04 outubro, 2019

FCPorto desperdiçou oportunidades por rematar mal

Resultado de imagem para feyenoord fc porto
Holandeses mostraram ser tecnicamente
mais evoluídos


Antes de mais, retomo a questão do sistema de jogo do Sérgio Conceição. 

Basicamente: pressão alta, posse de bola, e defesa global, ou seja, todos os jogadores com obrigações defensivas. Conceição, terá certamente partido do velho princípio, que dita ser a partir da defesa que se ganham jogos. Não tenho nada contra esta opinião, pelo contrário. Mas a questão não é tão simples como parece. Recordemos: esta ideia de jogo não foi inventada pelo Sérgio. 

Julen Lopetegui também apostou na posse de bola, e na pressão alta. De início, até criou algumas expectativas, mas cedo começou a cansar, a partir do momento que a posse de bola abrandou, sem profundidade, transformando o jogo num fastidiante passe para trás, e para o lado. Depois, já sabemos como foi. À medida que nos apercebemos das desvantagens desta forma de jogar, começamos também a perceber que o plantel de Lopetegui carecia de um défice de jogadores com qualidade técnica, quer no passe, quer no remate. Este problema ainda existe, de momento, embora alguns jogadores contratados recentemente estejam a um nível um pouco superior.  

No pequeno grupo de jogadores contratados esta época, o Nakajima é para mim o que melhor remata e passa. Além disso, é rápido. Contudo, não creio que o FCPorto venha a tirar vantagem das suas qualidades se o treinador continuar a exigir dele o que não tem para dar. Nakajima tem qualidades, mas a pujança física não é uma delas. Ele tem vontade, esforça-se, mas não tem cabedal para andar para trás e para a frente. Considero um erro, se o treinador continuar a exigir isso do rapaz. O próprio Marega, que tem bom físico, já tem acusado o toque. O Corona não jogou ontem por quê? Porque joga muitas vezes, está tocado, porque não tem substituto à altura. E isto vai acontecer mais vezes com os jogadores mais utilizados, não duvidem.

A ideia de futebol pressionante tem as suas vantagens mas carece de rotatividade. Se Conceição quiser mantê-lo sem reformular o seu critério e opções, terá de rodar mais os jogadores, se não, voltamos a entrar no ciclo das lesões, e nos momentos chaves claudicamos.

O jogo de ontem voltou a denunciar o que aqui já referi outras vezes. Alguns jogadores do FCPorto, comparados com os holandeses, voltaram a dar provas de não terem grande capacidade de passe e de remate. O controle de bola, como o drible, são igualmente importantes.

Danilo, é um jogador empenhado, tem arcaboiço, mas é muito irregular a passar e a acertar com a baliza. Ontem, ofereceu o 1º. golo ao adversário. Asneiras destas também contagiam, é muito negativo mesmo para os jogadores tecnicamente superiores. É no que dá, andarmos há anos a remediar o plantel com metade dele constituído por jogadores apenas medianos . E (lá estou eu a ter de me explicar outra vez), é apenas a minha opinião, não tem nada ver com simpatizar ou antipatizar com os jogadores A ou B. Podemos apontar erros pontuais, porque não são graves quando causados por jogadores assertivos. Graves são os erros frequentes, e Danilo comete-os vezes de mais. Alexe Telles não esteve muito bem, ontem, mas a esse temos de lhe dar esse direito, porque foi um dos que descansou menos vezes, e um dos que melhor jogam normalmente.

Comparemos a qualidade tècnica dos holandeses com a dos nossos jogadores, quer no passe, quer a chutar, e concluiremos que não chega termos uma equipa combativa, pressionante, que cria muitas oportunidades de golo, mas com um baixíssimo défice de eficácia. Seria bom que Sérgio Conceição se voltasse para essa vertente do treino, e a melhorasse.

Lá diz o ditado: quem não marca, arrisca-se a perder. Foi o que sucedeu. Carpir máguas, pouco adianta.      

4 comentários:

  1. Eu tenho duvidas, se é a equipa que joga mal ou futebol do SC não encaixa nestes jogadores, ou então a mensagem dele não passa. Na verdade por aquilo que se sabe e se vê ele ferve em pouca água, tem tido alguns problemas com jogadores, tem um feitio que ultrapassa a grandeza desta grande Instituição FCP, será que tem o balneário sobre controlo!... As asneiras que equipa ontem teve, já se passou em jogos anteriores. ex: contra Russos, Suíços, Gil Vicente e Rio Ave. Hoje ver o FCP a estar ganhar por Um ou Dois golos, nunca se sabe qual vai ser o resultado é um sofrimento.

    A.C.

    ResponderEliminar
  2. Francisco Paulos04/10/19, 21:21

    Só não vê quem não quer ver. Sérgio Conceição é um treinador limitado que não sabe mais que isto. O seu futebol não tem ponta por onde se pegue pois não passa de um pontapé para a frente e fé em Marega. Já não falo de ontem pois se ainda mais provas precisássemos elas aí estavam: os nossos avançados são de equipa fde e meio da tabela,como dizia nem falo de ontem mas dp jogo com o Rio Ave onde os últimos 20 minutos foram do mais vergonhoso a que se assistiu nos últimos anos. Mas está visto que atualmente para ser treinador do FCPorto não é preciso ser competente mas sim bater no peito, beijar o símbolo e fazer rodinhas. Pobre FCPorto.

    ResponderEliminar
  3. Acho que Pepe, Marcano, Otavio, Nakajima, Marega e Zé Luís estiveram bem pior que Danilo e Manafá.
    Para ser justo, a defesa meteu "água" e o ataque meteu "vinho". Faltou-nos talvez um Romário Baró (que um @nimal fez o favor de lesionar) para aguentar o meio campo e um Corona para agitar o lado direito do ataque.
    Mas apesar disso o FCPORTO podia perfeitamente ter empatado ou vencido.
    Finalmente, aprecio mais o luminoso DRAGÃO de SC (que cria muitas oportunidades de golo) que o pálido AZUL E BRANCO do "ilusionista" do País Basco (um perfeito deserto de criação ofensiva).

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar

  4. Isto de estarmos constantemente a encontrar desculpas para as falhas de Sérgio Conceição tem os dias contados, porque só agora começamos a ter melhores conhecimentos sobre o seu verdadeiro valor. Se não joga o Zé, é porque devia jogar o Manel. Estamos sempre a querer fugir da realidade. Prestemos mais atenção ao estilo de jogo do FCPorto de um passado relativamente recente e da qualidade dos jogadores que escolhíamos, comparados com os de agora, para percebermos de uma vez por todos as principais causas dos nossos problemas.

    Se juntarmos a isso a presença do filho do presidente no clube, não apenas na qualidade de adepto, e da eficácia actual do pai, talvez deixemos de passar o tempo a branquear as causas reais do retrocesso na modalidade economicamente mais relevante. Mas louvo a propaganda que o Porto Canal anda a fazer para garantir a reeleição de Pinto da Costa.

    Enfim, enfim compreendo, mas não acho muito oportuno.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...