06 outubro, 2019

Foi o Porto Canal que contagiou o FCPorto, ou o contrário?

Resultado de imagem para Susana Cunha Guimarães
Por onde andas, Susana, que ninguém sabe de ti?

Se alguém ainda tiver dúvidas da incompetência instalada no universo portista, que tire o cavalinho da chuva, se não quiser acumular decepções. Não duvidem que lamento muito ter de o reconhecer, mas é uma realidade. 

Para não ser injusto, mal grado  os factos, cabe-me prestar justiça a todos os responsáveis pelas modalidades, como o Andebol, e o Hóquei em Patins, que tão bons resultados conseguiram nos últimos anos. Têm sido fantásticos, comparados com a trapalhada que paira no futebol sénior. E não apenas. A equipa B, está de rastos, e o Rui Barros não tem culpa de não conseguir ser tão bom treinador como foi jogador, a culpa é de quem persiste em mantê-lo no cargo. Ponto. 

A propósito, ficamos sem saber o que terá levado Mário Silva a deixar o FCPorto, depois de ter conseguido tão bons resultados na formação. Enfim, parafraseando Bernardino Barros, é "normal"... Se há coisa em que o FCPorto falha, além do futebol, é a comunicação. Uma pobreza. Às vezes, a nossa obsessão pelo futebol (o FCPorto é um clube de futebol), leva-nos a esquecer que o nosso clube é proprietário maioritário do Porto Canal, e não devia, porque é, antes de tudo, um negócio, e como negócio, tudo aponta para andar perto do fracasso.

Vamos lá ver. Como é possível sermos optimistas se os únicos sinais que conseguimos captar do Porto Canal apontam para o fracasso, quiçá, para a falência? Permitam que me repita, porque é imperioso questionar isto de novo: nos media, é, ou não é, uma vantagem chegar ao público antes da concorrência? Então, como se compreende que uma estação de tv, em vez de variar e intensificar os noticiários, os reduza? Passa de cavalo para burro, atrasando o noticiário das 20 para as 21H00 horas, apenas para transmitir informação corriqueira do tipo faca e alguidar?

As repetições enfadonhas de entrevistas, e de programas antigos, continuam a aumentar, os (e as) colaboradores tanto desaparecem como passado algum tempo regressam, e outros somem de vez, sem que haja dada a mínima explicação.  Lembram-se da Susana Cunha? Uma das pioneiras do Porto Canal, jornalista polivalente, capaz, e grande portista?  E que dizer do rigor da informação? Não dá para acreditar que haja supervisão por ali! Os (ou as) cameraman(s) cometem erros de palmatória com frequência, desviam as imagens dos objectivos principais, e são apanhados a oscilar abruptamente a camera para um lado e para outro, não raras vezes, o que traduz uma inexistente liderança.   

Lamento que alguns dos poucos (mas bons) programas, acabem por desaparecer, por não inspirarem confiança aos protagonistas, ou mesmo por acabarem por ser cobiçados pela concorrência, tal é o marasmo a que se chegou. É miserável! Ainda há dias andaram a publicitar o regresso do programa dominical "A falar é que a gente se entende", e subitamente deixaram de o fazer! Ninguém percebe o que aquela gente  quer !

Será um efeito colateral do FCPorto da actualidade? Os patrões são quase os mesmos. 

Off the record:

hoje, é dia de ir a votos. É dia de os portugueses brincarem à democracia, isto é, fingirem que acreditam no que  o substantivo significa:  sistema político em que o poder emana do conjunto dos cidadãos.

Ora, que poder terá um cidadão impossibilitado de votar, por não dispôr no quadro partidário de candidatos, um único partido capaz de lhe garantir o que ele mais precisa num hipotético governo, que é tão simples como competência, e sobretudo honra? 

Competência desleal é incompetência. E honra, é respeitar, não é? Depois, há que cumprir, não será? Caros, se nem a Lei se cumpre em Portugal, como podemos esperar essa integridade dos partidos políticos? Já é tempo de nos deixarmos de fantasiar com assuntos sérios. 

6 comentários:

  1. Rui, é caso para dizer; QUE PORCA MISÉRIA.

    A.C.

    ResponderEliminar

  2. A.C.,

    Mesmo alguns indivíduos intelectualmente evoluídos sofrem de um estranho complexo de inferioridade, porque quando se trata de Democracia,pensam que é pecado não acreditar nela, sabendo como é simples provar tamanha demagogia.

    ResponderEliminar
  3. Francisco Paulos06/10/19, 14:19

    Infelizmente o ditado popular "rei fraco faz fraca a forte gente" aplica-se na perfeição ao FCPorto actual. Será que temos presidente? Será que temos alguém que trace as diretrizes e defina o rumo? Não me parece. O poder sem contraditório cria vicios, comodismo e a sensação de impunidade mesmo que se cometam erros de palmatória. O que assistimos atualmente no clube é o deixa andar que por muito mal que façamos nada nos acontece. Pinto da Costa julga-se o dono do clube pelo que fez no passado e incrivelmente ninguém o questiona pelis erros crassos que comete no presente. É vergonhoso ninguém, de uma massa associativa tão grande, não ter coragem de o afrontar. Vêem o triste rumo que o clube está a levar, quase ao nível da bagunça dos anos 70 e ninguém se chega à frente. Será que quando Pinto da Costa desaparecer o clube deixa de existir? Mas o cemitério não está cheio de insubstituíveis???
    Quanto ao Porto Canal caro Rui desde que deu tempo de antena a um sujeito que ainda à pouco nos insultou a todos (Ascenso Simões), é um canal que deixei de ver. Os lambe botas que por lá andam, tirando o BB, não merecem a consideração dos verdadeiros portistas que se preocupam com o clube. O FCPinto da costa vai de vento em popa, mas em proporção inversa o FCPorto está nas ruas sa amargura e isso devia preocupar-nos a todos. Como prémio da incompetência venham mais 4 anos de mordomias.

    ResponderEliminar

  4. Como diz o refrão, cada povo tem o governo que merece. O mesmo pode aplicar-se ao FCPorto.
    Por mais que se esforcem, os portistas não podem mais contar que Pinto da Costa se auto-regenere. Afinal, podem constatar que ele os enganou, enganando-se a si próprio: já não tem condições para liderar o FCPorto, nem muito menos um canal de tv que nem sequer tem Director.
    Enfim, tem, mas não está lá a fazer nada.

    ResponderEliminar
  5. O Sr Pinto da Costa agora o quer, é aconchego, JM quer, é muitos fins de meses, RB quer, mas não sabe mais, eu queria que tudo se resolvesse, mas fica tudo na mesma.

    A.C.

    ResponderEliminar
  6. Já "bati" muito nesse "ceguinho", tendo sido inclusive, copiosamente vencido por ele.
    Por isso deixo este dito.

    Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado...
    Resignação para aceitar o que não pode ser mudado...
    E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.
    São Francisco de Assis

    Luís (O MEU, TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...