10 setembro, 2008

Lino Ferreira admite "querela judicial" com a TCN pelo Bolhão

Vereador vai levar uma proposta relativa ao mercado da Baixa à próxima reunião. Maioria impugna decisão da ASAE sobre Bom Sucesso

A oposição queria que Lino Ferreira explicasse o que vai fazer ao Mercado do Bolhão, mas, na primeira reunião do executivo da Câmara do Porto depois das férias, o vereador do Urbanismo não deixou grandes pistas. De acordo com o PS e a CDU, Lino Ferreira comprometeu-se apenas a levar uma proposta sobre o mercado à próxima reunião do executivo, ainda este mês. E terá deixado escapar que pode haver uma "querela judicial" com a empresa adjudicatária do Bolhão, a TramCroNe (TCN).

"O vereador responsável disse que, neste momento, se justificava manter o silêncio e que daqui a quinze dias levaria uma proposta à reunião de câmara", disse, no final do encontro, o líder dos socialistas na autarquia, Francisco Assis. O vereador do PS acrescentou ainda que Lino Ferreira "admitiu que possa haver uma querela judicial" com a TCN, o que, no entender dos socialistas, "a concretizar--se, representaria um falhanço total desta solução".

Para o PS, o impasse a que está votado o processo do Bolhão é "o resultado de um erro de fundo", que se prende com as regras do próprio concurso público. "É óbvio que não estaríamos nesta situação se o concurso fosse diferente", disse Assis, concluindo: "A maioria deve reconhecer os erros cometidos".

Também o vereador da CDU, Rui Sá, vê a situação actual como um mau sinal para Rui Rio. "Este projecto foi uma aposta tão forte da maioria que, se ficar em águas de bacalhau, é uma derrota muito grande". No entender do comunista, o cenário actual só pode ter uma causa: "A TCN está a ter dificuldades na implementação do seu projecto, por força das dificuldades apresentadas pelo Igespar e por toda a contestação popular, e está a tentar ganhar tempo para melhorar as suas condições - sabendo que a câmara fica extremamente fragilizada se o projecto não for para a frente".

Em matéria de mercados, o período de antes da ordem do dia não se ficou pelo Bolhão. O PS questionou o vereador com o pelouro das Actividades Económicas, Sampaio Pimentel, sobre se iria avançar com "algumas obras no imediato", com vista a garantir o bom funcionamento em termos de higiene, segurança e saúde pública do Mercado do Bom Sucesso - que teve a sua área de pescado temporariamente encerrada por ordem da ASAE (Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica).

Contudo, contactado pelo PÚBLICO, Sampaio Pimentel esclareceu que está a ser elaborado o processo com vista a impugnar a decisão da ASAE e reiterou (como no passado) que as obras previstas no concurso público ainda a decorrer vão permitir resolver os problemas. "Não é legítimo onerar o erário público com trabalhos que serão feitos pelo investimento privado", reiterou o vereador.

Ainda no período de antes da ordem do dia, o vereador da CDU, Rui Sá, confrontou o presidente da câmara com uma série de propostas por ele aprovadas e nunca concretizadas. Rui Rio comprometeu-se a fazer "um ponto da situação" destes casos, disse o vereador.

(Patrícia Carvalho, in PÚBLICO)


Nota:

Quando, para substituir uma simples placa toponímica, a Câmara Municipal do Porto está - há mais dois anos - refém do respectivo fornecedor, alegando, entre outros disparates, que o mesmo só disponibiliza um mínimo de 500, não se pode esperar um desfecho famoso para o projecto da requalificação do Mercado do Bolhão.

Mais uma vez, se confirma a tendência do executivo camarário para emperrar os parcos projectos em que se envolve. Quem sofre as consequências destas aselhices, desta inabilidade crónica para negociar e firmar contratos, é claro, são os mercadores e respectivos clientes.
Mais comentários, para quê?

3 comentários:

  1. Eu quando oiço elogiar o mandato do "Rio" pergunto-me:sofrerei de alguma doença que já não me permite discernir com clareza? Será que já não vejo bem e não me apercebo das coisa boas que este executivo fez?
    Será que a CÂMARA e o seu responsável máximo, têm conseguido, junto do poder central, grandes benefícios para o Porto e eu nem me dou conta?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. VP,

    O que vou dizer, pode ser uma conclusão abusiva, mas, face às capacidades reveladas por RR e à hipótese (que não quero acreditar) de voltar a ganhar a Câmara, das duas, uma: ou o Porto está infestado de benfiquistas, ou a oposição não existe! Algo me diz que é um pouco das duas coisas.

    Em última análise, os portuenses são sado-masoquistas e patetas...

    ResponderEliminar
  3. srs do renovaroporto
    e o aeroporto?
    e a derrota de hoje?
    lisboa continua a mandar?
    a tia "ana"não diz nada?
    tap low-cost?
    Porto Ryannair Tap Ana
    e falou o rui rio.........
    e falou o autarca de gaia.........(osegundo)
    e falou o guilherme pinto.........
    e falou o bragança fernandes.........
    e as televisões apareçeram?
    só o PORTOCANAL.
    a ana lisboeta falou?
    o truque alface foi forte.
    a tap tem aviões a 64 euros para a europa.
    deve ser para combater a ryannair.
    abaixo o centralismo de lisboa

    ABAIXO LISBOA

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...