08 março, 2020

Os resquícios da corrupção continuam


O problema principal do FCPorto já está diagnosticado há muito. Deixou de ter líder, e na sequência disso acumulou outros problemas, uns externos, fora da vertente desportiva, mas intrusos, e outros internos. Por estas razões, considero uma ilusão continuarmos a bater na tecla (já gasta) de pensarmos que o plantel treinado por Sérgio Conceição pode desenvolver melhor futebol, porque nem a qualidade  do plantel é suficientemente homogénea no aspecto técnico e intelectual, nem o treinador é suficientemente competente. Contudo, há um aspecto positivo que não devemos negligenciar, que é o esforço que os jogadores fazem para ultrapassar essas dificuldades. Correm muito, exercem pressão sobre os adversários apenas durante uma parte do jogo, mas na 2ª-  acabam por perder o fôlego, porque as pernas já não aguentam,  acabando por permitir golos aos adversários. Na minha opinião, é este modelo de jogo que os abate e debilita a concentração para praticarem um futebol mais agradável com passes e remates eficazes. É isto que faz deles piores jogadores do que na realidade são, ainda que às vezes pareçam.

Alguns, tecnicamente interessantes, sabem executar bons dribles para ultrapassar os adversários,  (como é o caso de Corona), que tem dificuldade em tirar disso partido, e não sabe rematar com a mesma competência com que finta, assim como não está devidamente treinado para partilhar a bola com os colegas melhor colocados, perdendo muitas oportunidades para marcar golos. Não será por acaso que boa parte deles têm sido marcados pelos defesas.

Esta situação não me dá grande esperança de acreditar no sucesso do FCPorto. Falta qualidade e coerência no tipo de jogo "inventado" por Sérgio Conceição. Por vezes, nem as substituições são bem decididas, assim como as opções escolhidas. Nakajima, era um jogador muito interessante no Portimonense, era rápido, não jogava mal, fazia golos bonitos, mas no FCPorto não marca, e parece perdido. O treinador no entanto teima em incluí-lo, sem resultado.

Sejamos moderados. Com este treinador e sobretudo, com este presidente vai ser quase impossível atingir os objectivos pretendidos. E se juntarmos a isso a nossa incapacidade para lutarmos contra a máfia que nos anda a infernizar a vida, estamos conversados. Ontem gostei da reacção do Bernardino Barros. Estava (como eu), revoltado de indignação, e não resistiu de falar como deve ser: frontalmente! Afirmou sem medos, com ênfase e plena razão que o FCPorto tinha sido roubado pela arbitragem (VAR incluído). Aconselhou-os irem para a rua, que é de facto o lugar certo desta porcaria de homens que não passam de corruptos. Sim, corruptos. São eles próprios, com as suas deploráveis decisões, que o provam. 

Nunca me esquecerei, que quando se começou a falar do uso do VAR, disse aqui mesmo que de nada valeria essa maquineta se por detrás dela colocassem árbitros corruptíveis. Pois, foi isso mesmo que aconteceu. Em Portugal, país de 3º. ou 4º. mundo, a corrupção fez escola com a permissividade, e até colaboração dos governantes.

Orgulhem-se deste país!

4 comentários:

  1. O REGIONALISTA.
    OS PREDADORES, filme da época passada.
    A maquina já está montada para parar o FCP, a partir da recuperação dos 8 pontos aos corruptos vermelhos. O plano B igual ao da época passada voltou a funcionar. Ontem deu para ver aqueles Sipaios, Dias & camarada Vasco a anular um golo pelos pintelhos de 2 centímetros em que levou mais de 6 minutos a aldrabar as linhas; Um penalti por marcar descarado, mesmo nas barbas do palhaço vigarista dias, e das imagens bem visíveis aos olhos de um VAR habilidoso e também outro vigarista.

    O PRESIDENTE INVISÍVEL À ESPERA DE UNS PATINS COM O MÁXIMA URGÊNCIA.
    É um presidente mudo, cansado, acomodado com poucas reservas. Precisamos de gente nova que chame o nome aos bois com o nervo de um Bernardino Barros FJM e outros que dão o corpo às balas e que acusem toda esta gente que tanto mal faz ao futebol vigarizando a verdade desportiva. JNPC nunca se acobardou a estes imbecis (quando era novo) mas agora com a idade tem, o melhor é calçar as pantufas e deixar o FCP em PAZ.

    ResponderEliminar
  2. Eurico Moita08/03/20, 18:24

    Boa Noite,

    O Marega ao sair de campo mostrou a um pais em disonancia colectiva, que era racista! Sigamos o exemplo do Marega e de Rui Pinto, mostremos a essse mesmo pais que também é corrupto. (Juizes, jornalistas, politicos) É necessario sair à rua!!! Chegou a hora, o norte, o Porto está farto!!!!

    ResponderEliminar
  3. Mas salta aos olhos que Portugal tem tanto de racista como de anti-patriota. Se fosse um país unido e nacionalista nunca tratava o resto do país como uma colónia de Lisboa, que é coisa que nunca aceitarei. E o pior dos defeitos de quem contribui para o divisionismo (vulgo, centralismo), é querer convencer o povo do contrário. Que somos um país unido,etc.

    Somos "governados" por hipócritas e oportunistas, gente sem integridade para comandar seja o que fôr.

    ResponderEliminar


  4. Pinto da Costa fala esta segunda-feira no Porto Canal.

    SC COM PROCESSO DISCIPLINAR PELO C.aRBITRAGEM.

    iSTO É A cOREIA DO nORTE ?!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...