27 setembro, 2018

E assim vai a arbitragem

Os nossos comentadores são tão mansinhos
a criticar os árbitros quando têm razões para tal
O medo não ajuda ninguém


Francisco J. Marques disse: "Se o Governo continuar a acolher João Paulo Rebelo, é cúmplice de tudo". Jorge N.Pinto da Costa disse: "Benfica e F.C.Porto à porta fechada? Não acredito no Pai Natal".

O director de Comunicação do FCPorto foi sem dúvida mais directo, disse aquilo que todos sabem e deviam dizer - sem complexos político-partidários -, que a raiz do abominável escândalo instalado no futebol português tem responsabilidade política e hierarquicamente a seguir, responsabilidade  desportiva que actua sob a tutela do Governo. 

Já o disse aqui, e volto a repetir para que não voltem a tentar convencer-me que o Ministério Público (ou Estado de Direito, se preferirem) vai pôr tudo na ordem. Não vai. Porque tem demasiados  problemas por resolver e não é tão fiável como alguns imaginam. O caso das toupeiras confirmam-no. Repetindo-me: enquanto os acusados não forem devidamente punidos, o FCPorto vai continuar a ser prejudicado em todas as modalidades (*ontem tivemos uma "subtil" amostra do andebol). Que os cartilheiros (e amigos) tentem tudo para negar o que a próprio MPúblico afirma na acusação, é patético, e até se percebe. Agora, que nós (portistas) acreditemos numa condenação à altura da sua real extensão e gravidade, vai um passo muito grande, e a concretizar-se, levará muito tempo. 

É importante não minimizar a influência perniciosa dos árbitros, que são parte pertinente dos problemas do FCPorto. Eles também têm de ser punidos. Se não forem, é o Estado que sucumbe. Eles, e quem os dirige. Como tal, para sermos sérios, é incontornável avaliar este "polvo" a partir do comportamento dos vários implicados segundo a ordem hierárquica das partes envolvidas, a começar pelo Governo.

*sem tencionar encontrar desculpas para a derrota em casa com o Sporting, penso que os jogadores acusaram o toque  e perderam a fibra. O Sporting tem uma excelente equipa. O FCPorto também, mas faltou-lhe mais velocidade e a confiança nos árbitros. Por isso, têm motivos para desanimar. Os mais antigos já estão vacinados, mas não é por aí que se resolve o assunto. Além de que o novo treinador ainda não se apercebeu das habilidades dos árbitros portugueses contra o FCPorto...

  

6 comentários:

  1. Já estou cheio de ouvir a conversa da treta do sr Pinto da Costa, gostaria mais que ele tivesse a coragem de não se recandidatar e desse o lugar a gente mais dinâmica, são muitos anos.

    Quanto aos rapazes do apito, esta saga de roubalheira ao FCP vai continuar a praga política governamental faz parte do esquema.
    Enquanto não houver coragem ou vontade de prenderem esta vara de ladrões e afins, não vamos a lado nenhum o Norte, FCP e a cidade vão ser sempre os martelados...

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  2. "Cashball" - um processo em que não subsistem dúvidas - a própria testemunha arependida o confirma - que árbitros foram pagos pelo Sporting para este clube vencer e para o FC Porto perder -
    Até agora, nem a FPA nem as autoridades tiveram TOMATES - em portuense genuíno - para mandar os aldrabões para a 2ª ou 3ª e devolver o título nesse ano ROUBADO ao Porto.
    Assim, continuamos a ter os árbitros comprados a apitar o Porto e o Porto a competir para o título contra uma equipa INEQUÍVICAMENTE CORRUPTA.
    Na economia, na imprensa, no desporto, na política, na sociedade civil e até na justiça só conseguimos observar os CORRUPTOS, MENTIROSOS e INCOMPETENTES a singrar e a ditar as suas mafiosas leis. Os antepassados que criaram este país devem ter vergonha dos actuais cidadãos, carneiros ou cornos mansos que se deixam envolver por esta podridão. SERÁ PRECISO QUE OS PUROS COMECEM A ABATER UNS QUANTOS? SERÁ PRECISO QUE O SANGUE JORRE DEBAIXO DAS PONTES?

    ResponderEliminar
  3. Às vezes passam-me esses pensamentos pela cabeça. A apatia é geral. Só podemos queixar-nos, democraticamente... Ou temos a "sorte" de nos calhar na rifa do poder judicial procuradores integros e duros, ou só quando perdermos a cabeça e enveredarmos pela força violenta é que nos vão respeitar.

    Quando ouço estes garotos evocar "com muito orgulho" a portugalidade, apetece-me dar-lhes um estalo na cara, tal é o meu desprezo por eles. Sabem qual é a única motivação que me faria ir às urnas? Um referendo que penalizasse os políticos vigaristas com prisão prolongada. Era já.
    E não estou a lembrar-me apenas do Duarte Lima, que, apesar de homicida vive do usufruto dos seus crimes a sorrir da Justiça portuguesa.

    ResponderEliminar
  4. no andebol o sporting tem uma grande equipa, carissima, com jogadores acima da media, nesta altura estao mais rodados, o termos dado luta ja nao foi mal de todo. Os jogadores tem de jogar e acabou, todos ficam muito contentes com os 40 a 16 a nao sei quem e depois nos jogos a serio falta lhes qualquer coisa. Quanto aos arbitros de futebol cada vez tem menos hipoteses de se ``enganar`` cada vez sao mais escrutinados. Quanto a justiça tera de atuar. Quanto ao jogo com o benfica a porta fechada era obvio que nao aconteceria a nao ser se fosse escolha dos proprios. No resto temos e de jogar mais futebol e nao so pontape para a frente na certeza que ganhando ao guimaraes estariamos a frente. Continuar a denunciar sempre com criterio. Mais uma achega se acontecer algum desastre contra o tondela pela forma como estamos a jogar vao aparecer os assobios e os lenços brancos, ja chega de ser treinador de chicotada so com gritaria, rodinhas e muita emoçao porque isso dura pouco . SC podera vir a ser o novo Mota.

    ResponderEliminar

  5. Vamos dar mais uma oportunidade a Sérgio Conceição, ele merece. É provável que esteja um bocado baralhado com o tipo de futebol que escolheu, porque não há dúvida, exige um grande desgaste físico dos jogadores (não devem ser por acaso as lesões em catadupa, com o último Campeonato do Mundo a dar o seu contributo).

    Sérgio Conceição parece-me inteligente, e acredito ter capacidade para corrigir o que tem de ser corrigido. Tenhamos calma, ainda nada está perdido.

    ResponderEliminar
  6. Como vai este Governo, O sr Costa mentiu o secret do desporto mentiu, o ministro das finanças pensa que é o Cristiano Ronaldo dos cifrões, o ministro da saúde é uma doença neste cargo e por aí fora. Agora vejamos quem é o Increu o merceeiro da oposição o El Rio, que é um charco de nada. Os portugueses com esta corja política não vão a lado nenhum, agora vamos ver a Justiça com todas estas mudanças. Com este filme de desgraça, todo o Norte a cidade do Porto o FCP vão continuar a serem roubados. Já dizia alguém: Neste país é preciso mudar para ficar tudo na mesma.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...