28 janeiro, 2019

Taça da Liga, uma Taça amaldiçoada por Pinto da Costa


O modo como o FCPorto deixou escapar o troféu da Taça da Liga foi mais uma vez penoso. Um momento de desconcentração de Oliver foi fatal, quando pouco faltava para terminar o jogo e trazer a taça para casa. Assim, arrastou a decisão para a marcação de penalties, processo azarado para grande parte dos nossos jogadores.  

Sabemos que os penalties fazem parte do jogo, que é preciso treiná-los com regularidade, como quaisquer outros aspectos técnicos, mas justamente por termos assistido nos últimos anos a alguma má sorte na hora de decidir, impunha-se preparar também o lado psicológico da coisa. Isto acontece a todos, mas já tínhamos vivido esta amarga experiência, e uma vez mais não tivemos força mental para meter a bola na baliza. 

Há, no entanto um por(menor) ou (maior) que não esqueço, com o qual nunca concordei e que poucos ousam falar (para não beliscarem o nome do Sr. Pinto da Costa), que é da responsabilidade exclusiva do Presidente. É que foi ele o primeiro a desvalorizar a importância da Taça da Liga! A causa factual foi ter sido criada para favorecer o Benfica, o que é a mais pura verdade. Como Presidente, e para evitar problemas, penso que o senhor Pinto da Costa só tinha duas alternativas sensatas antes de tornar pública a sua opinião: ou recusava participar na competição alegando desinteresse pelo mesmo - caso fosse legalmente permitido -, e nesse caso assumia-o coerentemente, ou então, calava-se. Assim, não deixava nenhum pretexto para influenciar os jogadores. 

Falando como falou, pense-se o que se pensar, não pode garantir que com a atitude negativa que tomou não ter transmitido aos jogadores pouco entusiasmo pela disputa do troféu! Pelo contrário, Sérgio Conceição nunca alinhou pelo mesmo diapasão, e quis ganhar. Não o conseguiu, é certo, mas ninguém pode dizer que foi durante o seu tempo de treinador do FCPorto que os jogadores ouviram falar desse desprezo pela Taça da Liga. Foi muito antes. E vários jogadores do plantel actual já jogavam no FCPorto com o "vírus" anti-Taça da Liga na cabeça. Se foi, ou não, essa a causa, ninguém pode garantir. Agora, por mais razões que possamos ter, não é só o Sérgio Conceição que tem de levar com o pesadelo dos pénalties da Liga... Pinto da Costa nunca devia ter menosprezado uma prova que sabia não poder recusar de participar.

Haja paciência, mas o nosso Presidente já foi um grande líder. Errava, mas errava pouco. Mas nos últimos anos só fala quando não deve, e mantém-se calado com assuntos mais sérios.    


9 comentários:

  1. nao concordo. a taça lucilio batista continua a ser a menos prestigiada e para mais tem de se jogar ou as sançoes sao severas, SC diz que quer ganhar tudo mas finais contra equipas parecidas e com o seu estilo de jogo tera muitas dificuldades em ganhar uma ( lembro que com o braga estava a ganhar ao sporting por dois e perdeu a taça de portugal pelo seu deslumbramento emotivo ), por enquanto ganhou um campeonato e teve quase a perde lo por teimosia e demasiada emotividade. Como os cachorros as equipas de futebol refletem a personalidade do ``dono`` e o ``dono `` neste caso e demasiado emotivo para se marcarem penaltis com tranquilidade.
    Na minha modesta opiniao o maior responsavel pela nao conquista desta taça lucilio batista foi SC pela sua teimosia e pouco descernimento depois do golo de andrade.

    ResponderEliminar
  2. Foi realmente pena Pinto da Costa não treinar os penaltys. Com a idade, na primeira parte esteve a descansar, compreende-se.

    ResponderEliminar
  3. E mesmo perante todo o seu marasmo,silêncio e falta de posição sobre temas importantes e que nos prejudicam prepara-se para candidatar-se a outro mandato. Será que não há ninguém com coragem para lhe fazer frente?

    ResponderEliminar

  4. Então está bem, o que é preciso é nunca tocar no nome do Sr. Pinto da Costa. Todos os problemas que temos ultimamente a culpa só pode apontar-se ao treinador, ou então aos jogadores. Num dia são fantásticos, na semana seguinte já não prestam para nada.

    Pois repito, fazendo esta pergunta: então faz algum sentido que um homem com a experiência de Pinto da Costa seja a primeira pessoa a desvalorizar uma prova em que o clube vai ter de participar? Não admira nada que tenham ficado "traumatizados" com o raio da Taça da Liga!
    Que moral, que entusiasmo, que empenho terão os jogadores se foi o próprio presidente a desmotivá-los? Não foi o caso agora, é verdade, mas não foi porque Sérgio Conceição soube motivar os jogadores, apenas teve azar. De resto o que aqui escrevi no post explica o resto. Isto vem de longe, não é de agora.

    O portismo da graxa não é comigo. Isso é para o Cândido Costa. E volto a dizer, se não gostam, não comam. Vão a outra taberna. Quem é o dono, Vidente Mor? Essa do Lucílio Babtista não é nenhuma novidade. Toda a gente sabe que este troféu foi encomendado para o benfica acrescentar à lista da mama para não ser ultrapassado pelo FCPorto. Então, porque não recusamos participar? Que falta de coerencia!

    ResponderEliminar
  5. Sim concordo, até parece que não levam esta taça bruxedo muito a sério, mas, perder sempre da mesma maneira, é que já começa a ser mais preocupante, porque o esforço foi inglório.
    Não sei se o FCP pode desistir desta taça! Mas, se realmente não interessa, ponha B e outros jogadores da equipa principal menos utilizados a jogar.

    A. C.

    ResponderEliminar
  6. A propósito de penaltis, repito o que já disse noutro blog.
    O problema do FCP é apenas e só uma questão psicológica, mais relacionada com a atitude mental e física na hora de marcar as GP.
    Par melhorara a confiança e auto-estima, os jogadores têm que se convencer e serem convencidos que são top e do melhor que há ao nível nacional!
    Os jogadores têm de ir para a bola pró-activamente, com convicção e atitude "assassina" de querer bater o GR e furar as redes ao invés de parecerem cordeiros a caminho do sacrifício, ou a fazer um frete.
    O Sérgio tem estado bem em tudo, menos neste aspeto, denotando e transmitindo receio e falta de confiança ao plantel na hora de marcar GP. Terá que ele próprio rever a sua atitude enunca se esconder nestes momentos.
    Posto tudo isto em prática temos o problema definitivamente resolvido.

    ResponderEliminar
  7. Roque,

    é verdade, talvez tenha havido algum facilitismo com o treino das marcações de grandes penalidades. Sobre este assunto só podemos presumir, não concluir, porque não assistimos aos treinos.

    Mas, uma coisa é certa, os jogadores mais antigos do plantel devem ser seguramente os mais "marcados" por esse estigma dos penalties. E isso notou-se pelo rosto. Até o Militão falhou por querer colocar muito bem a bola fora do alcance do guarda-redes! Só foi pena não termos jogado sempre como na 2ª. parte. Assim, foi curto, e caímos na mesma ratoeira.

    ResponderEliminar
  8. Deacon Blue29/01/19, 13:32

    Caros,

    O problema com os viscondes nao é de agora.
    Independentemente da qualidade das nossas equipas, treinadores, etc, com estes gajos temos uma especie de complexo que é exactamente o oposto com os de carnide.
    Puxem atrás e vejam, até o Mourinho viu-se á nora para ganharmos la....

    É na minha opiniao, uma questao de ordem psicológica.

    Mas, a pesar de tudo, gostei mais da atitude da equipa neste jogo que no anterior em Alvalade.

    Depois, nao nos pode passar em claro, a forma como os nossos foram tratados ao subir a escadaria. O Vitor Serpa ja deu o mote....analisem e vejam a lata, o descaramento do espécimen. O SC ja devia ter proveitado para malhar esta manha e nada, ele que é visado directamente pelo gajo.
    Momento e local proprio oportuno para por os nomes ao boi e ficou calado. Se calhar ainda nao sabia do que falaram dele e dos dele....

    Isto só vai la a chapada, mesmo!

    Abraço
    DB

    ResponderEliminar

  9. Há ainda muita parcimónia com os gajos da capital. Da minha parte não acontece isso, podem estar certos. Se eles semeiam o ódio, que consideração merecem?

    Se eles agem assim é porque sabem que Pinto da Costa já não é o líder que foi. Sabem que o FCPorto está muito vulnerável, que podem bater à vontade.

    A idade é outra e isso compreende-se. O que já não se tolera é que ele e os cavalheiros da SAD sejam incapazes de dar a cara para defenderem o FCPorto com outra coragem e objectividade. Isto de endossar a terceiros essa responsabilidade parece-me pouco dignificante, mas já sei que ainda há uns meninos que acham que está tudo bem. Até ver... Oxalá não venham a arrepender-se. O tempo o dirá.

    Pode ser que o hacker Rui Pinto seja a salvação do FCPorto.



    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...