19 março, 2019

Sara Mota, uma jovem de rara coragem


A juventude é uma bênção de futuro incerto. Como a idade avançada, ser jovem tem as suas vantagens, mas também tem as suas incertezas, que é não poder dar por certa uma vida longa. E se o idoso está mais próximo do fim, teve no entanto uma história de vida longa para recordar, enquanto que a alegria de ser-se jovem é natural, mas é também um caminho incógnito de experiência, e saber. Logo, ninguém é vencedor à chegada, nem ninguém vencido à partida. Podemos dizer, só o empate é garantido.

Talvez isto explique por que é que os jovens não se interessam tanto por causas. Todos nós passamos por essa fase, quase sem pensarmos que, para chegarmos longe na vida, temos primeiro de ter saúde, e depois muita sorte à mistura. A arrogância é um dos seus piores defeitos, assim como os idosos nem sempre têm paciência para os entender. Uma, ou outra, são percursos naturais da existência.

Mas há jovens diferentes do habitual. Há jovens, como é o caso de Sara Mota, uma miúda de 24 anos que me deu o prazer de aqui comentar, demonstrando um interesse muito raro para a sua idade, que é a situação do país. Quantas jovens com a idade da Marta conhecemos a interessar-se por estes problemas?  Regionalização? Centralismo? Quantas e quantos se interessam pela autonomia administrativa da sua região, e quantos sabem que o centralismo já praticamente não existe nos países mais evoluídos da Europa? Quantos estarão dispostos a lutar para que isso aconteça em Portugal?

A Sara é nortenha, nem sequer é portuense. É de Penafiel, e portista, o que revela muito bom gosto. É modesta e determinada. Para quem não leu o seu comentário pode ler aqui  (é o nº.6), e pode confirmar como está preocupada com a sua terra e região para a qual exige outro tipo de autonomia e não o centralismo dos governos dos últimos anos. Pediu-me que a ajudasse a influenciar outros portuenses e portistas (e nortenhos de outros clubes) para de alguma maneira fazermos ouvir a nossa voz agora que estamos num momento pré-eleitoral e que os políticos estão mais "permeáveis".

Eu concordei com a ideia dela, mas fui-a prevenindo que apesar de não faltarem portuenses e portistas aparentemente incomodados com a discriminação do Governo centralista (que agora quer ganhar votos com a xupeta da Regionalização), duvidava que aderissem ao desafio, que consistia em entregar um papel com frases anti-centralistas, e pró-regionalistas à entrada do Estádio do Dragão em dia de jogo. Para mim, foi excelente a ideia. Mas, como posso eu ajudar esta jovem se há tão poucos interessados no tema? 

Vêm aqui alguém aderir à ideia da Marta? Ninguém diz nada. Está tudo caladinho talvez à espera de um D. Sebastião qualquer. Apesar de pouco frequentado, o Renovar o Porto não é propriamente um blogue desconhecido, mas é lido seguramente! Vai fazer 10, ou 11 anos em Maio, creio.

Pode ser que com este post consiga abrir consciências, se é que elas ainda estão vivas e activas. Tive a experiência da Petição, que não foi bem sucedida. Os assinantes (que agradeço) foram pouco mais de mil. Não foi suficiente para poder entregar na Assembleia da República. A cultura política dos portugueses é pobre e quando assim é, não há milagres.
    

7 comentários:

  1. Regionalização já, o Norte está cada vez mais pobre porque os governantes deste país são uma cambada de aldrabões uns democratas impostores e não têm sentido de Estado. É preciso fixar bem os nomes dos políticos de cá que vão para a capital só para se governar e esquecem os seus conterrâneos, a estes também temos que lhes dar todo desprezo.

    O TdC é para o Porto como a FPF, IPDJ, e o secret de estado e juventude são centralista compulsivos, tachistas, são da cidade do Criminoso vermelho o Polvo em que o governo, justiça e toda esta maralha lhes têm medo, caguefes que até metem impressão. Tudo uma cambada de cobardolas, começo a ter nojo deste país. Polícias nas ruas nem se vê é tudo uma grande anarquia.
    Vamos lutar pela Regionalização já.

    ResponderEliminar
  2. Está a chegar o momento em que os políticos vendedores de banha da cobra de feira rasca, fazem as suas campanhas de caça ao voto sempre de teor hipócrita e mentiroso, de dar tudo e mais alguma coisa que depois é uma mão cheia de nada. Eu não perco tempo com esta gente, o meu voto vai só para a cidade Porto de onde moro e sou natural.
    O Porto e o Norte anda a sustentar os vícios e roubos que se fazem na capital centralista das decisões, não é por acaso que é a região mais pobre de Portugal.
    Chega sr 1º ministro dizer três cinco vezes que faz que manda e depois nada é feito e o sr continua de cara levantada como se nada dissesse.
    Sr PR nós não nos sustentamos de beijinhos palavras lindas e bleu, bleu. Estamos fartos chega.

    A. C.

    ResponderEliminar
  3. Deacon Blue21/03/19, 10:56

    Ola Rui,

    Quando refere "...Vêm aqui alguém aderir à ideia da Marta? Ninguém diz nada. Está tudo caladinho talvez à espera de um D. Sebastião qualquer. Apesar de pouco frequentado, o Renovar o Porto não é propriamente um blogue desconhecido, mas é lido seguramente! Vai fazer 10, ou 11 anos em Maio, creio...."

    Bom, permita que me defenda pois eu disse/comentei o meu acordo com a ideia da Sara!
    Creio nao lhe passou ao lado ;)
    Poderá criticar porque fui porventura pouco explicito, mas o Rui ja sabe o que penso....

    Evidentemente que, creio que foi o caso, ter apenas uma reacçao é o mesmo que nada....

    Abraço
    DB


    ResponderEliminar
  4. O Porto Canal dar tempo de antena a um antiportuense e antiportista como o Costa diz bem da mentalidade das elites do Norte. Afinal é uma falácia o tão apregoado mas na prática nunca posto em prática do "Homens do Norte" blá blá blá. Acomodados e cobardes que não têm coragem de enfrentar o centralismo.

    ResponderEliminar
  5. Meus caros,

    Eu peço desculpas antecipadas a todos os comentadores do Renovar o Porto que se revêem no que aqui vão lendo. Para esses, já sabem, só posso agradecer a apoio.

    Já não posso dizer o mesmo dos que muito reclamam, que se acham acima de qualquer suspeita no seu portismo, mas conservam-se muito sereninhos a bater palmas ao Presidente mas quando as coisas começam a tremer apontam em todas as direcções, mas nunca na direcção certa. É assim, folclore e pouco mais.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. atenção que o norte não é o porto, muita atenção. não confundir os tiques de 2ª cidade com pretensões a não se sabe bem o que com as verdadeiras necessidades das zonas esquecidas como o são o alto minho (que só serve para a burguesia da foz passar férias e apanhar o iodo) ou trás os montes. é exatamente a mesma coisa com o alentejo e as beiras em relação a lisboa. os burgueses que moram na cidade só se sabem é queixar. vão mas é apanhar musgo.

    ResponderEliminar

  7. Obrigado pela novidade, ó anónimo das 08H56m!!! Fiquei a saber por ti que o Porto não é o Norte! Muito Bem! Já agora, aproveito para te retribuir, informando-te também que Lisboa não é Portugal, e porta-se como se fosse. Estás interessado neste tema?

    Achas que eu só quero a Regionalização para o Norte? Só se eu fosse lisboeta, ou centralista (que vai dar ao mesmo). Enfatizo o Porto e o Norte apenas porque é a minha região. Se te consideras regionalista (o que duvido), luta pela tua região. Aliás, o teu comentário denúncia
    o teu perfil hipócrita. Não regresses aqui, onde não és bem vindo, por favor.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...