31 outubro, 2019

Estou farto


Acho que vou deixar de ver futebol.  E se calhar, deixar de ver televisão, e de ler o jornal. Hoje, todas estas coisas juntas ou separadas, deixaram de ser interessantes, antes se tornaram numa combinação macabra de sadismo e provocação, em vez de prazer, de entretenimento. 

Vivemos num país surreal, eticamente feio. Um país, onde o crime passou a ser o lado mais confortável dos poderosos. Poderosos esses saídos de uma mescla entre a política, o futebol, a banca e a justiça. Nos tempos que correm, ser 1º. Ministro, Presidente da República, ou Procurador, já não é uma honra, é uma oportunidade dourada para aqueles que gostam de viver do mal, com trajes de santo e de autoridade.

Nunca na minha vida imaginei ser possível a uma parte de Portugal viver-se tranquilamente fora da lei, e na outra ser perseguido por ela. É a utopia, a desafiar a realidade. Já não sei que pensar quando vejo um clube como o FCPorto ser completamente humilhado, vigarizado, traído, não apenas por um clube de futebol, mas pelo próprio Estado!   Será que esta obscena situação não envergonha quem o representa? Não existirá uma única pessoa que seja, dentro do Estado, capaz de se manifestar contra isto? Terão porventura medo?

Os dirigentes do FCPorto, sabem muito bem que o clube continua a ser vítima de uma quadrilha gigante, de uma máfia multifacetada, poderosa, e complexa. Mesmo assim, são incapazes de se impor, de rejeitar tanto abuso. Na prática, aceitam, a situação! Não obstante, consideram-se dignos de auferir grandes salários e comissões, sem ousar reagir...  Nem no Porto Canal aparecem para dizer o que pensam desta pouca vergonha. Resignaram-se à condição de vítimas silenciosas. E mesmo assim, ainda dizem que vivem num democracia! Isto é de loucos! Estarão eles dispostos a continuar indiferentes às perdas desportivas e financeiras a que a sua passividade (e não só) está a levar o FCPorto?  Sabendo que apesar das denúncias já apresentadas à justiça, contra o chamado "Polvo", não resultaram, nem lhes abrandou o vício pela delinquência, e pela intriga? Nem sequer foi o pessoal da SAD a fazer as denúncias. Nem nunca houve coragem para tanto. Limitaram-se a delegar a tarefa em Francisco J. Marques, sabendo que só ele, nunca teria o mesmo impacto se tivesse a presença do presidente e dos administradores a apoiá-lo. Estas coisas são  demasiado graves, não se combatem no silêncio da obscuridade. Falta dar a cara, aparecer, respeitando o clube, os adeptos, que são afinal quem dá vida ao clube.

Não quero perder mais tempo a discutir se a nossa equipa joga bem, ou joga mal. Agora, quero apenas Justiça! Sem ela, a qualidade do plantel e do treinador, perde relevância. Eles, os corruptos, ultrapassam isso tudo, excepto lá fora, onde por enquanto ainda não têm tentáculos. Já dá pena ouvir Francisco J. Marques  a queixar-se, parece uma criança indefesa num infantário de pedófilos!

Então, estamos ou não estamos a ser prejudicados? Os criminosos, continuam, ou não, em liberdade? Que raio de democracia é esta que consente tamanha tirania? A SAD do FCPorto nem sequer um manifesto de repúdio foi capaz de apresentar na Assembleia da República, de obrigar aquela gente a falar. De perguntar aos deputados se sabem, ou ignoram o que está a acontecer? Mesmo prevendo antecipadamente a resposta que iam levar. Se a resposta dos deputados apontasse para qualquer coisa como "Esses casos competem à justiça", seria simples a contra resposta ripostando com outra, interrogando-os se acreditam no comportamento dessa justiça, se a têm acompanhado com rigor. E então, se amanhã houver mortes? Revoltas? Que moral terão os partidos políticos (todos) essa gente acomodada com a malandragem, para abrir a boca, se estão coniventes com este escândalo miserável, que já dura há anos?

Estou a pensar seriamente em abandonar o barco, que é como quem diz, o Renovar o Porto. Este país é reles de mais para merecer que se lute por ele. E, como aqui se constata, não são as eleições políticas que nos salvam. Tenho de me conformar com a cobardia desta gente, mas nunca perdoarei a facada traiçoeira infligida ao 25 de Abril. É preciso outro, não com cravos, com artilharia pesada. Isto não vai lá com flores, nem com beijinhos de circunstância. 
 
PS-Sobre o jogo de ontem recuso-me a falar. Excepto de alguém. Do árbitro. Nunca confiei naquele gajo. Sempre prejudicou o Porto, e ontem voltou a fechar os olhos às faltas violentas do adversário. Este, é mais um cartilheiro domado pelo patrão. Deixem que a Federação continue tranquilo a nomeá-lo para os jogos do FCPorto. Os beneficiados agradecem a mansidão.


10 comentários:

  1. Depois de ler esta bela prosa, o primeiro pensamento que tive foi, nem um velho do Restelo faria melhor!!

    ResponderEliminar
  2. UM PAÍS DA TRAMPA.
    Estamos num país mais corrupto da Europa, num país mais centralizado da Europa. temos governantes que se servem do poder para roubar. A Justiça sofre pressões está politizada. Com a cobertura do Costa o secretário da juventude e desporto não presta e mantém-se porque dá jeito aos Vermelhos Lampiões.
    Esta trampa de democracia nojenta parece quase uma ditadura, Lisboa e o Benfica é que manda e todo o resta obedece.

    Não temos ninguém no Norte que faça uma verdadeira frente ao Terreiro do Paço. Aquilo é uma autentica manjedoura onde todos comem, está lá tudo instalado, temos que viver com esta corja, até quando não sei!

    O FCP tem um presidente que já não reage, já não tem idade, acomodou-se, anda o Francisco o Diogo o BB a falar para quem, se ninguém os ouve.
    Rui mantenha-se e vá dizendo algumas verdades, porque água a cair na pedra gota a gota também desgasta.

    A.C.

    ResponderEliminar
  3. Hugo Boss,

    o amigo tem nome de roupa cara, hein! Que pinta!

    Mesmo assim aceito a ironia do "elogio" com fair play. Mas olhe que isto não é cinema,é a mais pura realidade, sabe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Valente, gosto de ler escritos de pessoas que"sabem"escrever, nem quero saber as cores clubistas de quem escreve, agora o que caro escreveu, parece um CV dirigido ao porto canal, aonde só serve pessoas que são contra o imperio do Antônio palpadine Costa!!

      Eliminar
  4. A.C.,

    eu não gosto de desistir, mas sinceramente, acho que temos gente preparada para lutar. E quando falo de lutar num regime que se diz democrático, embora não sendo, penso que o risco de
    perdermos a causa é insignificante, porque somos nós, e não eles, quem tem razão.

    ResponderEliminar
  5. Marcelo e Costa é uma dupla de centralistas anti/regionalistas que põem em causa o desenvolvimento deste país, dizem-se democratas, mas metem no lixo a Regionalização que está escrito na Constituição.

    A Justiça está refém, já pouco são os que acreditam nesta gente. O poder da Justiça também está concentrada na capital centralista.

    O FCP já não tem um presidente que possa fazer frente a esta Canalha instalada na capital do crime, que mandam no futebol e no desporto em geral, está refém da idade e da teimosia e mais alguma coisa.

    O Porto Canal é uma Chafarica que quer ser uma fonte luminosa e não é coisa nenhuma, as melhores audiências são de algumas transmissões do FCP e mais dois ou três programas.

    O jogo do FCP no Marítimo foi arbitrado mais uma vez por um arbitro sem qualidade que prejudica sempre o FCP, por um treinador que utiliza mais o coração do que a cabeça e põe a equipa em brasa, sem ideias e discernimento e depois reaje muito mal às derrotas, utilizando uma linguagem, atitudes, que como empregado do clube grande como é o FCP, deixa muito a desejar.

    Atentamente.

    ResponderEliminar
  6. Assertivo, como sempre.... revejo-me e subscrevo inteiramente o seu texto...

    ResponderEliminar
  7. Francisco Paulos31/10/19, 17:22

    Mais uma vez na mouche caro Rui. Eu pela parte que me toca já à muito que deixei de comprar jornais(???) desportivos e ver programas (???) na televisão que se dizem falar de desporto. A minha sanidade mental agradece. Não subscrevo canais de desporto e se ainda sigo o viciado campeonato português é unicamente por causa do meu amor ao FCPorto pois esse não tem culpa do que atualmente lhe fazem.
    Infelizmente e por mais que aqui deixemos as nossas preocupações, ninguém nos ouve e passam por elas como cão em vinha derramada. Ver o presidente sentado alegremente ao lado de um antiportista primário que ainda não há muito o apelidou de velho senil, revolta-me! Onde anda a dignidade e o amor proprio?
    Fazem-nos tudo e a nada reagimos. A gestão desportiva e financeira é anedótica. Financeiramente estamos entregues a um incompetente comprovado e desportivamente navegamos sem rumo e sem saber o que fazer. Compra-se Loum por 7M e Saravia por 5, para reforçar o banco, e são incapazes de comprar um avançado minimamente eficaz. Qualquer um dos avançados que temos faz corar de vergonha aqueles que de facto o eram e que já vestiram a nossa camisola. Neste momento sou incapaz de olhar para Pinto da Costa e não me lembrar do mal que presentemente faz ao clube. Serve-se dele e deixou de o servir. Não entendo a cobardia daqueles que o podiam afrontar e não o fazem. Teremos de aturar mais 4 anos esta brigada de velhos caqueticos que estão agarrados ao poder. Já agora o Porto Canal existe????

    ResponderEliminar
  8. Francisco Paulos,

    O único jornal que leio há muitos anos, é o JN, e mesmo assim ando algo decepcionado com os Administradores. De resto, também não leio nenhum desportivo. Quanto às televisões de Lisboa, cortei radicalmente qualquer contacto. Já sei o que valem, não lhes dou audiência, acabou.
    Há um canal franco-alemão que acompanho com prazer. É muito completo, quer em cultura, como noutras áreas diversas. É muito equilibrado em todos os sentidos. De resto, de Lisboa não consumo nada.

    Quanto ao nosso FCPorto estamos no ponto zero, ou seja, na mesma. Já estou cansado de tanta
    pouca vergonha.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Caro Hugo Boss,

    Será possível ser um pouco mais explícito? O "CV" que citou é Curriculum Vitae? Alusivo a quem?

    Não estou a ver onde quer chegar.

    No Porto Canal trabalha muita gente, não é verdade?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...