28 outubro, 2019

FCPorto. Só uma lufada de ar fresco, ou motor de arranque?



Então, e onde páram os senhores da SAD?
Não recebem salários?
Como qualquer portista normal, e  com ideias próprias, fiquei contente com a exibição (e empenho) da equipa do FCPorto, no jogo de ontem, com o  surpreendente Famalicão, até então, líder do campeonato. Além da boa disposição, fiquei surpreendido, desta feita, pela positiva. 

Como é que em tão curto espaço de tempo, uma equipa que jogou sem ambição, nem fio de jogo, cede com o Feyenoord (12º. classificado do campeonato holandês), perde por 2-0, e decorridas 2 semanas, joga pessimamente em casa com o Glasgow Rangers, cedendo um empate, com uma exibição pobre, para esquecer, e ontem fez uma das melhores exibições do ano? Acho que o segredo consistiu na alteração que Sérgio Conceição fez. Dispensou Marega, deu merecido descanso a Alex Telles (para mim, um dos melhores jogadores do FCP), voltou a lançar MBemba (e bem), e a equipa parecia outra.

Desta vez, S.C. foi humilde. Compreendeu finalmente que Marega não está em grande forma, que tê-lo como principal referência de ataque era uma asneira, porque está esgotado, porque não conseguia ganhar uma bola, e porque todos os adversários já perceberam o quanto representa para o técnico portista. Esta alteração foi fulcral. Até Malafá parecia outro! Mesmo assim, quero crer que o "sermão" de Sérgio terá sido suficientemente eloquente para fazer os jogadores mudar de comportamento. É sempre um alívio, um jogo destes, para qualquer portista. Porém, cautela, e caldinhos de galinha, recomendam a sensatez. É preciso continuar a alimentar esta onda súbita de optimismo e transformá-la estável. Nada disto altera o que de negativo tem sido feito nos últimos anos, por quem não devia.



  

4 comentários:

  1. Parece que o Sérgio Conceição aceitou as críticas dos adeptos e arrepiou caminho, espero que não tenha uma recaída.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  2. Viva Manuel Moutinho,

    Vamos lá ver se o Sérgio Conceição compreende que para manter este futebol de alta pressão tem de rodar a equipa.

    De contrário, os jogadores, mesmo os mais fortes, estouram. Isso foi notório, a partir de certo momento. Sem uma boa condição física o futebol com essas características não funciona, e nesse caso, mais vale mudar de sistema.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Vamos aguardar e ver se isto é sol de pouca dura! Espero que não. Não à necessidade de inventar, jogar com dois defesas laterais de raiz dá mais segurança à equipa, só mesmo em caso de desespero quando tudo estiver a correr mal é que se tira um deles para meter um avançado.
    No próximo jogo para a Liga no Marítimo, já vamos ver como é.

    A.C.

    ResponderEliminar
  4. Quando se vê a alegria com que o golo do Fábio foi festejado pelos companheiros, a alegria do puto a entrar e a jogar, só podem ser boas as notícias!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...