21 dezembro, 2009

Novo Centro de Excelência no Porto

Queixamo-nos aqui no Norte, e com toda razão, que o Estado investe predominantemente no Vale do Tejo, destinando à nossa região apenas umas migalhas, não por razões de justa equidade, mas apenas para tentar manter-nos sossegados, o que aliás vem conseguindo com todo o êxito, pois se há gente acomodada e sofredora, somos nós - os nortenhos.

Independentemente desta deplorável atitude colonialista, sempre pensei que o Norte poderia fazer um pouco melhor - e em muitos campos consegue fazê-lo - se houvesse menos queixas e mais espirito empreendedor. Por outras palavras, se deixássemos de esperar que tudo nos caia do céu por generosidade divina. Como dizia um meu antigo patrão " quem quer côcos trepa no coqueiro".

Foi precisamente o que fez a Universidade do Porto através da recente assinatura de um protocolo com o gigante informático IBM, destinado a criar o primeiro Centro de Estudos Avançados instalado em Portugal, que funcionará nas modernas instalações da Faculdade de Engenharia do Porto. Será orientado para a investigação aplicada à engenharia, desenvolvendo projectos para a própria IBM, em colaboração com outros prestigiados centros dessa empresa.

Já temos aqui no Porto outros centros de excelência, nomeadamente no sectos da Saúde. Este será mais um. Espera-se que os nossos especialistas estejam à altura das exigências, assim prestigiando a nossa cidade.


p.s. Porque vou estar "fora do ar" durante cerca de uma semana, quero desejar a todos os leitores deste blogue um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e prosperidade.

4 comentários:

  1. Caro Rui Farinas!

    Aqui e ali vão nascendo estes, "raros na região", centros de excelência que muito úteis são para o Porto!

    Para Si e para a Familia votos de Bom Natal e Novo Ano próspero e cheio de saúde, e se for possível com boas noticias para todos nós, Portuenses!

    Abraço,

    Renato

    ResponderEliminar
  2. Olá bom povo!
    N sei se já viram, possivelmente sim, este documento do diario da republica sobre a renovaçao da marginal ribeirinha de Lx para o centenario da republica em 2011. Eu aconselho a sua leitura para verem como o centralismo deste país é completamente vergonhoso! Quando a camara do Porto anda ás aranhas para reabilitar a zona historica do Porto, recorrendo a investimento privado, Lx pelos vistos é a unica cidade q merece festejar a republica.

    O doc está aqui:

    http://dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09400/0265102663.pdf

    2011 tb lá devem ter o RedBull para dar outra cor ao centenário...
    Deviamos divulgar esta pouca vergonha pela blogosfera nortenha, para todos saberem como esta república trata uns como filhos e outros como enteados.

    ResponderEliminar
  3. Boas Festas para si também, amigo.

    Para outra vez, recomendo-lhe um pouco mais de discrição com este este tipo de informações.

    É que, Lisboa pode ler e lá se vai o Centro de Excelência...(para lá)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Nós aqui no Norte somos a massa cinzenta e damos os braços ao trabalho.

    Na capital do império são os espertos que aproveitam o trabalho
    dos outros para os roubar.

    "Viva Regionalização sem tachistas
    oportunistas".

    Um bom natal aos Ruis, Valente e Farinas,e a todos os comentadores deste Blog.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...