10 setembro, 2008

De meu pai para o F. C. Porto


Clicar sobre a imagem para ler

MEU PAI, FOI UM APAIXONADO ADEPTO DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO, CHEGANDO MESMO A FAZER PARTE DE ALGUMAS EQUIPAS (GRUPOS) DO SEU TEMPO. PARA OS PORTUENSES PORTISTAS AQUI DEIXO UM TESTEMUNHO DO SEU AMOR AO CLUBE EM FORMA DE VERSO.
NOTA:

Por incrível que pareça, ao tempo em que realizou esta singela homenagem publicada (ao que suponho) no JN, reinava o antigo regime, não obstante o livro (Ares da minha graça) ter sido editado em 1977. Ainda assim, como se pode ler do texto, havia clima e espaço para o fair play entre clubes rivais. Hoje, seria impensável que meu pai fosse tão cavalheiro com os adversários de Lisboa! Em época (diz-se), de Democracia!!! Os tempos mudam, por vezes julgamos que para melhor, outras vezes, enganámo-nos...

9 comentários:

  1. Belo poema de amor clubístico, que passou de pai para filho.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos grande portista e portuense.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rui!

    Que belo poema! Gostei muito!
    E eu que achava ser difícil fazer poesia com "futebol" ou futebol com "poesia"! Estava enganada!Parabéns! Muito lindo o amor de seu pai pelo clube, mesmo!
    Um abraço,
    Neli

    ResponderEliminar
  4. Olá Neli!

    Meu pai não se considerava poeta, mas de quando em vez gostava de se entreter a tentar fazer poemas.

    Não sei se o era, ou não. Sei, que tinha mais vocação para a rima que eu. Mas muito aquém da Neli, claro.

    Parabéns para si, pela simpatia.

    ResponderEliminar
  5. Caro Rui,

    Além de grande portista e grande portuense, imensa a veia de poeta.

    Parabéns, Rui bem o merece.

    Abraço,

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Olá, Renato!

    A veia poética era de meu pai, não minha. Eu aprecio a poesia, mas não tenho "feeling" para a construir.
    Mesmo assim, agradeço em nome do meu pai a simpatia das palavras.

    Se fosse vivo, tenho a certeza que ficava feliz.

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui Valente,
    Venho por este meio solicitar autorização para publicar no meu blog que desde já exponho o link: http://ultrasfcportomatosinhos.blogspot.com
    o bonito poema dedicado ao FC PORTO que o SENHOR seu PAI foi autor.

    Agradeço também que visita-se o meu blog, deixe o seu comentário se assim entender, o seu conteúdo é principalmente dedicado ao FC PORTO o clube de meu coração, com algum humor á mistura,imagens e outras notícias interessantes para descomprimir. :)

    E se tal for possível, faço muito gosto que o meu link fosse publicado na página do vosso blog, que desde já acho deveras interessante e como é óbvio também publicaria o vosso endereço na página do meu blog.

    Se desejar qualquer esclarecimento adicional não hesite em me contactar: duda5252@hotmail.com

    ATÉ BREVE
    ORGULHOSO EM SER TRIPEIRO

    ResponderEliminar
  8. Caro "Ultra",

    Se faz questão de publicar, força.
    Mas, não se esqueça que o FCPorto é só uma parte (importantíssima, claro) da nossa cidade. Precisamos de atender a outros assuntos.

    Quanto a linkar o seu blogue no Renovar o Porto, logo que me seja possível farei isso, embora como deverá compreender não queira futebolizar demasiado este blogue.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  9. Caro Sr. anónimo,

    Não é pelos vistos, pois o Sr. Alfredo Valente foi mesmo um grande Portista e Portuense (apesar de ter nascido em Chaves)!

    E também me dedicou um poema bem bonito, ou não fosse meu avô!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...