratidão para passar a ser uma perigosa aventura.  Neste caso concreto a SAD não tem desculpa possível. Primeiro, porque Sérgio conseguiu ganhar um campeonato que outros treinadores falharam e com um plantel não escolhido por ele. Segundo, porque foi contratado pelo mesmo presidente que contratou ininterruptamente técnicos que foram todos mal sucedidos (e não foram poucos). E há outro problema que tem a ver com o sistema de jogo de Sérgio, que assenta muito na velocidade e na pressão alta, sistema que exige muita energia e uma óptima preparação física, o que implica um número suficiente de atletas para cada lugar com níveis de qualidade muito simétricos. A sucessão excessiva de lesões obriga-nos a admitir que pode estar a não ser bem gerido este aspecto específico da preparação física. Tudo isto deve ser bem sintonizado entre o treinador e o Presidente.   

Sabemos ainda que da voz da SAD não sai nada, nem que seja para tranquilizar os adeptos. A única coisa que não se esquecem é de aumentar as cotas aos abnegados sócios. Tudo se faz no silêncio dos Deuses, mas de nada lhes adianta porque as notícias saem na mesma cá para fora.

Oxalá isto não passe de um mau momento. Que seja ao menos breve, porque hoje é angustiante ser fã do FCPorto! Suspeito que haja gente a mais dentro do clube a mexer em assuntos para os quais não está qualificado, e palpita-me saber quem é... E a provar-se uma coisa destas, é muitíssimo grave! Há adeptos que julgam superiores por permitirem tudo aos dirigentes só porque Pinto da Costa ainda é Presidente, mas esquecem-se que este Pinto da Costa não é o mesmo, não é aquele homem arguto e pro-activo que já foi. Pensa que é, porque é vaidoso, mas seria melhor para o FCPorto que alguém verdadeiramente seu amigo o aconselhasse a preparar a saída para impedir qualquer ruptura. O clube não anda bem. É evidente. 

Até o Porto Canal anda à deriva. A programação de verão é uma miséria. Dá a ideia que toda a gente vai de férias ao mesmo tempo! Nem os telejornais se aproveitam. Só se aproveitam os programas desportivos e meia dúzia de outros manifestamente curtos para preencher 12 horas seguidas de emissão.

Última Hora:
É a anedota da semana. O órgão inútil do IPDJ acaba de anunciar que vai "castigar" o Benfica com 1 um jogo à porta fechada! Só podem descender de gente burra, ou desavergonhada, de contrário não tomavam uma decisão destas. É brincar com as pessoas sérias. Oh Costa, não tens vergonha de colaborares com gente desta. Será a tua benfiquite aguda que te transtorna os miolos, ou és assim de nascença? 

PS-Para evitar interpretações erradas (Já me caiu aqui um dito "portista" confundido), este comentário tem um sentido irónico. Por quê? Porque se o IPDJ precisou de uma época inteira para se certificar da ilegalidade das claques vermelhas, é porque, ou andou a dormir este tempo todo, ou (o que é mais provável), pensa que somos todos uns calhaus. Não senhor, é justamente o contrário. Com decisões deste quilate só provam uma coisa: os calhaus são eles! Está percebido?   

5 comentários:

  1. Muito bom post parabéns. De facto PC é uma sombra do que foi e agora passou a ser o problema em vez de ser a solução. Infelizmente a maioria dos sócios são do FCPINTO da costa em vez de serem do FCPorto. Enquanto assim for estaremos mais perto do fracasso do que do sucesso.

    ResponderEliminar

  2. Francisco Paulos,

    Oxalá o que vou dizer não aconteça, mas se porventura as coisas não correrem bem esta época, e refiro-me também às modalidades que têm sido uma roubalheira a céu aberto contra o FCP,também por inacção da Direcção, os fanáticos vão-se virar a tudo e a todos menos ao Presidente e à SAD. Olham para eles como caxorro para o patrão sem perceberem que não são os treinadores que administram o clube. É a pior coisa que podem fazer. Eu admirei, respeitei e defendi como poucos Pinto da Costa, quando o mereceu. Agora, respeito a sua idade, e admiti mesmo que apesar disso mostrasse capacidade para continuar ao leme do clube, mas só quem não quer ver, estes últimos anos está irreconhecível. De resto desejo-lhe tudo de bom para o resto da vida.

    ResponderEliminar
  3. Blogger Rui Valente disse...
    Vidente Mor,


    Vidente-Mor

    Se não te deste ao trabalho de ler a Nota Prévia aqui ao lado fizeste mal, porque a tua linguagem é limitada e demasiado abusiva para merecer resposta, e quando assim é, o destino é a Lipor. Deves ser daqueles que não têm coragem para criticar o sr. Pinto da Costa vá-se lá saber porquê.

    Eu sou portista não sou Pintista. Percebes?

    Quando tenho de elogiar elogio, quando tenho de criticar critico. Isto é ser honesto, não é ser fanático.

    ResponderEliminar
  4. Porque será que o Sr Pinto da Costa com 80 anos ainda quer alongar o seu mandato no FCP!? Quando ganha aparece na comunicação social quando perde desaparece como um rato. Nunca fala aos sócios, tem-os sempre à margem. O poder e o dinheirinho fazem cá um jeito dos diabos. Acho que acabou o seu ciclo de presidente, já terminou à que dar o lugar a gente nova e que trabalhe. Portista sou eu, que pago as minhas cotas e sofro por amor ao Clube do meu coração.

    ResponderEliminar
  5. "Não precisamos de palavra de Rei mas de Homem"
    Sr presidente do FCP sr NPC diga de uma vez por todas aos sócios até quando é que o sr pensa deixar de se candidatar, para que outros portistas que que amam este Clube como sr, sem sofisma nem receios se candidatem para um novo Ciclo de FCP impondo um dinamismo e mais abertura para com os sócios que até agora não tem acontecido. Não vamos autorizar futuramente promiscuidade e que tudo seja mais aberto aos sócios naquilo que se passa neste Glorioso grande Clube FCP.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...