19 setembro, 2018

Sobre o génio de Sérgio Conceição

Resultado de imagem para sergio conceição
Digam lá se estes gajos merecem respeito?
(o gajo é o vestido de preto)


O melhor que conseguiu Paulo Fonseca enquanto treinador do FCPorto (época 2013/2014),  foi ganhar a Supertaça Cândido de Oliveira, e já não foi mau. A partir daí, sucedeu-lhe: Luís Castro, em 2014, sem sucesso, sendo substituído no mesmo ano por Julen Lopetegui até meados de 2016, também sem qualquer êxito e com alguns jogadores que foram campeões a época que passou (2017/2018). José Peseiro seguiu-se-lhe como treinador de recurso entre 2015 e 2016 e logo a seguir Nuno Espírito Santo (2016/2017) com igual resultado.

Admitindo a precisão cronológica supra citada, é para mim um mistério saber como é possível haver portistas incapazes de reconhecer mérito ao Sérgio Conceição! Foram cinco treinadores, cinco(!), que o antecederam e não foram criticados, pelos anti-Sérgio Conceição ... 

Vamos lá a ver. Da mesma maneira que reconheci e elogiei a competência de Pinto da Costa enquanto a mereceu na qualidade de Presidente, fá-lo-ei também com Sérgio Conceição como treinador enquanto o merecer. É tão simples quanto isso, mas há quem considere isto uma espécie de traição, mas não tem nada a ver com isso, pelo contrário.

As comparações são meramente sobre competências, ainda que a referente a Pinto da Costa goze de um histórico mais longo, como é óbvio. Para Sérgio Conceição atingir reputação comparável à de PC (enquanto treinador,claro) terá de continuar na mesma onda de  sucesso. Não é obra fácil.  Se tal vier a acontecer, como espero, só terei de continuar a congratular-me e a lisonjeá-lo  com o maior gosto.

Sobre Pinto da Costa nunca esquecerei o que fez pelo FCPorto, e durante longos anos. Esse período é inesquecível, mas não pode nunca eternizar-se a partir do momento em que nos apercebemos que algo vai mal na gestão do FCPorto e que perdemos discernimento em muitos pormenores, entre os quais salienta-se a vulnerabilidade do clube.

Andámos há anos a assistir impavidamente a uma roubalheira colossal das arbitragens em todas as modalidades e só agora, através da intervenção corajosa de Francisco J. Marques, é que decidimos defender-nos através dos e-mails e dos e-toupeiras. Mas, pergunto: e se não fosse FJM, quem teria falado? Só agora é que a SAD começa a processar alguns malandros, mas por quê só agora? O Pinto da Costa dos bons tempos não teria permitido tais abusos nem interferências na gestão do clube. Compreendo que a idade não é a mesma, mas não me parece sensato manter uma liderança frouxa, sem capacidade para lutar contra tanta malandragem vulneravelizando cada vez mais o FCPorto.

É também pela frontalidade que aprecio o estilo de Sérgio Conceição. Com ele, e sob este sórdido ambiente de golpadas e corrupção, conseguimos finalmente ser campeões. Esse mérito ninguém tem o direito de negar. Se querem criticar critiquem os treinadores que o antecederam.

Soube há dias que Sérgio era escorpião, como eu. Temos algumas semelhanças no temperamento, confesso. De facto, reconheço que às vezes ferve em pouca água, mas se me perguntarem se o censurei por ter dito ao árbitro do FCPorto/D. Chaves o que disse [Só houve 15 minutos de tempo útil de jogo, que é isto puto?Estás a brincar com o nosso trabalho? Expulsa-me se quiseres], eu respondo logo que não, até o aplaudo. E sabem por quê? Porque neste país já há gente a mais a obedecer a quem não deve, e a quem se faz herói sob o biombo do anonimato. A desobediência civil é também um acto de cidadania quando quem manda não tem categoria pessoal e institucional para se fazer respeitar. Estão nesta lista: líderes políticos e desportivos. Dá-me vómitos saber que escória dessa ainda tem poderes para castigar, quando são eles quem merecem castigos. Castigos daqueles que num país normal os levariam à prisão.

Por isso, grande Sérgio, és dos que considero. Não cortes cavilha, mas não prejudiques o FCPorto.

4 comentários:

  1. Tambèm nao fico muito chateado pelo Sergio ferver em pouca agua.

    O que me chateia è que ja se viu que nao e treinador para o Porto, esta a prejudicar imenso o nosso clube.

    Ja tem odios de estimacao no plantel e o grande prejudicado è o proprio clube.

    Nao consegue distinguir o valor dos jogadores, porque se incompatibilizou com eles e o grande prejudicado e o clube.

    Alguem tem duvidas?

    ResponderEliminar
  2. Tudo bem, tudo correto e que continue a Saga das vitorias contra tudo e contra todos. O treinador Espírito Santo fazia jus ao nome era meio padre meio sacristão até deu os parabéns do campeonato ao Polvo; Lopetegui defendeu o FCP com mais temperamento porque se apercebeu logo como o FCP era roubado vitima do sistema montado. Sérgio Conceição é mais temperamental e fico contente sempre que reage aos roubos que fazem ao FCP, mas, infelizmente ainda continuamos a ser um Clube abater porque o Polvo ainda mexe e continua a ter força, por essa razão tem que que pensar mais com a cabeça e menos com o coração para o não prejuízo do FCP.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

  3. Concordo que algo de estranho está a acontecer no plantel, mas enquanto não tiver a certeza do que se passou não especulo.

    Agora, acho que para um treinador poder preparar uma equipa com mais precisão deve ter o plantel fechado com alguma antecedência, como se fazia no FCPorto há uns anos atrás. Não foi o caso esta época, todos sabemos. Lá está, criticar o treinador e poupar a SAD que é quem decide estas coisas,não é muito correcto, nem justo.

    Há coisas que custam a compreender, os jogadores não estão a jogar como sabem jogar, por exemplo, no 1º. jogo com o D. Chaves, mas há que esclarecer o que se passou antes de entrar
    em especulações, porque isso só pode ampliar o problema (se é que ele existe). Mas, concordo que os jogadores estão diferentes, principalmente os que já cá estavam a época passada.

    ResponderEliminar
  4. Viva Abílio!

    Ontem soubemos mais golpadas do Benfica através do Porto Canal. Francisco J. Marques prestou um excelente serviço ao FCPorto, isso é inquestionável, porque levando em conta a postura passiva da SAD não sei como seria.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...