23 março, 2010

O futuro próximo de Jesualdo Ferreira

Mesmo sabendo que às terças-feiras o jornal A Bola publica excelentes crónicas do Miguel Sousa Tavares, que defende em terra hostil [como poucos], as cores do FCPorto, só através da Net é que sou capaz de as ler, já que, gastar o meu dinheiro com esse jornal, para mim, é o mesmo que fazer Hara-Kiri. É excessivo? Pois será, talvez, mas que querem, chateia-me só de pensar que estou a dar pérolas a porcos, nem que seja uma vez por semana. Chateia-me este hábito muito portuguesinho e permissivo de deixar o crime sem castigo. Vale-me a blogosfera portista, que se encarrega de me fazer chegar, de borla, as suas crónicas.
Apreciei o artigo desta semana do Miguel, naturalmente, por ser honesto e por me rever em quase tudo o que lá vem escrito. No entanto, resolvi retirar-lhe alguns excertos, dado ter ficado com a impressão de lhes descobrir algumas contradições. Comecemos pelos primeiros:
«Pinto da Costa e Adelino Caldeira eram a imagem exuberante da derrota.»
«O que eles vão fazer, porém, já todos sabemos: apresentar aos sócios a cabeça de Jesualdo Ferreira, para assim tentarem desviar as atenções dos erros próprios de que são responsáveis.»
Miguel Sousa Tavares até poderá ter razão para apontar erros a PdCosta e a Adelino Caldeira, pela política de contratações seguida esta época, mas não concordo com as suas profecias quando diz que eles [PdC e AC] "se preparam para apresentar aos sócios a cabeça de Jesualdo"... Já sei que o que vou dizer não é muito ortodoxo, mas se há alguém dentro da estrutura de um clube que pode influenciar a política de contratações, esse alguém é o treinador! Mas para isso, é preciso ousar, ser afirmativo, exigir,ter coragem para dizer não!
Vejamos. Jesualdo Ferreira foi convidado para trabalhar com o FCPorto, estabeleceu um contrato. Provavelmente, é de admitir, foram-lhe apresentadas condições. Além das remunerações, de prémios e objectivos, foi-lhe transmitida uma lista de jogadores para a constituição do plantel, ou então, exigiu-a, ele mesmo. Em qualquer dos casos, Jesualdo foi bem sucedido nas 3 primeiras épocas, o que não é coisa pouca, mas também em qualquer dos casos [bem sucedidos] continua a ser responsável pelos resultados desportivos. Porém, por alguma razão objectiva os adeptos [salvo raras excepções] nunca se convenceram totalmente desse sucesso. E, não me venham com estas análises simplistas que dão muito jeito à comunicação social anti-portista, que é por causa do seu benfiquismo. O José Mourinho também não era, nem é portista, e os adeptos adoravam-no! Boby Robson, idem, idem.
Às vezes, fico com a impressão que alguns adeptos seguem o raciocínio corporativista dos comentadores desportivos e de outros treinadores que tende sempre a proteger a imagem dos treinadores transferindo as responsabilidades do foro desportivo para cima das Direcções dos Clubes. Se há coisa que raramente faço, é proteger os mais poderosos, bem pelo contrário, mas no caso do FCPorto, manda a justiça dizer, que se o clube não foi gerido na perfeição, foi, pelo menos, muito melhor gerido que os clubes adversários, e neste caso, alguns adeptos parecem esquecer-se de contabilizar os muitos anos de sucesso que, com SAD ou sem ela, o clube conquistou. Ninguém está acima da crítica, nem mesmo Pinto da Costa, mas convém não soltar os cães todos ao mesmo tempo, num ano em que as coisas correm mal. Pergunto-me o que diriam alguns comentadores se Lisandro e Lucho estivessem ainda no plantel e os resultados fossem os que temos agora...
Além do mais, quando se trata de apontar espingardas, os ataques ao FCPorto vão preferencialmente para PdCosta, já se sabe, é por demais previsível. Mesmo quando ganha, continua a ser atacado pela comunicação social. Mas, os adeptos ainda não perceberam o veneno que por sistema os media anexam às notícias que envolvem o nosso clube. Sem darem por ela, são apanhados na ratoeira adoptando o discurso dos nossos adversários, e isso é deplorável. Depois, esquecem-se que, apesar da sua grande competência profissional, José Mourinho foi catapultado para a ribalta do futebol mundial no FCPorto, não no Sporting, no Benfica ou no União de Leiria! Há uma dívida de gratidão do FCPorto para com Mourinho, mas há-a também no sentido contrário.
Voltando à crónica do Miguel. Acrescenta: «O FCPorto não teve atitude nem futebol. Nem crença nem ciência.» Depois prossegue: «Jorge Jesus teve qualquer coisa de Mourinho, na confiança que soube dar aos jogadores, na coragem durante o jogo e no conhecimento perfeito do adversário que revelou ter.» Ora, aqui estou perfeitamente de acordo com o Miguel, mas é exactamente isso que falta ao Jesualdo, e até era desnecessário citar Mourinho, porque essas características num treinador são fundamentais para o futebol moderno. Se faltam jogadores, se a equipa está desfalcada, é nestas ocasiões difíceis que se descobrem os grandes líderes sem que contudo lhes deva exigir milagres. Numa época há a sorte e o azar, mas também há a boa gestão dos recursos humanos, ou então são os recursos humanos que não prestam. Não prestarão mesmo? Todos? Então porque os contrataram? Porque os aceitou Jesualdo? Falta uma 2ª. equipa ao plantel, e a primeira, deixou de jogar futebol só porque perdeu Lucho e Lisandro? Este diagnóstico não será demasiado cruel e injusto para os restantes 9 jogadores?
Nada tenho de pessoal contra JFerreira, estou-lhe grato porque atingiu excelentes objectivos em 3 épocas seguidas, por isso quero imediatamente afastada a ideia do crucifixo. Poupem-me por favor! Mas, bolas, temos de admitir [incluindo ele próprio] que este ano ele não esteve bem. Acontece, mas é assim. Porque também não custa nada inverter o sentido convencional da crítica. Se o treinador é elogiado quando é bem sucedido, se os epítetos de glória recaem sobre ele guindando-o para a fama e para a fortuna, porque razão nunca são reconhecidos na mesma proporção os méritos às direcções dos clubes? Nós já sabemos que não vivemos num país sério e democrático, e que o centralismo tem contribuído para desvirtuar os méritos do nosso clube, e isso é gravíssimo, mas não podemos é deixar-nos enganar pelos seus cantos de sereia. É de nossa obrigação, estarmos sempre alerta!
Agora, colocando-me no lugar de JFerreira, depois do descalabro no Algarve, o que eu faria era colocar o meu lugar à disposição deixando à SAD o peso da decisão de o manter até à Taça [se chegar à final]. A partir daí, acontecesse o que acontecesse, saía do FCPorto de cabeça levantada. Não o fazendo e se tiver o azar de perder a Taça, não só prejudicará o clube como afectará profundamente o prestígio até aqui conquistado e merecido. Ah, e a sua imagem de homem sério será inevitavelmente afectada.

13 comentários:

  1. Caro Rui, também li o artigo do Miguel e tal como você, concordo com muito do que diz, discordo da parte relativa a Adelino Caldeira, que vou "descascar" depois do jogo da Taça frente ao Rio Ave.
    Sobre o Jesualdo, compreendo o seu raciocínio, mas houve coisas na sua rectagurda que falharam e isso ele não teve culpa. Clube demasiado silencioso, sem dar aquele "grito" para fora e para dentro, que era normal nas situações difíceis, castigos, lesões, o avançado que tanta falta faz, que esteve no Porto e depois, estranhamente, foi embora, são atenuantes para Jesualdo. Uma coisa o Miguel não tem razão: nunca nos tempos de P.Costa, a cabeça do treinador foi servida de bandeja para culpar erros próprios. Aí e perante o que tem sido esta temporada, o que fazia o Miguel, ficava com o técnico?
    É pena que ele não fosse capaz de dizer isso, mas a tal "independência", tem estes custos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Vila Pouca,

    para mim, a maior asneira da SAD é a política de comunicação com a massa adepta que praticamente não existe. Mesmo admitindo as condicionantes de silêncio impostas por aquele catraio da Liga a PdC, haveria sempre de se encontrar uma forma de contornar o problema. Esse sim, é o principal erro da Direcção. Os outros vêm por acréscimo.

    Depois, a Direcção parece não ter bem a noção do efeito pernicioso que a ausência de comunicação com os adeptos pode gerar, o que pode dar azo a especulações e boatos de toda a espécie. Isso sim, é da responsabilidade da Direcção.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos,
    Sem entrar na história do " diz que disse, ou porque ouvi dizer", alguma coisa não bate certo no reino do Dragão. E seguramente não é só o treinador. Espero que as coisas melhorem para serenar os animos, mas o pior cego é aquele que não quer ver.
    Saudações Portistas.

    P.S: Quanto ao Caldeira, no comments!

    ResponderEliminar
  4. Prezado Rui, ainda não li o artigo do Miguel na sua totalidade porque ainda não o encontrei na Net, mas vou tentar encontrá-lo para quanto mais não seja ficar ao corrente.
    Quero desde já salientar que não obstante gostar de ler os seus textos acho que o Miguel por vezes exagera, ou seja, nem sempre vê bem o problema(acerta).
    Agora se me permite gostaria de emitir a minha opinião sobre o Jesualdo. Acho que é um treinador de nível médio. Não é por acaso que só obteve êxito aos 60 anos. A mim parece-me ser um treinador demasiado macio, incapaz de grandes rasgos.
    Na minha opinião o melhor treinador de todos os tempos no FCP e que pode servir de bitola para futuras contratações,foi o Pedroto (um exemplo), logo seguido do JMourinho e do Bob Robson.
    Alem destes tb tivemos alguns jeitosos: Flávio Costa, Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, António Oliveira,o próprio Jesualdo...etc.
    É certo que o Jesualdo conseguiu ganhar 3 campeonatos nacionais...
    mas analisando os acontecimentos passados e actuais pergunto-me se o sucesso do Jesualdo no FC Porto não se deveu mais ao demérito dos adversários do que ao mérito dele Jesualdo.
    Relativamente às contratações de jogadores feitas pela direcção do FCP, acho que neste momento se fizermos uma avaliação cuidada, as apostas positivas ainda são em maior número, mas as negativas já são bastantes. Pode-se dizer que os dirigentes acertaram nas contratações do Lucho, do Lisandro,do Fucile, do Álvaro Pereira, do Varela, do Falcao e agora do Rubem Micael. Em contra partida pelo menos para já, as do Valeri, do Tomás Costa e do Prediger, Mariano, e do Guarin, dificilmente se justificam, por serem jogadores de nível médio e como esses existem muitos em Portugal e até saídos da formação.

    Também gostaria de chamar a sua atenção para o facto dos lampeões esta época estarem melhor apetrechados do que nós Dragões.Têm melhor treinador, melhor equipa e melhor banco.
    É evidente que sou alérgico a certas gentes(detesto c.social) encarnadas, mas tenho de reconhecer mérito na acção do Jorge Jesus e na do Rui Costa.É que se fosse só a nível interno, eu até poderia considerar que estão a ser levados ao colo pelas arbitragens, mas infelizmente o mérito deles tb se manifesta a nível externo (Europa).

    Quanto à actual direcção. Acho que ou andam a dormir, ou estão distraídos.
    Para ser franco o único membro que me inspira confiança dada a sua experiência e competência é o Pinto da Costa.
    Até posso estar errado, mas pelo que vejo, os outros, podem ser bons gestores, grandes advogados...etc...agora quanto a conhecimentos sobre futebol e exigência de alta competição, não passavam no meu exame.
    Esta minha afirmação deve-se ao facto de ter assistido durante muitos anos a muitos treinos ministrados por muitos treinadores e aprendi a distinguir os bons dos medíocres, quanto a métodos de trabalho (poderia citar exemplos mas não quero ser demasiado extenso).

    Apesar de haver muita gente a referir que o problema é falta de motivação, tb acho e os últimos resultados provam que o Plantel está a ser mal preparado e mal treinado.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  5. em primeiro lugar os meus parabéns pela análise. a sensatez que tantas vezes parece afastada dos blogs por vezes surge com claridivência e frieza e é isso que leio aqui no Renovar o Porto, parabéns.
    tenho de concordar consigo, especialmente no fim da crónica, quando diz que Jesualdo deve colocar o lugar à disposição para evitar achincalhamento público, que não merece.

    cumprimentos,
    Jorge
    http://porta19.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Caro Dragão atento,

    obviamente que existem no historial portista outros treinadores de referência, e como diz, justamente, o José Maria Pedroto foi o mais carismático porque, ao contrário do Mourinho,foi uma espécie de trincheira avançada do Norte contra o Centralismo. Outro que atingiu o ponto mais alto da carreira no FCPorto, foi o Artur Jorge, que nos levou à conquista da 1ª Taça dos Campeões Europeus.

    Quanto a Jesualdo Ferreira, concordo consigo. Falta-lhe carisma, capacidade de liderança, de motivação. Depois, pessoalmente [é apenas a m/ opinião], nunca fui fâ do seu tipo de futebol. Mas, pronto, trabalhou com seriedade e venceu 3 cameonatos seguidos, temos de lhe reconhecer esse mérito.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge,

    Obrigado pelas suas palavras. Ainda bem que há gente como o amigo, que não vê só coisas excessivas nos meus posts. É sinal que continuo no bom caminho.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. A compra de JFerreira ao Boavista
    foi uma situação de ocasião olhando
    à saída extemporânea de
    Co Andriaanse (e bem na altura)mas ele nunca esteve nos planos do FCPorto.Ganhou três campeonatos! e depois,-ele apresenta algum futebol que se veja! e ainda come tudo que lhe dão, inventa até dizer chega.Cinco anos de contrato
    é uma eternidade.
    Mas o culpado principal no desastre
    deste ano, é o presidente que levianamente lhe prolongou o contrato por mais 2 anos.
    Também, quanto à compra de vários jogadores para oa FCPorto sem grande qualidade; houve ali uma Caldeirada.
    Não me parece que ele JF se demita
    mesmo depois do FCP lhe ter dado tudo o que ele hoje tem o dinheiro canta ou conta mais alto.

    O PORTO È GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  9. Rui, gostei imenso do seu comentário.
    Quero dizer-lhe que MST, sempre foi contra todos e a favor de todos, como todos nós que nestes três anos ouvimos dizer imensas pessoaA:
    que Jesualdo era um bom formador, um bom condutor de homens, que era respeitado no balneário (e isto eu sei que é verdade), construiu uma 3equipas com a prata da casa deu dinheiro como nenhum deu ao PC, e agora Jesualdo!!!!

    Aproveitando o que diz Albert Einstein

    Procura ser um homem
    de valor, em vez de ser
    um homem de sucesso

    Pois é Jesualdo tu és um homem de valor , 1ºnunca devias ter dado a cara por um apito dourado que não era teu, mas sim sofreste com ele, mas aguentaste, enfrentaste e até foste demasiado humilde quando na entrega daquele troféu “dizes que no porto todos ganham em conjunto”. Errado, não foste tu que ganhaste e os teus jogadores, porque deram a cara por um clube que estava a cair em descrédito.
    Um homem de valor, é honesto, leal e ajuda quem o ajuda a ele, por isso és um HOMEM DE VALOR.
    Um homem de sucesso, também és , mas para o ter sucesso , 1º as pessoas tem que cumprir aquilo que te prometeram, não se fazem omeletes sem ovos, 2º teres as pessoas que tu deste a cara poe elas ao teu lado (a onde estão?), 3º e agora dizem que deve colocar o lugar à disposição para evitar achincalhamento público, que não mereces!!!
    Jesualdo, se deste a cara por um clube que até a UEFA lhe quis fazer a folha e nesse mesmo ano chegaste aos quartos finais, perdendo com um golo que CR nunca mais vai marcar outro (a sorte faltou),e sais - te de cabeça erguida agora, ó vai-te embora, sim vem mas com todo o dinheiro que te devem e depois para teres o verdadeiro sucesso conta-nos o que se passou nos bastidores, verdades que nos público não sabemos, mas é demasiado honesto para o fazer eu sei...
    Rui, aproveito para lhe deixar aqui um link de alguém que sabe quem é este senhor
    http://www.rr.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=77&did=96568
    Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Caro Rui Valente!

    ..o José Maria Pedroto foi o mais carismático porque, ao contrário do Mourinho,foi uma espécie de trincheira avançada do Norte contra o Centralismo!

    Dou relevo à frase acima citada porque penso exactamente o mesmo.
    É isso mesmo, como refere!
    O Pedroto conseguiu nitidamente anular(pô-los em sentido) a facciosa/fundamentalista Comunicação Social afecta aos lampeões.

    A propósito informo o amigo que há uns tempos atrás (o ano passado) encontrei o Dr.Lourenço Pinto no café Ceuta e perguntei-lhe: como é que os fulanos do Benfica podem impunemente, tripodear, escamotear, falsear, a seu bel prazer e não lhes acontece nada! Ao que ele me respondeu que a Comunicação Social afecta aos tipos é muito poderosa.

    Outra coisa, afinal não consegui obter o artigo do Miguel em a bola.
    Tentei visioná-lo na Bola online, fiz uma busca mas não deu.

    Se o tiver agradeço que mo envie para o meu amonteiro39@gmail.com

    PF antes de publicar o meu comentário apague o meu e-mail. Obrigado

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. O CJ mantem os castigos.

    A AFP e a AFB deram roda livre ao Madail para formar o CJ e aquilo é só sensibilidades Lisboetas ???!!!

    ResponderEliminar
  12. Cara Laura,

    fico especialmente contente sempre que há uma senhora na caixa de comentários. Não, não interprete mal as minhas palavras, não é por resquícios de machismo mal resolvidos, é simplesmente porque gosto DA MULHER.
    Agora vamos ao que interessa. É visível e notório que a Laura é uma indefectível fã do JFerreira. Acho muito bem. A gratidão só lhe fica bem. Mas repare, eu não me sinto nada ingrato c/ JF. Sabe por quê? Porque já o escrevi inúmeras vezes e está patente também neste post.
    Agora, esses detalhes que a Laura parece conhecer melhor do que eu mas não explicita, isso é que já não sei. Mas se você sabe, diga-o por favor.
    A senhora sabe que PdCosta continua a ser atacado ferozmente pelos inimigos de sempre e deve saber também que tudo têm feito para o silenciar. Por isso, estranho que ainda não lhe tenha ocorrido que o facto de JFerreira ter dado a cara, não significa que o tenha feito por PdC, mas sim pelo Clube, o que, me parece perfeitamente normal. Se me disser que o clube devia ter delegado noutra pessoa a missão de comunicar durante o longo período de censura imposto por um escroque qualquer da Comissão Disciplinar da Liga, aí estarei completamente de acordo. Não me parece é que devámos enfatizar demasiado o facto de Jesualdo o ter feito. Afinal, o treinador também tem voz...
    O que me parece, é que a Laura se deixa melindrar por pouco. Que diabo, é pecado criticar um treinador sem lhe retirar os méritos pelos SUCESSOS alcançados ao serviço de um clube mas ter a franqueza de dizer que não aprecia o seu futebol nem lhe reconhece a liderança necessária para treinar um clube c/ as ambições do FCPorto?
    Se o que os meus olhos viram e o meu cérebro avaliou não agradou,sou obrigado a dizer o contrário?
    Entretanto, a Laura desvaloriza o ponto fulcral da polémica. Jesualdo não foi [que se saiba] coagido a assinar contrato com o FCP. Se as condições, jogadores, etc e tal, não lhe davam garantias para realizar o seu trabalho como queria, por que é que o aceitou?

    Não estará a Laura a atirar também para cima da SAD ou de PdC a responsabilidade dessa decisão? Isso é proteccionismo meramemnte emocional. Tanto A SAD como PdC cometeram erros, mas,e os sucessos de um passado ainda recente, já foram esquecidos? Também os devemos ao Jesualdo Ferreira? Ou, nstes casos, ainda insiste em
    lançar os louros todos para cima dos Mourinhos, dos Robsons, dos Fernandos Santos, sem dedicar um tímido obrigado à Direcção? Não haverá também algum discricionarismo da sua parte na distribuição dos méritos?
    Então, não acharia sensato e digno
    que JF colocasse o lugar à disposição nesta altura, quando pode pôr em causa o único troféu
    que ainda resta ao CLUBE para conquistar esta época, que é a Taça de Portugal? Então, primeiro está ele, depois o CLUBE. É assim?

    Desculpe, quero acreditar que seja portista, mas começo a pensar que é mais Jesualdista. Tenha paciência, gratidão sim, mas subjectividade não.

    PS.-Repare bem que, ao contrário do que M.Sousa Tavares pensa, estou convencido que se JF colocasse o lugar à disposição NESTE MOMENTO à Administração da SAD, não seria aceite. O ónus da decisão reverteria para a SAD e fosse qual fosse o desfecho da época, JFerreira saía em GRANDE!

    Saudações cordias e faça o favor de nos revisitar

    ResponderEliminar
  13. Rui, foi você que falou no escroque do ricardo costa? Então tome lá esta:« CJ reduz castigo de Hulk a três jogos e Sapunaru a quatro»

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...