A Santa Casa acabou, regressa à política Grande homem...Hàbil, não é? |
Só mesmo os políticos, os que chegaram ao poder e os que ainda ambicionam lá chegar, entendem que estamos a ser bem governados. Só esses, e aqueles que directa ou indirectamente têm sido beneficiados, como recompensa eleitoral, e não como consequência de um desempenho governativo social e economicamente progressista . O resto, as pessoas que sentem na pele a falta de competência e de integridade dos governantes sabem perfeitamente que o país está cada vez mais desgovernado e contaminado pela corrupção. São os que sabem que é esta a realidade, e não a dos senhores políticos, os consciênciosos, os que vivem com a liberdade de nunca se terem vendido aos crápulas para sobreviver. Só estas pessoas sabem e falam com realismo!
Como é possível acreditar em pessoas com responsabilidades que não merecem? Quando sabendo que a realidade não é aquilo que dizem contribuem para que haja cada vez mais descrédito, violência, desonestidade e hostilidade ?
O Presidente da República entendeu que explorando emocionalmente as fraquezas do povo, era o suficiente para o controlar e amansar. E assim o fez. Sabendo como são os portugueses, achou que falando-lhes ao coração, podia camuflar as suas próprias fraquezas e incompetências. Por exemplo, alhear-se do poder que tem sido dado a um cadastrado (L.F.Vieira) sobre o próprio Estado (Justiça, Polícia, Banca) e instituições desportivas, desbaratando o exercício da magistratura de influência a que tem direito para as obrigar a agir correctamente. Não! Mantém-se calado, como se nada de grave estivesse a acontecer! Ele sabe que os beijinhos e os abraços conseguem derreter a bondade do povo, mas também a sua eterna incivilidade. E lá vai andando, entre os pingos da chuva!
Com o 1º. Ministro também não podemos contar. A balbúrdia em que se está a transformar a "bela" liberdade carece de ordem, e António Costa parece que está à espera de uma rebelião popular, ou de mais mortes, para perceber que a obediência à lei é fundamental para funcionar pacificamente. Nada disto o convence a deixar de intervir tardiamente, como é o seu estilo. Parece não lhe terem bastado os mortos dos incêndios de Pedrogão, dos assassinatos causados por adeptos do Benfica, das vítimas de derrocadas em pedreiras, enfim das desgraças que sabemos. Está a colaborar para que o país se desintegre permitindo o crescer das rivalidades clubistas para um patamar de ódio e de discriminação antes nunca visto. Há quem considere A. Costa um político habilidoso, e até pode ser. Mas isso não faz dele um político categorizado e competente. São predicados muito diferentes, e para actividades diferentes. Se há coisa que detesto nos políticos (e não só), é a tendência para a fraude e para a mentira.
A questão é esta: A. Costa já devia ter demitido alguns dos seus governantes. Um deles (só para falar do mais repugnante), é o Secretário de Estado Desporto, um tipo tão trapaceiro que me dá vontade de emitar o Madureira se me cruzar com ele em qualquer lugar. São estes farsantes que semeiam o ódio e apelam à violência. Se A. Costa não entende isso, então é também responsável pelo que o seu subordinado faz (e não faz quando devia fazer).
Nos jornais, não páram de chegar notícias que apontam para um aumento galopante de doenças do foro mental na população. Não é para espantar, já que o país e quem o (des)governa tem estado a contribuir fortemente para que isso aconteça. Tantas são as incompetências que me dá pena ver o esforço feito por Francisco J. Marques e Pedro Bragança a denunciarem crimes e comportamentos inqualificáveis (como os da ERC), sem terem por trás a apoiá-los de modo mais visível a SAD do FCPorto. Algum apoio devem ter, acredito, mas seria muito mais personalizado e afirmativo se os membros da SAD dessem a cara para lembrarem aos adeptos que não são apenas meras figuras representativas. O momento (que já não é de agora) pede mais presença. De todos.
PS-Quem não gostar do que leu, não precisa de opinar se fôr para insultar, porque nada me impedirá de dizer aquilo que penso. Além de que os insultos e o anonimato são a prova provada que não merecem perdas de tempo.
concordo, mas repito rui rio por amor aos beneficios que teria em lisboa afrontou a maior instituiçao da cidade para a mafia toupeiral o visse com bons olhos no futuro, e ganhou as eleiçoes varias vezes, repito os escoceses nunca se independentaram porque muitos adoram as benesses que londres lhes da.
ResponderEliminarOs políticos são assim, trapaceiros, está no ADN dos partidos e no futebol não foge à regra. Aquela fotografia do PR e o morador do bairro da Jamaica é de uma hipocrisia, uma provocação a toda a prova, se calhar vou mais longe de uma cobardia. Portugal é um Estado de Direito, em que branco, preto, amarelo tem que respeitar... na ordem democrática de um país não há cores, e o racismo já começa a ser uma palavra gasta, embora dei-a jeito a muita gente.
ResponderEliminarO secretário do desporto é uma múmia paralítica com umas fitas vermelhinhas, a ERC e o IPDJ não passam de gaiolas do Abutre encarnado.
Claro que o sr Costa e toda a trupe do governo fazem de conta que está tudo bem, entendesse.
Vivemos no país mais Centralista da Europa que tem todos os centros de decisão desde ministérios, comunicação social, sedes Bancarias, escritórios das maiores Industrias do país sediadas em Lisboa, e todo o resto é mato.
Na Justiça é aquilo que se vê, o caso toupeira, é o caso mais aberrante da justiça, ainda bem que o MP vai recorrer.
Perante tal desordem mental da política imperialista só Voto para a Autarquia da minha cidade.
A. C.
Caro Rui Valente,
ResponderEliminarconcordo na generalidade com o texto que escreveu. Este pedaço de país faz-me lembrar o marcelismo adaptado ao século XXI, a incompetência, a falta de seriedade, o compadrio, o trafico de influência, a falta de carácter da pessoas que ocupam os vários poderes (governo, assembleia da república, presidente da "nação", e todos os institutos e reguladores que proliferam no califado), a mim pessoalmente metem-me NOJO (as palavras devem ser usadas no momento apropriado, porque traduzem a decomposição da sociedade portuguesa).
as pessoas que usam os vários poderes, a maioria são gente RASCA, não tenho duvida que em muitos domínios estamos bem pior que a 20 ou 30 anos.
já no século passado dizia que este retangulo seria o país mais pobre da europa,(muitos imbecis, como JMFernandes, dizem que a regionalização colocaria o país na falência!!! com o centralismo, várias vezes fomos a falência e continuamos de tanga e nunca se lembraram de dizer que o foco era o centralismo....), hoje tenho a certeza que nos próximos 20 anos estaremos no podium.... talvez estejamos a comentar....
Cordialmente
Manuel Cardoso
Caro Rui Valente,
ResponderEliminarPorque O Tema são políticos, importa tratar o tema de forma pouco sisuda e se possível divertida.
Assim, proponho a leitura atenta deste FADO DA VIDA. Na sua letra se resume, "mutatis mutandis", a essência do que acontece na realidade:
Cada um a seu jeito a tratar sem jeito e ao jeito de cada um.
O POBRE TRABALHA,
O RICO EXPLORA-O!
O SOLDADO DEFENDE OS DOIS,
O CONTRIBUINTE PAGA PELOS TRÊS!
O VAGABUNDO DESCANSA PELOS QUATRO!
O BÊBADO BEBE PELOS CINCO!
O BANQUEIRO "ESFOLA" OS SEIS!
O ADVOGADO ENGANA OS SETE!
O MÉDICO "MATA" OS OITO!
O COVEIRO ENTERRA OS NOVE,
O POLÍTICO VIVE DOS DEZ !
Cumprimentos
ResponderEliminarCaro Guilherme Olaio,
Esse, é o poema mais realista que conheço. Bem Visto!
Um abraço
A BANCA: Quando é que a Justiça de uma vez por todas prendem os Berardos os Sócrates e todos os outros vigaristas e responsáveis da banca deste país pelos desfalques que fizeram de milhares de milhões de euros lesando todo o povo português.
ResponderEliminarO PR VAI-SE RECANDIDATAR: Sr Marcelo tem todo o seu direito de o fazer, mas por favor mude a táctica de bonzinho, não caído no ridículo de tirar tantas fotografias tantos beijinhos ou seja ter demasiados afectos que já enjoam. Quanto ao racismo a palavra já está gasta e o sr desrespeitou as forças de segurança com fotografia num bairro problemático. Não estamos num país da Irene temos Direitos e Obrigações. A propósito à dias mataram dois comerciantes brancos um em Angola e outro em Moçambique e já agora o anterior governo de Angola deu um desfalque de milhões de euros a um banco português, quem paga!? os mesmos do costume.
TRIBUNAL DE CONTAS: Estes peseudos zelosos hipócritas contabilistas com residência na capital do Imperial o que não custou aos portugueses todas aquelas obras faraónicas da Expo de lisboa, metro ribeirinho e tantas outras que eles vira com um olho, mas não com os dois da cara, mas estes mesmos Srs viram cobras e lagartos na trampa de uns milhões no matadouro do Porto. Zeladores de Encomendas.
A BTV: è um ninho de Injurias um covil de Mal dizer é uma escória de gente de um Clube que eles dizem ser grande mas que lhes dá guarida. Enquanto a Justiça deste país não actuar rápidamente e prender todos os criminosos deste Clube, o desporto em Portugal é improprio para consumo. Não podemos confiar em ERC, IPDJ, Secret. de Estado e desporto, FPF Justiça da Liga, porque todos eles são infiltrados de uma só cor VERMELHA. Os crimes são tantos desta gente, mas, eles nunca reagem.
COMO NOS LIBERTAR DESTA CORJA: É difícil, mas o presidente da Câmara do Porto, dirigentes do FCP e outras Instituições da cidade temos que dar luta a toda esta gente Centralista e nunca baixar a voz até que nos ouçam e nos respeitem.
Vou vomitar, volto já.