27 novembro, 2018

Que Porto queremos ser? Bonzinho e permissivo? Será isso?


Tenham lá paciência, mas já começo a estar farto de me conter com a parcimónia dos dirigentes do FCPorto com as arbitragens indecorosas contra nós cometidas. Foi preciso desvendar a porcaria mafiosa do Benfica para percebermos que estávamos a ser ludibriados. E não importa saber se foi o Francisco J. Marques quem tomou a iniciativa, e se a SAD apenas se limitou a autorizar a sua divulgação. O que importa é saber se estão todos dispostos a ir até ao fim caso o processo em curso venha a ser adulterado. Pela parte da SAD continua a notar-se demasiado distanciamento com este assunto, postura quanto a mim antagónica com a sua gravidade. 

Isto preocupa-me sobremaneira quanto é certo que a alcateia vermelha continua muito activa nas modalidades. Escuso-me a citar os casos incontáveis em que temos sido prejudicados sem que as eventuais queixas do FCPorto tenham conseguido as respostas esperadas. Pelo contrário, em certos casos nem sequer obtemos respostas! E o grave é que tudo continua na mesma, continuamos a ser descaradamente lesados sobretudo quando vamos jogar contra os dois principais clubes de Lisboa (Sporting e Benfica). O que aconteceu no jogo Sporting-FCPorto, em hóquei, foi só mais um exemplo. Perdemos com a ajuda do "juiz"... 

Isto não é desculpa de calimero, é um facto, até porque acontece com muita frequência e porque em condições normais o FCPorto tem melhor equipa, e já o provou sem precisar de favores dos árbitros! O mesmo já não se pode dizer do basquete  (por enquanto) esta época que ainda não conseguiu afirmar-se, mas também não escapa à ladroagem. No andebol, idem, idem. Só a grande qualidade do plantel e do treinador, permitem superar o esforço dos árbitros mafiosos, mas já tivemos muitos problemas com as arbitragens.    

Constatar estas poucas vergonhas também eu as constato aqui no blogue, mas se pudesse faria muito mais, queixava-me às respectivas federações e se não obtivesse as respostas esperadas num prazo razoável, saltava logo para essa coisa chamada IPDJ e se a reacção fosse igual, ia até ao Presidente da República quanto mais não fosse para tomar conhecimento! O que não faria nunca, era engolir sapos, ficar à espera que a Justiça  caísse do céu, contribuindo assim para a engorda de adversários desleais. Se não é isso que os altos dirigentes do FCPorto estão a fazer, então que me digam o que é.

Não me vou repetir sobre o que penso do sr. Pinto da Costa actual, mas neste contexto também não tenho motivos para o elogiar. É ele quem manda, e se  assim é, que faça valer esse poder. Para ser Presidente activo não bastam  entregas de prémios, inaugurações, galas ou reuniões protocolares. Tudo isso é legítimo, mas não é urgente. Urgente é proteger o FCPorto de autênticos assaltos à mão armada, e se o(s) principais assaltante(s) são conhecidos, basta chamar a polícia, e se ela também não vier (ao que chegamos...), berre-se ao Presidente da República, e se este também não ouvir ofereçam-lhe um bom aparelho auditivo, e se mesmo assim não resultar, olhem, recorramos também à máfia, porque fazer o papel de meninos de coro e competir com mafiosos é uma indignidade, para não dizer cobardia.

Não chega o Universo Porto de Bancada. É útil, e um grande passo para a restauração do futebol português, mas cuidado, porque isto ainda vai levar o seu tempo até que os cartilheiros de campo (árbitros), se dêem ao respeito e deixem de nos roubar. É preciso provocar, mesmo. Não no sentido de desobedecer, mas no sentido cívico, que nada mais é que envergonhá-los, obrigá-los a cumprir os seus deveres, em vez de lhes legitimar os crimes com a nossa complacência.

O Somos Porto tem também de significar Revolta!  

5 comentários:

  1. Boa tarde Rui,

    “Como provocar ?” ( ou outra qualquer coisa parecida.....)!
    Este é, ou pode ser na minha opinião um dos “pontos G” nesta matéria!

    Quando vejo nas tvs “a formação” dos comentadores encarnados, como eles estão preparados, como eles monopolizam os debates e a forma intencional como o fazem dia a dia.
    Ainda no domingo passado, o Miguel Guedes expôs “cheio de pujança e civismo” o caso do comentador da btv ( um indivíduo de Gaia infelizmente) e o que ele disse do FCP e não só! Levou em resposta um banho do deputado adepto do clube de carnide! O Miguel ficou completamente desmontado).

    Então eu pergunto! Não precisamos de gente preparada para isto? Creio que sim!
    Há dúvidas?

    Eles fazem e dizem o que querem e lhes apetece e a gente vamos ficar como moralistas a espera da decisão dos tribunais???
    Andamos a ser comidos! E eles ainda se riem de nós!

    Só lhe digo que quando falo sobre isto com adeptos do clube de carnide, a conversa acaba sempre mal!

    É preciso afrontalos, questionalos a doer, identificar as armas deles, e usar melhores e mais eficazes nesta guerra!

    Estou farto de “vitorias morais” Rui.

    Mais lhe digo! A quem apetece este estado de coisas? A quem? Cada vez mais me convenço qu também os temos dentro de portas e também se andam a rir de nós, porque se assim não fosse já se tinha partido a loiça toda há muito tempo....

    Abraco
    DB







    ResponderEliminar

  2. Pois é DB,

    quando digo provocar não me refiro ao gajo "A" ou "B", refiro-me mesmo ao regime, porque se não o pusermos em causa (e devemos fazê-lo, até já tarda) os gajos vão continuar a pensar que nos cortam tudo. Essa arrogância, essa verborreia a que se refere quer dizer isso mesmo, que eles se acham acima de tudo.

    Pois é exactamente isso que é preciso enfrentá-los e tratá-los como eles merecem. Eu passo-me todo quando o José Cruz do U.P.de Bancada diz quando se refere àquele vigarista que se candidatou à Câmara de Odivelas o não sei quantos Ventura o trata por doutor como se ele tivesse alguma importância. Não senhor eles precisam de ser tratados ao nível da verdadeira estatura que é de anões.

    Mas compreendo-o porque me parece que isto só lá vai à bomba!

    Os terroristas pedem resistência o mesmo nível, e o que eles estão a fazer é terrorismo puro. Ou não será?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Deacon Blue27/11/18, 20:46

    Rui,

    Veja isto

    https://www.youtube.com/watch?v=-xQO4acZPto

    Atente nos 2 principais personagens (PC com dez anos de presidente) e quem o entrevista.
    Isto se fosse hoje estava actualizado. E prova muita coisa que agora se passa....

    E só mais um, para nao o maçar

    https://www.youtube.com/watch?v=9x2Kej1zE-Q

    Repare no poder de resposta e de dominio que o homem tem sobre a cáfila da capital.

    Nem os deixa respirar.

    Conclusao: Os paineleiros do FC Porto de hoje, ao ver isto, deviam de ter vergonha na cara por fazerem as tristes figuras que fazem.

    Mas por outro lado, Pinto da Costa passou para o outro lado porque ja nao tem a mesma capacidade, mas por conveniencia também.
    Uma tristeza esta.

    DB





    ResponderEliminar
  4. Sim, também aceito que não é fazer só um simples resmungo que as coisas mudem, é preciso partir logo para cima deles. Desde de hà muitos anos a esta parte que o FCP para ganhar alguma coisa tem que ser sempre superior 3 vezes mais aqueles dois vizinhos da 2ª circular; O FCP foi sempre o exemplo para aqueles pulhas federativos nos castigos que depois não se aplicam mais.

    Nós vivemos numa democracia escangalhada, quer-me parecer que a nossa revolução no 25 de Abril criou uma virgem democracia recauchutada porque os problemas centralistas mantêm-se e a corrupção política aumentou. É no futebol e na política que existem dois países os de Lá de Cima e os de Lá de Baixo.

    Temos uma classe política neurótica com amnésia que só se lembram deles próprios. No futebol temos alguns Maduros e pedros escobares que calcam tudo e todos.
    Um verdadeiro Líder, tem que ter os olhos bem abertos e os ouvidos apurados e saber reagir às pulhices, não com paninhos quentes mas com determinação não mostrando cobardia.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  5. passa por reforçar de forma importante o porto canal que devera ter uma componente regional inicialmente e outra de clube, e uma oportunidade unica, nesse aspeto sim podemos ser uma especie de barcelona com uma media a defender a regiao e o seu clube mais representativo e vencedor.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...