22 janeiro, 2010

As Escutas, o YouTube e a PGR

Acho completamente ridículas as não notícias. A mais recente, a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República, é-me indiferente. Ou melhor, não o é totalmente, porque esta não notícia tem o "dom" de acentuar a tendência oportunista dos actuais protagonistas políticos. Se Manuel Alegre se dedicasse exclusivamente à poesia, que é a coisa que ele melhor sabe fazer , talvez conseguisse preservar a pouca credibilidade que ainda terá enquanto político. Mas, enfim, esqueçamos estes cromos.
Notícia relevante podia ser, por exemplo, a demissão do Procurador Geral da República a seu pedido [o que só lhe ficaria bem], ou por ordem superior. As alíneas a), b) e c), respectivamente, do Artº. 10º dos Estatutos da PGR indicam claramente as competências que lhe estão atribuídas, não restando a mínima dúvida - face à incapacidade por si revelada em vários assuntos - sobre a premência da sua demissão.
Ao senhor Procurador Geral têm de ser atribuídas responsabilidades sobre toda a pouca vergonha que se está a passar na Justiça nacional. Quando, se afirma publicamente, como ele o fez por várias ocasiões, que desconhece o que se passa com temas que deviam estar sob a sua alçada e total controlo, está-se a reconhecer a incapacidade para o desempenho de tão exigente cargo. Não é um reconhecimento assumido, é um reconhecimento induzido por manifesta ignorância, pela mais absoluta ausência da noção das suas obrigações, o que agrava o perigo para a paz social continuar no desempenho das funções.
Qualquer pessoa minimamente esclarecida perceberá que as sucessivas quebras ao segredo de Justiça só acontecem por uma razão, que é, existir dentro da estrutura do Ministério, alguém que tem acesso a informações secretas e as transmite para o exterior. Qualquer homem de instrução mediana, se fosse Procurador, já teria há muito percebido que o 1º. passo a dar seria "limpar" por dentro a estrutura do Ministério Público. Não será tarefa fácil, imaginámos, mas é precisamente pela complexidade destes cargos que é suposto estarem entregues a pessoas altamente qualificadas. Por isso é que lhes são conferidos tão elevados Poderes. Só o Presidente da República o pode exonerar. Ora este Procurador já revelou em muitos processos não ter "unhas" para o bom desempenho do lugar, ou, o que seria mais grave, estar condicionado por outros poderes ocultos, como o do Processo com o mesmo nome...
A divulgação pública no YouTube das escutas é a bôlha [bomba] que [quero crer e espero] acabará por lhe estourar nas mãos, porque coloca as mais altas instituições do Estado abaixo de uma Casa de Putas. Só nos resta a esperança do recurso às instituições de Justiça europeias, porque o circo por aqui está longe de terminar.
Há, seguramente gente, dentro do Ministério, que está ligada aos órgão de comunicação social e que é remunerada* para lhes facultar informação judicial sigilosa. Só pode. E ninguém, a começar pelos próprios media, parece interessado em vasculhar esta nódoa jurídica e social pelos alicerces, que estão neste caso no miolo do Ministério Público. Há, tem de haver, um pacto "de não agressão" estratégico entre os media e os conspiradores/bufos que estão a seu soldo dentro da Procuradoria, por isso o jornalismo de top anda pelas ruas da amargura. Estão todos comprometidos.
A devassa das escutas de Pinto da Costa só prova uma coisa: que ele, Pinto da Costa, está bem acima, intelectual e eticamente falando, deste bando de garôtos que nos "governam".
Ps. A propósito de garôtos. Os Brunos Pidás [pinhas galinhas criminosos urdidos pela pobreza] já foram condenados. Vinte e três anos de prisão. Muito bem senhores Juízes. E o senhor Dias Loureiro, e os pedófilos do Processo Casa Pia, foram para as Seichelles penar? Quantos anos pensam dar-lhes? Trinta? Talvez prisão perpétua, presumo. Façam o favor de propor à Assembleia da República mais uma revisão do Código Penal, porque em Portugal essa pena não existe mas estes casos justificam-na. Não concordam?
*Talvez esteja aqui a resposta que Medina Carreira precisa para as dúvidas que persistentemente tem levantado no programa de sábado à noite na SIC Notícias sobre o enriquecimento súbito de certo agentes políticos...

16 comentários:

  1. MEU CARO RUI VALENTE,
    AO SEU EXEMPLAR "ARTIGO" EU SÓ ACRESCENTARIA QUE NADA DISTO FOI INOCENTE E QUE O INTUITO FOI TÃO SÓ O DE ABAFAR AS VOZES QUE SE LEVANTAM CONTRA O ANDOR QUE LEVA O CLUBE DO REGIME... E TUDO ISTO FOI FEITO, MAIS UMA VEZ, COM O ALTO PATROCINIO DOS UGANDESES DA TRAVESSA DA QUEIMADA QUE AGORA SE FAZEM DE VIRGENS OFENDIDAS. NO QUE ME TOCA NUNCA ABDICAREI DE DEFENDER O NOSSO CLUBE E DENUNCIAR TODA A PODRIDÃO INSTALADA!
    PARABÉNS PELO BLOGUE E FORÇA PORTO!

    PORTISTA DE CASCAIS

    ResponderEliminar
  2. "O Caso Calabote" em livro meio século depois
    Data : 22-01-2010 - 1:00 Foto : DR



    “O Caso Calabote” chega às livrarias na próxima semana. O livro do jornalista João Queiroz, publicado pela editora Quidnovi, explica uma das maiores e mais duradouras polémicas do futebol português, 50 anos depois. Ao longo de 127 páginas, procura-se apurar os factos com valiosos testemunhos de quem acompanhou de perto um episódio pleno de controvérsia. A apresentação do livro será no próximo dia 7 de Fevereiro, pelas 17h30, na Livraria Bertrand, no centro comercial Dolce Vita Porto, junto ao Estádio do Dragão.

    Leia a nota introdutória do livro sobre "O Caso Calabote" na edição impressa do GRANDE PORTO, já nas bancas

    ResponderEliminar
  3. Cascais só tem encanto com muitos portistas lá "dantro"...

    Um abraço e tank you pela força

    ResponderEliminar
  4. Pros "Ugandeses" vale tudo ?!

    ResponderEliminar
  5. 18:01 - Futebol - Liga Sagres
    Benfica-FC Porto de 2008 teve incidentes no túnel

    O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de Dezembro que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga diz não ter conhecimento apesar das imagens o documentarem.

    Os incidentes desta época também ficaram registados estando as gravações na posse do Benfica e da Liga dos Clubes, que não as tornaram públicas.

    Nas imagens do jogo da segunda jornada da época passada, disputado a 30 de Agosto de 2008, logo após o final do jogo vê-se um elemento ligado ao Benfica a agredir a pontapé o team-manager do FC Porto, Acácio Valentim, gerando-se logo a seguir uma enorme confusão junto à entrada para o balneário do FC Porto, com praticamente toda a equipa dos dragões a sair do balneário e a envolver-se, no mínimo, numa enorme discussão com elementos aparentemente da segurança do Benfica.

    Nas imagens, que não têm som, percebe-se a exaltação, mas não se vê qualquer agressão, até porque o foco da discussão está fora do alcance das câmaras.

    Este episódio foi presenciado por pelo menos três agentes da polícia, que são visíveis nas imagens, pelo delegado da Liga Esmeraldo Augusto e por diversos elementos dos dois clubes, entre os quais Rui Costa, do Benfica, ou Reinaldo Teles, do FC Porto.

    Apesar dos incidentes a Liga não abriu qualquer procedimento disciplinar, tendo fonte do organismo dito à Lusa que não tomou conhecimento de quaisquer incidentes.

    Nas mesmas imagens a que a Lusa teve acesso, captadas na tarde de 30 de Agosto de 2008, horas antes do início da partida, vêem-se elementos do Benfica a levantarem o ângulo de uma das câmaras.

    Acácio Valentim, funcionário do FC Porto, é agredido com um pontapé nas costas por um elemento aparentemente da segurança do Benfica, que é imediatamente afastado, como se percebe pelas imagens captadas por uma outra câmara colocada a alguns metros de distância.

    O jogo Benfica-FC Porto da época 2008/09 disputou-se a 30 de Agosto de 2008, a contar para a segunda jornada da Liga e terminou empatado a um golo, numa partida que ficou assinalada pela agressão de um adepto do Benfica ao árbitro assistente.

    No jogo desta época, disputado a 20 de Dezembro, João Ferreira, a desempenhar as funções de quarto árbitro, deu ordem de expulsão a Hulk e Sapunaru por alegadamente terem agredido “stewards” em serviço no jogo.

    A Comissão Disciplinar da Liga, depois de receber os relatórios do árbitro, dos delegados e da polícia, suspendeu preventivamente os dois atletas, que aguardam o fim do processo disciplinar a que estão sujeitos.

    Fonte da Comissão Nacional de Protecção de Dados e juristas contactados pela Agência Lusa, a propósito da divulgação de imagens sistemas de videovigilância, disseram que as imagens captadas neste âmbito só podem ser usadas nos termos da lei penal”. Mas que “a responsabilidade do tratamento dos dados dessas imagens é do responsável pelo sistema de captação”.
    ojogo

    ResponderEliminar
  6. Como de costume, há dois pesos e duas medidas. Uma para o Porto e outra para os vermelhos da capital. Até quando o povo português irá fechar os olhos a esta "podridão"?

    ResponderEliminar
  7. zangado,

    o "povo" português não existe.

    ResponderEliminar
  8. Este estado de coisas já não é de agora. Mea culpa e culpa nossa que temos sido ordeiros de mais,é a história dos brandos costumes.
    Não sei porquê, mas tenho o feeling que mesmo para aqueles que duvidavam dos malefícios do centralismo arrogante,as coisas estão a ficar claras: ou lutámos com força à moda do PORTO ou somos comidos por lorpas.

    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. 1-Há um adjunto do PGR que se chama João Correia.
    2-Há um advogado que esteve na Suíça a "defender" o benfica (em minúsculas) contra o FUTEBOL CLUBE DO PORTO, ainda não há muito. tempo,e que se chama João Correia.
    3-Parece ser o mesmo, não? E é!
    4-O benfica(outra vez...)colocou na Internet o nome do site onde se poderia ouvir as escutas.
    5-O sr. PGR (devia ser também em minúsculas)disse que iria mandar fazer um inquérito para saber quem quebrou o segredo de justiça.
    6-Mas o sr. PGR não disse que ia pedir que lhe fizessem um desenho... e assim, é difícil...

    ResponderEliminar
  10. Liga admite abrir inquérito aos incidentes de 2008
    DIVULGAÇÃO DAS IMAGENS DO BENFICA-FC PORTO EM CAUSA
    _________

    Cuidado...

    Ninguém demite esta gente ?!

    ResponderEliminar
  11. Portuscalle 22 Jan 10 22:48 -

    Acabo de ler, no "conceituado" jornal desportivo Record, de 22/01, o seguinte:

    "Há poucas semanas, João Jorge Elias Martinho, que se constituiu assistente do processo originário mas que nunca compareceu em tribunal, requisitou ao Tribunal de Condomar, todos os CD's com as escutas do processo. Elias Martinho foi referido, em 2007, pela sua advogada Joana Pimenta, como "antigo dirigente do Benfica"".


    Requisita-se os CD's de um processo, seja ele qual for, será possível?.

    in Futebolar ("Escutas publicadas:O tiro na culatra dos benfiquistas")

    ResponderEliminar
  12. LAMPIÕES
    ABUTRES
    ESCUMALHA SICILIANA

    Isto é uma máfia que tudo faz para
    conseguir ser campeões a qualquer custo.
    Batem nos aeroportos a empresários,
    raptam jogadores,provocam e batem nos túneis,tentam alterar as imagens do túnel,incêndeiam camionetas,entram em programas TV desportivos no ar sem serem convidados,ficam a 24 pontos do campeonato e vão fazer queixinhas
    à UEFA,tiram fotografias com o
    1ºministro, com o líder do partido
    comunista, dizem que eles são Portugal,têm a liga, e árbitragem na mão. E tudo isto nas barbas de
    responsáveis políticos e desportivos que os levam ao colo.
    É caso para dizer, que merda de país é este !?....

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  13. Este pgr é um tipo impagável (para não dizer outra coisa)! Então anda a tv dos mouros a citar as escutas desde 2009 e sua excelência o procurador diz que vai saber quem enviou-as para o youTube!!!

    Não há nenhum artista aqui no Porto que coloque as escutas do orelhas a escolher árbitros, no mesmo youTube?

    Vamos pagar na mesma moeda! Para estes lisboetas tem que ser a justiça de quem com ferro mata, com ferro morre!

    Renato

    ResponderEliminar
  14. O FCP tem agora um trunfo fantastico as imagens de 2008 é só ir o mais rápidamente possivel com "elas" a tudo o que for entidade ?
    Depois de vermos 2008 e sabermos o que passou em 2009, qual é a conclusão mais obvia ?!...
    Temos todos é que nos "mexermos" e chamarmos as coisas pelos nomes ( Emboscadas ? ) ?

    ResponderEliminar
  15. Se o FCP pode recorrer às instncias Internacionais?? Não sei, provavelmente não.

    Mas pode talvez "internacionalizar" o assunto, tira-lo das fronteiras nacionais ( onde o "ar é muito viciado" ? ) ...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...