04 fevereiro, 2019

Não devíamos falhar nestes momentos, ma nada está perdido (a não ser 2 pontos)

Esta não veio nada a calhar...

Pode ser ignorância minha, mas ainda não ouvi, nem li, em lado nenhum por que é que o FCPorto não disputa os seus jogos à hora dos jogos dos rivais, e sobretudo por que é que sendo o único clube português apurado para os oitavos de final  da Champions Ligue, portanto obrigado a jogar mais vezes e a ter de realizar mais viagens que os outros clubes, não foi devidamente protegido com a calendarização e a hora dos jogos pela FPF! Se foi, foi mal!

Isto tem sido recorrente, e parece-me tudo menos sério. Os clubes deviam ter a última palavra nesta matéria , porque são eles os principais donos do negócio. Se não são, deviam ser. Mas para isso seria preciso que se entendessem, em vez de se deixarem  controlar por outros clubes e pelas televisões, como agora acontece.

Não estou a agarrar-me a esta questão só porque ontem não tivemos capacidade para marcar golos, apesar de termos jogado mais que o Victória de Guimarães! Não fomos suficientemente eficazes para meter a bola na baliza adversária, e para ganhar não basta dominar, é preciso afinar a pontaria e saber chutar bem. Eu acho que este é um problema velho nos jogadores mais antigos do plantel e que ainda parece não ter sido bem resolvido. Melhorou, mas ainda se mantem. O próprio Brahimi tem dias. Quando lhe dá para desligar... 

É essa uma das razões que me levam a apreciar muito a qualidade técnica dos miúdos dos Sub 15 e Sub 17, sobretudo os primeiros. Não só passam muito bem a bola (raramente falham), como sabem desmarcar-se com inteligência, e chutam e fintam com uma precisão e objectividade raras nestas idades. Seria estranho que não se tornassem em grandes jogadores daqui a alguns anos.

Sobre o jogo de ontem, foi pena que a "máquina" não estivesse afinada para não deixarmos aproximar o clube dos corruptos. Faltou essencialmente confiança! Quando vejo os jogadores colocarem as mãos na cabeça depois de chutarem é sinal que o nível de confiança está baixo e contagia o grupo. Eu, se pudesse, aconselhá-los-ia a não ganharem esse hábito. Os penalties também têm de ser marcados com confiança e para isso é preciso uma grande preparação técnica mas também psicológica! Todos falham, já sabemos, mas uns falham mais que outros, e nós não podemos entrar na resignação própria de calimeros, porque senão nunca mais nos livramos deste complexo.

É por saber que um bom número de jogadores que Sérgio Conceição herdou (meio plantel) traziam consigo defeitos próprios e outros causados por situações anómalas (sistemas de jogo e arbitragens tendenciosas), que admiro o seu trabalho. Duvido que nas mesmas condições outro fizesse malhor. Coisas que em nada contribuíram para formar jogadores intelectualmente fortes! Actualmente, melhoraram bastante, mas alguns ainda denunciam certos resquícios de um passado não muito distante, e outros mantêm essa energia positiva por personalidade própria. 

Está tudo em aberto, mas é preciso recarregar baterias, tanto a nível físico como (e principalmente), a nível psicilógico! Para terminar, devo dizer que não me agradou nada o alarme pouco animador de alguns comentadores do Porto Canal que antes dos jogos, de tanto procurarem prevenir os jogadores das dificuldades que os adversários podem criar acabam por fazer deles uns bichos papões como se tratassem de clubes de top! O Victória de Guimarães tem uma equipa arrumada, mas o Braga é bem melhor, e nós vencêmo-lo, sem o mesmo alarido! Acho bem "tomar caldos de galinha", para não facilitarmos mas exagerar pode ser um bom tónico para os adversários...   

3 comentários:

  1. Tudo razoavelmente bem com um senão, falhar golos... Não temos um verdadeiro matador. A equipa ontem, com um pouco de sorte goleava o Guimarães, há dias assim.
    Com a lesão de Marega só fica Soares, Fernando Andrade não é ponta de lança é médio atacante. Temos que jogar com aquilo que temos e fazer das tripas coração, porque vedetas só no clube corrupto e todos parecidos com Crstianos e Messes.

    A. C.

    ResponderEliminar
  2. Sérgio Conceição na hora da verdade borra-se todo. É o costume

    ResponderEliminar
  3. Ai é, anónimo? Então, quer dizer que os 50 pontos que conquistou e nos mantém ainda à frente na tabela classificativa foram horas mentira? É isso? Podias ter avisado mais cedo para seguirmos as tuas instruções.

    Sabichão da treta!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...