29 outubro, 2019

Rosa Mota e a Super Bock Arena

Resultado de imagem para pavilhão rosa mota
Não havia necessidade... A Super Bock paga, mas
não é pessoa, nem atleta olímpica.

Suponho que não haverá um único português que não guarde uma grande simpatia, e gratidão, por esta grande maratonista portuense. Campeã olímpica de renome, merece todo o respeito do povo português, em particular, do Porto, a sua terra natal. 

Como é do conhecimento público, o antigo pavilhão dos Desportos esteve em obras, e a inauguração das mesmas reabria ontem. Zangada com a Câmara do Porto por esta ter permitido que o nome do pavilhão atribuísse demasiado destaque ao nome da nova patrocinadora Super Bock, decidiu não comparecer à cerimónia de abertura. Tem esse direito, e alguma razão.

A situação podia ter sido evitada se houvesse um pouco mais de cuidado no tamanho e posição atribuídos à marca patrocinadora, excessivamente grande em comparação com as da atleta. Compreendo-a, e acho que alguma coisa falhou na opção de identidade mista, entre uma pessoa, e uma empresa. Bastaria talvez inverter o critério da nomenclatura dos protagonistas para evitar este desentendimento. 

Mesmo assim, considero um pouco exagerado o comportamento de Rosa Mota. Primeiro, porque o Pavilhão dos Desportos, que substituiu o antigo Palácio de Cristal, é propriedade da Câmara do Porto. Câmara essa que decidiu (e bem) realizar obras no dito pavilhão, que estava a degradar-se já há algum tempo. A decisão de atribuir o nome da atleta ao Pavilhão partiu do autarca Fernando Cabral, em 1991 (data corrigida), como homenagem aos seus êxitos desportivos. Resumindo: a honraria foi concretizada, o nome da atleta continua lá gravado, e nunca daí deve ser retirado.  Agora, o Pavilhão não é propriedade da Rosa Mota, tem simplesmente o seu nome, e muito bem.

Porém, acho espantoso como é que numa época em que a publicidade penetra em todas as áreas de actividade, em que a regulamentação é completamente anárquica, esteja agora transformada numa polémica, só porque o nome do patrocinador se sobrepôs ao da atleta. Repito: acho que de facto houve um erro alegórico, as letras do patrocinador não deviam dominar as da homenageada, mas não concordo com a dimensão que querem dar ao caso.

Como vem sendo hábito, os jornais de Lisboa, colam-se logo a um copo de água para fazer dele uma tempestade, e isso é um objectivo desde que possibilite manchar o nome do Porto, e de Rui Moreira.  Aliás, nesse capítulo Rosa Mota, sendo portuense de gema, tem sido uma ingénua por ainda não ter percebido o quanto nos odeiam os meninos da capital do império centralista.

Agora imaginem bem o que seria, se em vez de Rosa Mota, tivesse sido atribuído ao Pavilhão dos Desportos o nome da também também atleta olímpica dos 10 000 metros, Fernanda Ribeiro, do FCPorto...

PS-Comparados  os mandatos de Rui Moreira com os de Rui Rio, é comparar a água com o vinho. Rui Moreira pode cometer os seus erros, mas até hoje fez muito mais que Rui Rio. Na cultura, Rui Rio foi um zero. Rui Moreira merce 20 valores! Perguntem à gente da Arte e não terão dúvidas. Nas iniciativas, a comparação é idêntica. Rui Moreira não se limitou a prometer avançar com as obras do mercado do Bolhão. Não! Concretizou-as!

Acho piada, a certos vereadores da Câmara do Porto, desta, e a de outros presidentes, que andam em cima de Rui Moreira como se fosse um cadastrado. Rui Sá, por exemplo, arma-se em rigoroso e passa o tempo a criticá-lo nos seus monocórdicos artigos do JN, com o caso Selminho, ansioso de implicar o homem. Tem é uma memória de merda quando se trata do seu clube dileto. Corrompido até dizer basta, o Benfica do seu coração deve ser um santuário. Mas não é. O slogan do Inferno da Luz, foi a ideia mais feliz que os benfiquistas podiam ter inventado.


Repito: no dia em que fôr provado e comprovado qualquer acto menos lícito praticado por Rui Moreira, criticá-lo-ei. Espero que nunca tenha de o fazer, como tive, conscientemente,por Pinto da Costa. Até lá, terá sempre o meu apoio e respeito.


5 comentários:

  1. PRESO POR TER CÃO E PRESO POR NÃO TER.
    Houve uma empresa de cerveja a SUPER BOCK que negociou a obra com a Câmara do Porto investiu deu vida a um pavilhão que praticamente estava inútil, que só havia promessas e nada faziam, Rui Moreia negociou e deu à cidade do Porto mais um imóvel desportivo com grande capacidade para vários tipos de inventos num zona aprazível como é os lindos jardins do Palácio Cristal, eu como portuense dos sete costados fiquei muito contente.

    Rosa Mota, qual é o teu problema!? No pavilhão Rosa Mota nunca lá esteve o teu nome e agora está. Não está em letras grandes mas lês-se bem, SUPER BOCK ARENA Rosa Mota. Qual é o problema se foi a empresa que lá investiu o dinheiro! Até deverias de estar satisfeita como portuense que és.

    Quem também não ficou satisfeito e não veio à inauguração foi o rei dos afectos o centralista PR, tinha uma consulta no SNS! Não fez falta nenhuma. País triste centralista, vermelho.

    PS
    Assino por baixo, que naquele buraco na Boavista se construa, se dê a obra ao Corte Inglês, que se não fosse o casmurra rui rio a obra já estava feita. Já agora se resolva a construção do Matadouro em Campanhã o mais breve possível. Não estejam à espera do tribunal de Contas porque também foi a uma consulta ao SNS, está internado para tratamento e não há grandes melhoras.

    A.C.

    ResponderEliminar
  2. Se lerem o artigo de Paulo Baldaia no jn de hoje se calhar ficam a perceber melhor como é que as coisas funcionam nesta terrinha! A Rosa Mota bem podia protestar contra outras injustiças perpetradas quase diariamente nesta terrinha contra as gentes do norte quando vai á capital dar beijinhos e tirar selfies com os representantes do centralismo! Mas não a Rosa Mota só protestou agora porque se sente injustiçada pelo poder local cá do Porto!

    ResponderEliminar
  3. Ó Rosinha estás triste por não te porem as letras mais gordas do teu nome no pavilhão! É de louvar, as tuas vitorias internacionais como fez o Carlos Lopes que é de Viseu e que Lisboa deu o nome de Carlos Lopes ao Pavilhão, não sei se com letras gordas ou magras mas o Centralismo Lisboeta a Ti nada te deram! Esqueceram-se, que chatice...

    O veneno que te meteram de uma oposição da autarquia ciumenta pouco portuense que por burrice nojenta, não foram à inauguração de uma obra como esta tão necessária para a cidade.
    Ó rosinha vai ao aconchego e dá um beijinho e tira umas fotos com o PR para acalmares.

    Atentamente.

    ResponderEliminar
  4. Falsa humildade.
    "Rosa Mota prepara-se para a maratona em defesa do nome para o seu pavilhão".
    Seu pavilhão! Comprou o pavilhão à autarquia! O pavilhão é da cidade é de todos nós. Já lá está o nome dela é preciso mais alguma coisa, acho que já está a exagerar. Ela está a ser manipulada pelos PC, PS, PSD oposição da câmara, esta gente só quer conflito, e nada fazem pela cidade. A Aurora Cunha a Fernanda Ribeiro, fizeram muito pelo FCP e pelo país e não têm este complexo de nomes com letras gordas ou letras magras para a cidade do Porto.
    Podes-te mudar para Lisboa que eles lá dão-te todo o apoio. Fala ao Costa ou ao Marcelo e ao Vieira e vais ter o nome por toda a cidade.

    A.C.

    ResponderEliminar
  5. Concordo totalmente com o seu texto... nem mais

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...