22 março, 2010

O benfiquismo socrático

Tantos são os cambalachos a envolver o 1º. Ministro que é realisticamente improvável estar inocente em todos eles. Essa, é a razão pela qual, a discussão técnica das performances governativas deixou de me interessar. Num país completamente virado ao avesso, chega a ser ridículo falar das questões de pormenor da accção governativa, como fazem os jornais com aquela brincadeira das setas para cima ou para baixo... O carácter e a honra, são as primeiras prerrogativas que um governante deve ter, e logo a seguir vem a competência. Sem as duas primeiras, a competência pode ser mal direccionada o que equivale a dizer que pode beneficiar o próprio, mas com prejuízo para o país.
Para mim, repito, até prova em contrário, a política em Portugal é uma fraude, uma aldrabice repetida, e enquanto tal, a minha única preocupação é saber quando é que nos podemos livrar do modelo.
Como se isto não sobrasse, o senhor Sócrates encarregou-se de levantar a fasquia da sua mediocridade, quando disse, com toda a naturalidade do mundo que, era adepto do Benfica e que os portistas não lhe podiam levar a mal por preferir que o Benfica vencesse a Taça da Liga, esse troféu expressamente inventado para o seu clube de coração poder ganhar qualquer coisa.
Pois se assim é, senhor Sócrates, também não me leve a mal por não lhe reconhecer a mínima categoria para ser 1º Ministro. Desculpe, mas se a fortuna me desse o ensejo de necessitar de um motorista, não me leve a mal, mas nunca o escolheria a si. Não é por nada, mas gosto de andar sempre com gasolina no depósito...

10 comentários:

  1. Este sócrates tem a sensibilidade e o tacto de um elefante dentro duma loja de cristais!
    Claro que eu lhe perdoaria o facto de preferir que o bêfique ganhasse a taça!Mas desde que a besta como figura publica e representante de todos os portugueses ficasse calado e guardasse a merda da sua opinião para si!
    Enfim,por aqui se vê a razão e o motivo pelos quais o clube da galinha faz o que faz e fica impune!

    ResponderEliminar
  2. Adorei aquela parte em ele diz: "espero que os portistas não levem a mal..."

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu, portista não levo a mal. Até fico feliz por não pertencer, de nenhuma forma, aos grupos onde este "senhor" se integra.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Rui Valente

    digámos que é o costume.
    mas que o sr podia ter dito qualquer coisa como
    "que ganhe o melhor",
    aí sim.
    no problema.
    quanto ao resto!!!

    Biba o Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. já o ditado antigo diz: diz-me com quem andas dir-te-ei quem és......

    E somos nós governados por estas "pessoas"!!!!

    ResponderEliminar
  6. Sr 1º ministro você ser benfiquista
    nem aquece nem arrefece, mas já me
    chteia é a sua descaradez de estar a tirar dinheiros ao Norte para meter na capital do império.
    Mas também lhe digo: que devia ter
    vergonha e ser responsável olhando cargo que ocupa e abster-se de dar
    resposta.Mas também não me admira nada da lata que tem; porque como
    1º ministro já ter tirado lado a lado fotografias com o presidente do seu clube; de quem se diz tanta coisa!...embora você também tenha rabos de palha.
    A BEM DA NAÇÂO.

    O PORTO È GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  7. Jose António Ferreira23/03/10, 15:46

    Este Sócrates é da estirpe de outros benficas,tem rabos de palha que não acabam.

    ResponderEliminar
  8. Marquês de Pombal24/03/10, 09:25

    Sr Valente, duvido que abomine mais o Sócrates do que eu que faço um escrutínio político contínuo ao indivíduo e nele vejo o coveiro do país; contudo, se não sabe, o dito cujo nasceu perto de Gaia e seria tão descabido quanto injusto dizer que os nortenhos produzem só gente desta estirpe. O menor dos pecados do homem é ser benfiquista! Ou acha o senhor que os portuenses benfiquistas são uma raça a abater? Por favor, sr Valente, uma pessoa inteligente como o sr não se deve deixar contaminar pelo futebol que deve ser competição saudável e festa. Para outras funções, haverá outros lugares.

    ResponderEliminar
  9. Caro Marquês de Pombal,

    é a 2ª . vez em poucos dias que deixa aqui os seus comentários de forma civilizada e, como pode constatar, não o censuro por ser benfiquista. O problema, é que se começarmos a dar lastro às nossas opiniões, se calhar a única coisa que nos afastará é a clubite. E digo clubite sem prazer, porque acho que apesar das semelhanças das palavras, clubite e clubismo não são bem a mema coisa. A clubite impede-nos, a si[e talvez também a mim], de separarmos a rivalidade futebolística da política. Mas a clubite não nasceu do nada. Tem uma fonte extra-futebol, chama-se comunicação social. Sectária e centralista!

    Ainda no Domingo no Algarve pudemos ver as câmaras de televisão exclusivamente apontadas para os adeptos do FCPorto em manifesta intenção de apontar "os culpados", mas quando os repórteres buscavam opiniões sobre os desacatos iam recolhê-las junto dos adeptos benfiquistas... É isto, meu caro, esta arbitrariedade dos media centralistas que gera a maior violência. Sabia?

    Porque, quando você diz que abomina tanto Sócrates como eu, dispensa-se contudo de comentar as palavras de um 1º. Ministro na véspera de uma final entre equipas do mesmo país a apoiar uma delas, e isso, um 1º. Ministro minimamente sensato nunca o teria feito. Ele colocou-se ao nível do comum cidadão e foi por isso que me dei à liberdade de manifestar publicamente a minha opinião sobre ele, afirmando que nem para meu motorista o queria.

    Os benfiquistas do Porto têm uma tendência curiosa. Gostam que se lhes reconheça a sua ligação afectiva à cidade, mas na prática acabam por prejudicá-la.

    Sei que Rui Rio ganhou as eleições também com os votos de alguns adeptos portistas que só agora [passados 8 anos!!!] parecem sair da letargia em que se deixaram cair, mas não duvido que uma grande percentagem dos votos de Rui Rio foram colocados nas urnas por benfiquistas. E veja só como está agora a cidade! Como está fisica e finaceiramente! Uma miséria! Pois se Rui Rio foi o Presidente que quiseram, então agradeçam-lhe as benfeitorias, que suponho, para os seus apoiantes, devem ser extraordinárias...

    Mais. Não vi nem ouvi, nenhuma figura pública benfiquista a incomodar-se com a pouca vergonha do Apito Dourado. Todos, mas todos mesmo, ficaram caladinhos ou a aplaudir a asquerosa caça ao homem que foi movida a Pinto da Costa e no entanto, nada de substancial conseguiram provar. Esqueceram-se que com isso, o Porto através da sua maior instituição que é o FCPorto, andou nas bocas do Mundo pelas piores razões. E afinal... Nada! Só inveja, pura conspiração.
    Meu caro, eu vivi em Lisboa, em Paris, mas não troco o Porto por nada. Gosto da terra onde nasci, brinquei, estudei e cresci. Gosto desta gente, da pronúncia do Norte,de gente que gosta do que lhe é próximo, que não se deixa hipnotizar por encantos de fora, que prefere a prata da casa. Isso é bairrismo? E depois, que mal tem isso? Se os lisboetas não são bairristas o que é que os distingue de nós? A gula, a inveja, o querer até o pouco que temos? E a culpa é nossa? Isso é que é espantoso! Nós [eu estarei incluído] somos masoquistas. Deve estar aqui a diferença, não?
    Tenha paciência, mas há coisas que foram feitas ao Porto que nunca esquecerei e para mim o Porto é também (e muito) FClube do Porto. Não é, disso pode estar certo, Lisboa. O Porto é os Clérigos, as Universidades, é o Coliseu, A Casa da Música, A Sé, o Futebol do Porto, o Boavista e mais agora do que antes o Salgueiros. O Porto é tudo isto, excepto Benfica. Os adeptos do Benfica, têm todo o direito de cá viver e de serem felizes, mas em matéria de futebol deviam, no mínimo, saber respeitar o clube com AS RAIZES MAIS ENTRANHADAS NA CIDADE. E esse CLUBE é só um: chama-se FCPorto.

    ResponderEliminar
  10. Marquês de Pombal24/03/10, 12:51

    Sr Valente, não quero discutir futebol consigo, nada entendo de clubites ou algo que lhe valha. Contudo , devo esclarecê-lo que o clube da minha afeição é cá do burgo e sempre me orgulhei por vê-lo à margem de guerras extra-futebol. Nestes casos é difícil saber quem atirou a primeira pedra e em confonto dialético discutiríam horas a fio. Prefiro ver o desporto como festa e em que a vitória seja um prémio de mérito , que só as incidências próprias do jogo prevaleçam. Prefiro pensar que as secções de bilhar do FCP e SLB confraternizem antes dos encontros e se despeçam (independentemente do resultado) com nova confraternização e vontade de um reencontro próximo. Mas enfim, é a minha perspectiva, que sabe em que patamar deve colocar o desporto. Continuação de bons "posts" e obrigado pela honra de poder participar neste blogue.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...