19 março, 2009

A Crise

Einstein além de génio matemático era também um filósofo. Os conceitos que transcrevo a seguir são de total actualidade.


" A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera-se a si mesmo. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.

Albert Einstein


Há uma frase que resume o nosso drama. É que para além de sofrermos a crise financeira e económica mundial, sofremos também "a crise da incompetência" dos últimos governos. O actual, pelo menos em algumas das suas pastas, está a superar tudo o que conhecíamos!

1 comentário:

  1. desculpa, um pequeno reparo:
    Einstein era um génio da física.
    É até famosa a sua aversão à matemática desde cedo - tirava negativas! Também é verdade que teve que provar as suas famosas teorias físicas através da matemática.

    cumprimentos

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...