21 setembro, 2018

Esta substituição levanta muitas dúvidas

Resultado de imagem para nova procuradora geral da republica
Joana Marques Vidal
Vamos lá ver como é que a nova Procuradora da República irá desempenhar o cargo. A tese que agora defende António Costa sobre a limitação do mandato exclusivamente a 6 anos pode até ter as suas vantagens, agora parece-me que no caso em apreço é de uma inoportunidade tremenda.   

É consensual que Joana Marques Vidal tem desempenhado um mandato próximo do brilhante. Todos fazemos uma ideia das dificuldades que alguém com as suas características terá tido para desenvolver o seu trabalho numa instituição complexa como é o Ministério Público, rodeada de funcionários de honestidade duvidosa, e de centenas de milhares de processos empilhados por resolver. 

Se a Justiça é lenta em Portugal, é essencialmente porque há no seu seio alguma gente  a boicotá-la, como tudo indica ser o caso do juiz   Rui Rangel. Nestas circunstâncias, só posso considerar infeliz e descaradamente política, a iniciativa de António Costa de propôr ao Presidente da República o fim do mandato de Joana Marques Vidal. Por uma razão muito simples: é ela quem melhor conhece o processo do crime mais diversificado (em número, e contextura) praticado no futebol nacional. Envolve gente de todas as classes sociais e profissionais, com muito poder, capazes de praticar actos criminosos da maior gravidade. O arguido principal é o Benfica, não é de certeza o edifício do Estádio quem os pratica, são as claques (que já assassinaram) e todos os que o representam administrativamente (acusados de corrupção e de tráfico de influências)...

Resta saber de que massa será feita a futura Procuradora Geral Lucília Gago. Há elogios prévios, mas sem grande sustentabilidade. Só o futuro próximo o dirá. Estes hábitos de mexer em tudo o que incomoda é uma característica dos políticos em Portugal. Convém nunca esquecer o que fizeram com a Regionalização que constava da nossa Constituição como especial garantia de revitalização da Democracia. Lançaram-na no lixo, e agora voltam às promessas e aos processos de intenção do costume.

Desconfiemos do que está para vir. A acusação está feita, falta saber como vai ser julgada.  

  


12 comentários:

  1. pois , concordo, estaremos vigilantes e denunciaremos, ela sabe que tem toda a gente a olhar. Marcelo nao passa de um novo thomaz mas com upgrade em midea lisboeta. O povo tuga e quem vota mas mesmo votando de nada vale porque depois fazem se conforme as conveniencias golpes de estado palacianos mas legais e ja tivemos dois um com sampaio/santana e agora com coelho/costa.

    ResponderEliminar
  2. Todos os jornalistas comentadores como Noia, davam certo a sua recondução, até o Costa e o presidente dos beijinhos deram sempre a entenderem que Marques Vidal ficava, mas, eis que chega a surpresa, que pelos vistos já estava cozinhada.
    Nós sabemos que o trabalho e coragem de Marques Vidal não agrava a muita boa gente e à que a despachar. Vamos ver daqui pra frente qual foi a verdadeira intenção.
    O INFARMED é outro caso de bradar aos céus, o pinóquio covarde ministro da saúde pomposamente afirmou que a instituição vinha para o Porto, sem que ninguém lhe pedisse nada, hoje mudou de ideias sacudiu a água do capote e passou a bola a outra gente. É o os políticos responsáveis que temos nesta pseudo democracia.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  3. Alguém tem duvidas que o PR o Marcelo dos afectos por trás das beijocas é um Centralista um anti/regionalização um lisboeta dos sete costados, eu não tenho. Alguém tem duvida o António Costa é um Xico esperto um vermelho até as cuecas um anti/regionalista e que faz uma descentralização da treta só para enganar meninos, que Lisboa é o Salazar o Maduro do resto do país.
    Agora reparem se nós quiséssemos que esta Tribo esta Trupe perdessem as próximas eleições, quem é que temos na oposição para nos governar, um Rio ignorante, complicado mesmo com a sua corja, uma Cristas sem perfil de cargo de 1º ministro ou a esquerda comandada por uma cassete do PCP que ainda sonha com o comunismo Russo.
    Com esta ralé política sem sentido de Estado acomodada na capital do Império e com políticos beija cus para defender o tacho, vamos continuar sempre a ter o cheiro a Lisboa Salazarenta.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

  4. Bem pensava quem disse que para ser um bom Presidente da República não bastava andar a distribuir beijinhos pelo povo, porque há outras formas de zelar pelos seus problemas que não do afecto. Para isso têm as mulheres, ou namoradas, ou os filhos.
    Muitas dessas pessoas sentir-se-ão igualmente agredidas e mesmo provocados se a próxima procuradora se atrever a alterar o rumo das investigações (que seguia o rumo certo).

    Já acredito em tudo, mas também vos digo que se a procuradora agora nomeada se atrever a tanto é caso para se fazer uma rebelião.

    ResponderEliminar
  5. Convém não esquecer que a "regionalização" perdeu nas urnas a... Norte!!!
    Quanto á nova magistrada temos todos que dar o beneficio da dúvida, e também convém não esquecer que apesar da idade, é uma "protegida" de Joana Marques Vidal. Como sou um optimista, acredito que a senhora vai dar andamento a todos os processos, doa a quem doer, e o país está á espera disso, pois são mais os atingidos que os autores. Essa dos 6 milhões é um mito urbano, uma treta bem pegada que só engole quem quer.

    E na minha santa ignorância, todos os processos em curso são prioritários, mas há uns mais priotários que outros. O caso Marquês para mim é exemplo disso, até pela prescrição do caso. O caso Lex, outro! Face Oculta, idem aspas, aspas! Uma casa começa pelos seus alicerces, não pelo telhado. E apesar de ser portista ferrenho, o futebol é a coisa bem mais importante, mas das menos importantes da minha vida!

    ResponderEliminar
  6. Ninguém é igual esta procuradora, já não vai ser a mesma coisa e quando se muda algo que está bem por outro sem uma razão maior é mesmo de desconfiar. Mas infelizmente não há nada a surpreender desta gente política, há sim a desconfiar.
    Este povo até pode ser um pouco acomodado mas não é burro. Quando o Chico espertismo se sobrepõe à inteligência e ao bom senso um burro será sempre um Asno.

    Abílio costa.

    ResponderEliminar
  7. Felisberto,

    Estou-me a borrifar que o referendo à Regionalização tenha perdido no Norte, porque quem mais contribuiu para assustar os nortenhos e todo o país com a Regionalização foram os centralistas, e o centralismo está plasmado em Lisboa.

    Nem sequer me interessa saber se há muitos ou poucos nortenhos no(s) Governo(s), interessa-me é ter a certeza onde é fica o terreiro do Paço. Julgo saber que não é em Freixo de Espada à Cinta.

    Mas, o que ainda me importa mais é saber que o referendo não foi mais que uma forma habilidosa e traiçoeira de acabar com a Regionalização. Só isso. Se assim não fosse, teriam tratado de fazer previamente sessões de esclarecimento público sobre a matéria, explicando ao povo as muitas vantagens que tem, e não as desvantagens, que não existem.

    Além do mais, a Regionalização consta da Constituição desde 1976, não foi lá colocado à pressa, por isso foi desrespeitada em 1998 (até hoje)...

    A propósito, estará o Felisberto a par da última pérola do Governo de António Costa? A INFARMED afinal já não vem para o Porto. Surpreende-o? A mim, não. Como sou pessimista, já contava com isso. Podia-lhe apontar resmas de decisões que revelam a incompetência deste e de outros governos mas não tenho tempo para isso e é do conhecimento público.

    Isto de ser optimista fica-nos bem, mas tem os seus riscos.

    Cumpts

    ResponderEliminar
  8. A Norte quem não se sente com toda esta geringonça do governo ou é um fervoroso adepto do partido ou não sofre o Norte, muito menos a cidade. Somos cuspidos mal tratados em tudo. A revolta é de quem vê não dos cegos. Esta palhaçada com o INFARMED, com PGR feita por uns Madurinhos e com a conivência de um beijocas, não é de gente que mereça credito para um futuro melhor deste País. Não nos iludem com um simples rebuçado ou biscoitinho, sejam Homens e cumpram, tenham sentido de Estado e saiam do aconchego da capital Imperial.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  9. É engraçados que a comunicação social a Sul, nem os partidos políticos dão muita importância a estas gerigonças do Governo.
    Porque Será, Porque Será... É tudo a mesma trampa.

    ResponderEliminar

  10. Abílio,

    Também concordo consigo. Quando há portuenses portistas alinhados nos padrões políticos que além de gastos não passam de embustes, é porque estas coisas não lhes interessam muito.
    Devem ter outras prioridades inconfessáveis, mas perceptíveis. De outra forma não falavam como eles...

    ResponderEliminar
  11. Há muita coisa que a mim não me preocupa nem perco tempo; se a Cristina mudou de Canal, Se os lixeiros em Lisboa vão fazer greve, preocupa-me sim, é saber se vai-se construir mais Metro na cidade do Porto, se o Hospital pediátrico o Joãozinho sempre vai ser construído, que o FCP ganhe, se o Norte vai ser mais uma vez sacrificado com verbas que lhes eram atribuídas e vão ser desviadas para Lisboa ou outras habilidades como o caso do INFARMED e já agora, todos os assuntos que a Portugal de Norte a Sul digam respeito porque alem de ser portuense, também sou português. Para mim os Partidos são todos farinha do mesmo saco basta ver a casta de políticos que o servem.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  12. OS BICHOS.
    Ainda a propósito da decisão deste ministro aldrabão dar o dito por não dito da vinda da INFARMED para o Porto. Será que este vendedor de banha da cobra ainda tem condições para estar no governo. O 1º ministro sabendo desta irresponsabilidade, nem uma palavra, porque será que o PR e os partidos estão caladinhos fugindo ao assunto como Ratos de porão.
    Reparem quem vai tratar deste processo, João Cravinho, um centralista dos sete costados, que já cheira a mofo na política.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...