Queixamo-nos aqui no Norte, e com toda razão, que o Estado investe predominantemente no Vale do Tejo, destinando à nossa região apenas umas migalhas, não por razões de justa equidade, mas apenas para tentar manter-nos sossegados, o que aliás vem conseguindo com todo o êxito, pois se há gente acomodada e sofredora, somos nós - os nortenhos.
Independentemente desta deplorável atitude colonialista, sempre pensei que o Norte poderia fazer um pouco melhor - e em muitos campos consegue fazê-lo - se houvesse menos queixas e mais espirito empreendedor. Por outras palavras, se deixássemos de esperar que tudo nos caia do céu por generosidade divina. Como dizia um meu antigo patrão " quem quer côcos trepa no coqueiro".
Foi precisamente o que fez a Universidade do Porto através da recente assinatura de um protocolo com o gigante informático IBM, destinado a criar o primeiro Centro de Estudos Avançados instalado em Portugal, que funcionará nas modernas instalações da Faculdade de Engenharia do Porto. Será orientado para a investigação aplicada à engenharia, desenvolvendo projectos para a própria IBM, em colaboração com outros prestigiados centros dessa empresa.
Já temos aqui no Porto outros centros de excelência, nomeadamente no sectos da Saúde. Este será mais um. Espera-se que os nossos especialistas estejam à altura das exigências, assim prestigiando a nossa cidade.
p.s. Porque vou estar "fora do ar" durante cerca de uma semana, quero desejar a todos os leitores deste blogue um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e prosperidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Caro Rui Farinas!
ResponderEliminarAqui e ali vão nascendo estes, "raros na região", centros de excelência que muito úteis são para o Porto!
Para Si e para a Familia votos de Bom Natal e Novo Ano próspero e cheio de saúde, e se for possível com boas noticias para todos nós, Portuenses!
Abraço,
Renato
Olá bom povo!
ResponderEliminarN sei se já viram, possivelmente sim, este documento do diario da republica sobre a renovaçao da marginal ribeirinha de Lx para o centenario da republica em 2011. Eu aconselho a sua leitura para verem como o centralismo deste país é completamente vergonhoso! Quando a camara do Porto anda ás aranhas para reabilitar a zona historica do Porto, recorrendo a investimento privado, Lx pelos vistos é a unica cidade q merece festejar a republica.
O doc está aqui:
http://dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09400/0265102663.pdf
2011 tb lá devem ter o RedBull para dar outra cor ao centenário...
Deviamos divulgar esta pouca vergonha pela blogosfera nortenha, para todos saberem como esta república trata uns como filhos e outros como enteados.
Boas Festas para si também, amigo.
ResponderEliminarPara outra vez, recomendo-lhe um pouco mais de discrição com este este tipo de informações.
É que, Lisboa pode ler e lá se vai o Centro de Excelência...(para lá)
Um abraço
Nós aqui no Norte somos a massa cinzenta e damos os braços ao trabalho.
ResponderEliminarNa capital do império são os espertos que aproveitam o trabalho
dos outros para os roubar.
"Viva Regionalização sem tachistas
oportunistas".
Um bom natal aos Ruis, Valente e Farinas,e a todos os comentadores deste Blog.
O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.