30 janeiro, 2019

Universo Porto da Bancada ainda é muito crente


Tenho especial simpatia pelo jovem Pedro Bragança, comentador do Universo Porto da Bancada. Goza de grande eloquência e de um raro sentido de urbanidade. Pelo menos, é essa a impressão que me deixa. Já não vou muito à bola do José Cruz. Tanto está a dizer coisas acertadas, como logo a seguir as estraga com adjectivações de louvor, quando deviam ser de repúdio. Talvez seja uma consequência de ter trabalhado muitos anos na RTP...  Adiante.

Ontem, ficamos a saber (de voz própria) que Pedro Bragança apresentou uma queixa à ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) por esta não se ter pronunciado sobre o comportamento execrável de Valdemar Duarte e as palavras repugnantes que proferiu na BTV contra toda a comunidade portista. Foi uma decisão louvável e de grande determinação, considerando a passividade de muitos jovens que em vez de agirem, se contentam com queixumes e críticas a quem faz o que pode.  

Esta atitude serviu de mote a um debate inspirado na ERC contra à qual Francisco J. Marques se manifestou com toda a razão e objectividade. O resultado era expectável (pelo menos para mim), chegou-se à conclusão que a ERC fugiu às suas responsabilidades poupando Valdemar Duarte de qualquer acusação com o tão usado, gasto e  maltratado "direito à liberdade de expressão", terminando a resposta responsabilizando o FCPorto, como não podia deixar de ser,  bem à laia de bom cartilheiro.   

Ora, esta reacção é legítima, mas tardia, porque não é apenas a ERC um organismo inútil e irresponsável, são todos os organismos ligados ao desporto. Estão todos contaminados pelo vírus Benfica. E não deviam. Portanto, a responsabilidade é sobretudo do(s) Governo(s), e da Assembleia da República, que sabendo o que está a acontecer, nunca tiveram a dignidade de se pronunciarem sobre a realidade actual desportiva em toda a sua dimensão, e não apenas no futebol. O Polvo tem como sede o Benfica, mas estende tentáculos em diferentes áreas. A Banca está também comprometida, a política e a comunicação social, idem aspas.

Considero portanto que ainda há demasiada ingenuidade da parte dos comentadores do Porto Canal. É tempo de perguntar ao sr. 1º. Ministro por que é que não demite o Secretário de Estado do Desporto e as próprias instituições do futebol. Por que é que ainda não falaram criticamente da FPF e da Liga.

Acham que são instituições competentes? Que não têm nenhuma responsabilidade nas decisões polémicas dos Conselhos de Disciplina e de Arbitragem? Não terão nada a ver com o assunto? Por que é que tardam tanto a concluir que o país está contaminado pela irresponsabilidade ao mais alto nível? 

Que raio, não são precisas lupas gigantes para topar vigaristas tão transparentes. Se acham que o Governo ainda merece respeito, então andam cegos, ou demasiado crentes, e então só daqui a uns mêses vão denunciar o que aqui já estou farto de escrever. 

É complicada a tarefa, porque é colossal, mas o ataque tem ser feito ao ponto mais alto do poder e não aos subalternos, porque esses continuam a sentir-se confortáveis com o silêncio dos mandantes e vão fazendo pela vida, nem que seja continuar a corromper.

De qualquer modo continuo a apoiar o programa Universo Porto da Bancada, mas penso que estão a ser demasiado pacientes com o regime. É o regime o principal responsável, é por aí que têm que caçar a presa, porque se assim não fora nem sequer seria necessário chegarmos a esta situação vergonhosa.    

PS-Para que não haja interpretações distorcidas repito o que sempre venho enfatizando: o senhor Presidente do FCPorto e respectiva SAD deviam encabeçar com outra frontalidade esta luta desigual contra o sistema, mais que não fosse para transmitirem aos adeptos e associados outra segurança. Assim, comportando-se como corta-fitas lembrando Américo Tomás, cai mal. Muito mal.  


2 comentários:

  1. pois em relaçao ao regime e mais uma vez faço notar que a cidade votou maioritariamnete varias vezes em rui rio ( e seu designio era lisboa e portanto havia que afrontar quem afrontasse a dita ) mesmo contra a maior instituiçao da cidade e aquela que combate efetivamente lisboa e arredores. Para bom entendedor meia palavra basta.

    ResponderEliminar
  2. ah ja agora porque razao os escoceses nunca se independentaram? porque muitos deles adoram londres por causa dos previlegios que ela lhes da.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...