ASSOCIAÇÃO: Norte Sim – Associação para a Região Norte
http://www.nortesim.org/
Objectivo Estratégico: Criação da REGIÃO NORTE no curto prazo
Slogan: Região Norte para ser mais forte
Motivo: Regionalização é o melhor modelo para o desenvolvimento do Norte, e de Portugal. Exigimos poder decidir o nosso futuro, com mais eficácia e eficiência e menor custo para a região e para o país.
Objectivos Operacionais:
· Maciça adesão de sócios. Todos participam activamente e mobilizam pelo menos 10 aderentes.
· Movimento de pressão junto dos partidos para se criar a Região Norte.
· Sistematizar vantagens, benefícios e potencialidades da Região Norte
· Sistematizar desvantagens, e perdas que tivemos por não termos tido regionalização.
Elementos base:
· Região Norte = NUT II NORTE
· Associação política mas não partidária
· Associados: cidadãos e instituições
· Localização: presença nos 86 municípios do Norte
· Quota anual: 50 eur/associados individuais e 250 eur/associados pessoas colectivos
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Órgãos Sociais:
1. Direcção com pelouros atribuídos, Comissão Executiva e Concelho Geral
(com os 86 municípios representados), e
Núcleos Municípios: com direcção eleita pelos associados de cada município.
2. Assembleia Geral (e ROC/Fiscal Único externo).
· Mandatos anuais nos três primeiros anos e bi-anuais depois.
Direcção inclui departamentos estratégicos e de estudos, e departamento de comunicação
Núcleo Estratégico e de Estudos:
· Define estratégia e posicionamento, linhas de acção e temas de debate, e escolhe elementos do Núcleo de Comunicação.
· Identifica, estuda e apresenta soluções para as grandes causas da região, como a gestão autónoma do aeroporto, a ligação ferroviária à Galiza, a defesa e expansão das ligações ferroviárias, como a do Tua a Puebla Sanábria, a competitividade e promoção do emprego, a integração económica em Euroregião, a gestão do QREN, etc. Fornece argumentos a favor regionalização e contra o centralismo.
· Temas: defesa das grandes causas da região e ataque às medidas centralistas que fazem pobre o Norte.
Núcleo de Comunicação:
· Secção /Oradores: pessoas com dotes de oratória e capacidade para mobilizar plateias.
· Secção /Escritores: com capacidade para bem escrever artigos de opinião nos media.
· Secção /Técnicos: profissionais de marketing e comunicação, prestam assessoria na reflexão e escolha das técnicas de comunicação adequadas a cada acção.
· Secção/Criativos: profissionais das áreas criativas e culturais, prestam assessoria na reflexão e escolha de acções “criativas radicais”. Exemplo: humor, arte de rua e outros eventos criativos e culturais.
· Instrumentos: http://www.nortesim.org/, Blogue, Twitter, LinkedIn, Facebook, MySpace, Hi5, etc
Acções públicas em geral:
Se conquistarmos as pessoas, será mais fácil interessar os media. Ponto muito importante, a merecer uma discussão alargada, em reunião de trabalho específica.Mote: Região Norte, em 20 anos, pobre em Portugal e na Europa. E não fazemos nada!?
http://www.nortesim.org/
Objectivo Estratégico: Criação da REGIÃO NORTE no curto prazo
Slogan: Região Norte para ser mais forte
Motivo: Regionalização é o melhor modelo para o desenvolvimento do Norte, e de Portugal. Exigimos poder decidir o nosso futuro, com mais eficácia e eficiência e menor custo para a região e para o país.
Objectivos Operacionais:
· Maciça adesão de sócios. Todos participam activamente e mobilizam pelo menos 10 aderentes.
· Movimento de pressão junto dos partidos para se criar a Região Norte.
· Sistematizar vantagens, benefícios e potencialidades da Região Norte
· Sistematizar desvantagens, e perdas que tivemos por não termos tido regionalização.
Elementos base:
· Região Norte = NUT II NORTE
· Associação política mas não partidária
· Associados: cidadãos e instituições
· Localização: presença nos 86 municípios do Norte
· Quota anual: 50 eur/associados individuais e 250 eur/associados pessoas colectivos
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Órgãos Sociais:
1. Direcção com pelouros atribuídos, Comissão Executiva e Concelho Geral
(com os 86 municípios representados), e
Núcleos Municípios: com direcção eleita pelos associados de cada município.
2. Assembleia Geral (e ROC/Fiscal Único externo).
· Mandatos anuais nos três primeiros anos e bi-anuais depois.
Direcção inclui departamentos estratégicos e de estudos, e departamento de comunicação
Núcleo Estratégico e de Estudos:
· Define estratégia e posicionamento, linhas de acção e temas de debate, e escolhe elementos do Núcleo de Comunicação.
· Identifica, estuda e apresenta soluções para as grandes causas da região, como a gestão autónoma do aeroporto, a ligação ferroviária à Galiza, a defesa e expansão das ligações ferroviárias, como a do Tua a Puebla Sanábria, a competitividade e promoção do emprego, a integração económica em Euroregião, a gestão do QREN, etc. Fornece argumentos a favor regionalização e contra o centralismo.
· Temas: defesa das grandes causas da região e ataque às medidas centralistas que fazem pobre o Norte.
Núcleo de Comunicação:
· Secção /Oradores: pessoas com dotes de oratória e capacidade para mobilizar plateias.
· Secção /Escritores: com capacidade para bem escrever artigos de opinião nos media.
· Secção /Técnicos: profissionais de marketing e comunicação, prestam assessoria na reflexão e escolha das técnicas de comunicação adequadas a cada acção.
· Secção/Criativos: profissionais das áreas criativas e culturais, prestam assessoria na reflexão e escolha de acções “criativas radicais”. Exemplo: humor, arte de rua e outros eventos criativos e culturais.
· Instrumentos: http://www.nortesim.org/, Blogue, Twitter, LinkedIn, Facebook, MySpace, Hi5, etc
Acções públicas em geral:
Se conquistarmos as pessoas, será mais fácil interessar os media. Ponto muito importante, a merecer uma discussão alargada, em reunião de trabalho específica.Mote: Região Norte, em 20 anos, pobre em Portugal e na Europa. E não fazemos nada!?
Nota do Renovar o Porto:
Em resposta à solicitação do Administrador da Regiões TV [RTV] para responder à implantação de Associação para a Região Norte, deixo para conhecimento dos eventuais interessados este documento, com os objectivos e estratégias da referida Associação.
caro Rui,
ResponderEliminaro que pensa dista associação ?
Viva José Silva!
ResponderEliminarsinceramente ainda não tenho informação suficiente para opinar, mas ao que parece a intenção é louvável, mas não sei se tem pernas para andar. Isto de pagar quotas, mesmo para um projecto com estes objectivos, numa época de crise profunda como a actual, palpita-me que só conseguirá congregar alguns poucos, mas pode ser que esteja enganado. Vamos aguardar um pouco mais. Afinal há uma ACdP...
recebeu e meu email ?
ResponderEliminarpf envie-me o seu email actual para norteamos no gmail.com
Acho bem a criação de uma associação que pugne pela criação de uma Região Norte. Mas tenho dúvidas, parecem-me um pouco acomodados aos partidos e suas ideias, como considerar região norte apenas a zona abrangida oelos tecnocratas de Cavaco Silva na NUT II Norte, pois há muitas terras (cidades, concelhos e mais) que pertencem ao Norte e que esses indivíduos puseram numa "região inventada" a que chamaram "Centro).
ResponderEliminarPorém, como sempre defendi, é preciso unir os partidários da regionalização e não o contrário, pelo que, para começar, podemos partir daí, mas o Norte é muito mais do que esse território mal demarcado que os lisboetas nos pretendem impingir, isto os que conseguem, mal ou bem, ultrapassar o centralismo.