17 março, 2019

Hóquei em grande. O FCPorto regressou à liderança.

Adicionar legendaFCPorto 3-Sporting 1

Grande victória do FCPorto sobre o Sporting, o melhor rival deste campeonato, mas mesmo assim, com os tiques fiteiros dos clubes de Lisboa. Têm uma boa equipa, sem dúvida, mas padecem dos mesmos vícios dos vizinhos cartilheiros. Abusam tanto da simulação quando são tocados pelos adversários que perdem credibilidade como atletas. Não foi por acaso que desde que o jogo começou, acumularam rapidamente um número de faltas superiores às do FCPorto (parte delas não existentes). Muito típico por aquelas bandas muito susceptíveis à poluição...

Quanto ao FCPorto, a equipa jogou mais concentrada do que esperava visto não estar na sua melhor forma nos últimos jogos. Um dos jogadores tecnicamente mais evoluídos (Gonçalo Alves), capaz de fazer autêntica magia a marcar golos (quase mesmo atrás das balizas adversárias) não tem andado muito famoso, falhando golos que outrora não perdoava. Mesmo assim, a equipa portou-se ao nível da situação e ganhou com todo o mérito. Admirei particularmente o golo de Reinaldo Garcia, pelo sentido de oportunidade, quando roubou a bola a um jogador do Sporting e o ultrapassou, a poucos minutos do fim, quando este se preparava para marcar o golo do empate (estavam a perder 2-1), marcando ele o golo da victória (o 3-1) na baliza deserta . 

O FCPorto tem um lote de jogadores que em boa forma podem vencer qualquer equipa. O mesmo penso da equipa de andebol que esta tarde vai defrontar outra vez o Sporting que possui a segunda melhor equipa do campeonato a seguir ao FCPorto.


SOBRE o FCPORTO-SPORTING DESTA TARDE


Acabo de desligar o televisor antes mesmo do final da 1a.parte. O jogo começou com algum nervosismo dos jogadores do Porto, com o idolatrado Miguel Martins a optar pelo chip da complicação. Cada remate, cada asneira. É um jogador bipolar, umas vezes, faz coisas fantásticas, outras prejudica a equipa. Prefiro a sobriedade do Rui Silva porque é um jogador mais cerebral. Não me lembro de o ter visto a fazer uma exibição negativa.

Mas, não foi essa a razão da minha decepção enquanto assistia ao jogo. Até porque o Sporting nem sequer estava a jogar grande coisa. Sei que o intervalo estava a aproximar-se com a equipa de Lisboa a vencer por 11-9. Por esta altura já o FCPorto tinha sido admoestado pela arbitragem, que estava a fazer uma exibição tendenciosa até dizer basta. Um nojo, uma discriminação demasiado óbvia para passar despercebida.

Pior do que o trabalho do árbitro foram os comentários do tipo (Manuel Mendes) que acompanhava o locutor Paulo Miguel Castro, que mais parecia um branqueador centralista. Um discurso demasiado conformista com o comportamento do árbitro. Eu acho que os adeptos às vezes parecem não compreender quão estas arbitragens influenciam negativamente os próprios atletas. Trata-se de prejuízos externos ao próprio desporto já que os árbitros em Portugal não têm a mentalidade adequada para o exercício da função, os jogadores sentem isso, e desanimam-se. E também já perceberam (sem o dizerem) que os dirigentes do clube não defendem o clube à altura.

Só faltava mesmo dizer que a culpa era do FCPorto. É assim a SAD do FCPorto é masoquista abre as portas a quem nos bate. Pena é que não lhes batam a eles. Uma  moleza, uma cobardia evidente a imitar (mal) o politicamente correcto dos políticos.  

Com comentadores destes, não precisamos de adversários para nada, eles têm a porta aberta no FCPorto.  

Vou-me deixar de sentimentalismos que só me fazem mal. A vida está para os falsários, e eu não tenho jeito nenhum para estas "modalidades"...

PS-Finalmente fez-se justiça, o FCPorto venceu por 28-23



2 comentários:

  1. Grande jogo e grande reviravolta do FCP. Espero que sejamos campeões.
    No Basquetebol as coisa correm bem, mas, depois porque razão eu não sei principalmente contra a Oliveirense é uma miséria, há que pensar se vale a pena investir na modalidade com jogadores e treinador de outra craveira.

    A.C.

    ResponderEliminar
  2. Ressalvo o primeiro comentário em relação ao basquetebol. Aleluia ganhamos à Oliveirense após uma grande recuperação no terceiro período e já cá canta a Taça de Portugal o segundo maior troféu. Agora vamos com a mesma determinação para o campeonato.

    Atenção a Besta ainda mexe, a padrinhagem ainda não foi toda excomungada, todos os dias à novidades pelas piores razões do Criminoso. Eles continuam a ter tudo na mão, porque ainda têm a protecção dos amigos importantes, da política da justiça e do desporto, estão infiltrados em todo lado, continuam a ser perigosos.

    A. C.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...