08 abril, 2010

Lugar de Pinto da Costa gera formigueiro pandémico

Ando tão enojado com a política e com quem dela se aproveita para fazer fortuna que, à falta de um bom pau de marmeleiro para os meter na ordem, prefiro falar de outros assuntos. Ainda me incomoda mais quem defende as chamadas elites de colarinho branco que mais não são do que criminosos credenciados pelo poder para exercerem as suas lucrativas actividades ao abrigo de uma investigação policial que se preze. São as chamadas elites de merda [perdoem-me o grosseiro desabafo]!
Apesar de tudo, não sendo o futebol um mundo de virtudes, prefiro falar sobre ele. Ora, vamos a isso.

Paira no ar, mais propriamente na blogosfera portista, um clima de agitação àcerca da continuidade de Pinto da Costa na Presidência do FCPorto que me começa a preocupar. Não conheço o senhor Pinto da Costa a não ser enquanto dirigente do FCPorto, portanto, não é na qualidade de amigo ou conhecido que falo dele. Estou portanto à vontade para dizer que me preocupam sim, as vozes que, pressentindo o desaire da época futebolística decidiram vestir a roupa dos nossos adversários desatando a reclamar a sua substituição. Gente vulnerável esta. Bastou uma época menos conseguida para logo colocarem em causa a saúde mental de PdCosta.
Num ápice, ficaram para os confins da memória os ainda recentes anos de glórias, que nem o mais optimista alguma vez sonharia! Esqueceram-se que só no futebol e sem os mesmos recursos dos grandes clubes europeus, o FCPorto, pelas mãos de PdCosta, foi campeão europeu e mundial, duas vezes! Esqueceram-se de que, em mais nenhuma área, Portugal consegue equiparar-se com igual projecção aos melhores da Europa. Esqueceram-se das medíocres prestações governativas, do subdesenvolvimento económico e social do país, dos salários terceiro mundistas, do desemprego galopante, das vigarices escandalosas praticadas por homens ligados ao Poder, da lazarenta gestão camarária, das conspirações centralistas, dos cineastas viperinos, das escutas, dos apitos, dos processos nos tribunais, da ignomínia justiceira da Liga, das arbitrariedades, das injustiças. De tudo se esqueceram estes portistas de ocasião.
É claro, todos sabemos que ninguém é insubstituível, que um dia chegará que PdCosta terá inevitavelmente que dar o lugar a outro, mas por quê tanta ansiedade? Eu também não gostei do futebol praticado este ano, mas o treinador é o mesmo que ganhou 3 campeonatos seguidos, e no entanto, nunca apreciei o futebol de Jesualdo, e foi a ele que dirigi as minhas críticas. Não por ser mais fácil, mas porque no campo, é ele quem decide. Disse-o aqui este ano que não me importaria de "engolir" outro sapo se o FCPorto fosse campeão, mas reconheci-lhe o mérito por ter alcançado os objectivos. Todos percebem o que quero dizer, não vale a pena contra argumentar. Há êxitos que convencem e outros não. Foi o caso.
Palpita-me que no FCPorto já se perfilam putativos candidatos a qualquer coisa. O que lhes interessa agora é sacudir a água do capote para marcar posições. Palpita-me que, para desgosto dos portistas forever, um dia destes [que espero esteja longe] ainda vamos assistir à versão portista dos Vales e Azevedos* e Filipes Vieiras.

*Este vigarista continua a brincar às escondidas com a "Justiça" portuguesa e todos continuam a assobiar para o lado, incluindo os sempre atentos jornalistas. Já imaginaram o que seria se ele se chamasse Pinto da Costa?

32 comentários:

  1. Perfilho, na generalidade, com o conteúdo da opinião aqui expressa, concretamente no que ao presidente Pinto da Costa respeita. A sua sabedoria aconselha-lo-à quando chegar a hora da retirada. Estou certo de que o seu carácter de lider jamais aceitaria permanecer nas funções abrigado na gratidão que a família portista lhe dedica em função da sua carreira de vítórias sem paralelo.
    Prouvera a Deus que, alguns ainda jovens, vivessem o suficiente para terem oportunidade de, neste século, compararem Jorge Nuno Pinto da Costa a um outro presidente que lhe venha a suceder!.
    Dragão, Sempre!

    ResponderEliminar
  2. Ou PDC deixa bem preparado um sucessor que seja consensual ou então vamos passar mais uns 19 anos a penar e a fazer as figuras dos clubes da 2ª circular.
    Espero que PC tenha esse bom senso.
    Quanto à blogosfera e aos ataques a PC são de gente sem memória, mal agradecidos.
    Claro que nem tudo são rosas na sua gestão e deve ser construtivamente criticado. Mas daí à ingratidão!!!!

    ResponderEliminar
  3. ...mas esses putativos candidatos, têm agora uma ocasião de ouro, ao candidatarem-se à presidência, e tornarem claro os seus projectos.
    Infelizmente aquilo que vou vendo, nas suas públicas declarações, é de gente recalcada, sem conteúdos, e que nem sequer se respeitam, ao deixarem-se instrumentalizar por gente despida de carácter, mas muito protectora das "fontes"...
    Mais uma acta que se perde para a história!

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui, o F.C.Porto tem o melhor dirigente desportivo da história do futebol português, com tudo o que isso representa, esse dirigente está na planitude de todas as suas faculdades, mantem a mesma vontade, determinação e entusiasmo...apoiá-lo é muito mais que gratidão é a decisão certa é única decisão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu agradeço muito esta janela de discussão que o Rui Valente abriu, ela permite esclarecer, se o Rui deixar -ao contrário do que acontece em outros espaços- e colocar algumas pequenas questões...Primeiro, não creio que aja um clima generalizado de crispação a rodear a recandidatura de JNPintodaCosta, se existe digam-me onde ela está assim tão evidente para que eu me identifique melhor...Eu, decidi tomar uma posição quanto à notícia dessa recandidatura, opção que foi igual à que sempre tomei, se quiserem saber mais, leiam o que eu escrevi ao longo de quase três anos no "PortistasdeBancada" ou no "BiboPortoCarago" perceberão bem que é verdade aquilo que estou a dizer e provoquei uma reacção inusitadamente violenta...Se houve alguma agitação, ela foi muito particularizada e surgiu exactamente de um "sector" que é completamente fechado ao exterior, fanático, intolerante, inculto e trauliteiro...Eu gostava de pensar que quando se abre um espaço de diálogo é para manter diálogo e não, para dizer missa ou alimentar dogmas...Não tenho que me deslocar a nenhum espaço particular para adquirir maturidade ou levar aulas de catequese, tenho cinquenta e muitos anos não preciso de lições de religião e moral, especialmente se os professores proponentes não têm nenhuma qualidade para as poder dar...Eu acredito na Liberdade, acredito na tolerância, acredito na evolução, se estivesse no mesmo patamar em que "muitos" se encontram ainda, encontrar-me-ia talvez no Paleolítico ou no Magalhães Lemos...Mas o que eu disse e repito aqui:
    "não adianta muito estar a desenvolver o meu raciocínio, alguns perceberão, outros não, muitos não querem saber da argumentação seja ela qual for, querem resultados, eu prefiro perder um jogo que ganha-lo com um golo marcado com a mão...Se isso não é significativo então não sei o que te dizer...O "portismo" ou outra inclinação afectiva qualquer, é algo que vem de dentro claro, mas não é respondido de forma igual por todos, uns enobrecem esse sentimento, abrilhantam-no, outros obscurecem-no e diminuem-no...E eu neste patamar, pretendo recuperar valores que enobreçam o Clube, não pretendo coleccionar triunfos ou ultrapassar alguém, embora goste e muito de ser ganhador...Devo reconhecer o mérito e o trabalho de muitos -já o fiz imensas vezes-, mas desejo que melhorem sempre e esse objectivo não se compadece com a manutenção de rótulos ou comportamentos já muito gastos..."
    pode ofender alguém com bom senso?
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  6. LABAREDAS


    São tão ridículos...

    Quando as decisões são contrárias à sua cegueira clubística e ao ódio ao FC Porto, tudo serve para desacreditar acórdãos que corrigem aberrações. Ainda recentemente, a propósito de um episódio com um jogador do Hamburgo, João Querido Manha vaticinou e previu sobre penas, sempre com Hulk e Sapunaru no pensamento (irra, que passam as 24 horas do dia a pensar nos Dragões...). Na Alemanha é que é, o jogador teve azar, em Portugal seria entronizado... A manha do costume!

    Sabe-se agora que Guerrero foi suspenso por cinco jogos, depois de ter atingido um adepto com uma garrafa. O Labaredas espera pacientemente pela reacção deste «teórico» do Record ou pela próxima teoria da conspiração (não terá sido assim para beneficiar as posições do FC Porto?!?). Até lá fica uma certeza: jamais vamos ver um Manha (ou um Delgado, um Guerra ou um Serpa) a teorizar acerca dos quatro dias que decorreram entre o acto e a sentença da federação alemã. Isso, seguramente, não interessa nada...

    Site do FCP

    ResponderEliminar
  7. Os Vieiristas hoje têm de meter a viola ao saco... Não aparece todos os dias um Pinto da Costa que colocou a sua equipa a vencer no estrangeiro, tendo conquistado todas, todas, as grandes competições.
    Na hora, depois dos 4 na terra dos Beatles... só resta confirmar:
    Lá fora não há túneis... Agora o Jesus tem de esconder a mão dos quatro dedos... enquanto lhe levantamos outra com o do meio, da nossa mão...!

    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Quem um dia suceder a PC (espero que esse dia ainda venha longe) tem de estar preparado para no dia seguinte à sua eleição começar o clima (e não só) de "perseguição" à sua pessoa (isto se não for nenhum "vendido" ).

    ResponderEliminar
  9. Agrada-me este espaço de discussão saudável e democrática.
    A figura de Jorge Nuno Pinto da Costa,é e será sempre incomparável, ponto final!
    A sua sucessão será caso a ver no futuro,o tempo e a sua vontade o dirá.
    Como Portista, Portuense e Tripeiro,gosto de lugares de discussão sem imposição de vontades expressas.
    Por isso continuo a ler e sentir o Renovar o Porto(Gaia) e deixei de ler blogues fundamentalistas, tanto pró como não pró Pinto da Costa. Para mim discussão estéril, para alguns apenas para ter protagonismo.

    Saudações Portistas e continuem o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  10. Acho que todos concordamos com a continuidade de Pinto da Costa na presidência do clube/SAD.

    Agora, o que alguns não concordam, entre os quais me incluo, é com a ideia de lista única, que se perpetua, sem exame sério ao seu desempenho.

    O FC Porto não pode ser apenas Pinto da Costa & Cia., se bem que este(s) tenha(m) dado tudo ao FC Porto nos últimos 30 anos.

    O FC Porto beneficiaria, em minha opinião, de ideias alternativas, de debate, diálogo e discussão, em lugar e tempo próprios: as eleições dos orgãos sociais do clube.

    Mas a apatia geral do zé povinho e o medo de uma mais que certa derrota amarga, impedem os potenciais candidatos de avançar contra PdC.

    E é pena, porque assim todos perdem, mesmo esses que mais tarde, no pós-PdC, se desunharão como gatos dentro de um saco, por ter um pézinho que seja na Direcção.

    Oposição, a aparecer, era agora, contra toda a esperança e expectativa, com a certeza da derrota mas com a satisfação de ter contribuido para o crescimento do clube com novas ideias e projectos.

    ResponderEliminar
  11. R.M.Silva da Costa,

    Só para o saudar e lhe agradecer a visita.

    Volte sempre, mesmo discordando das nossas opiniões.

    um abraço para si

    ResponderEliminar
  12. hmocc:

    «Acho que todos concordamos com a continuidade de Pinto da Costa na presidência do clube/SAD.

    Agora, o que alguns não concordam, entre os quais me incluo, é com a ideia de lista única, que se perpetua, sem exame sério ao seu desempenho.»

    Isso, meu caro, deve ser colocado em Assembleia. Dentro do clube deverá sempre prevalecer a transparência. O pior, são os oportunistas que a reclamam e depois se servem dela para seu próprio proveito.

    ResponderEliminar
  13. Rui Valente disse...
    Viva Meireles, seja benvindo!

    Pela parte que me cabe, concordo consigo quando diz que um espaço de opinião é para manter o diálogo "e não para dizer missa ou alimentar dogmas". Só discordo, é que, entre pessoas que estão ligadas a um mesmo símbolo e a um símbolo tão apaixonante como é o do nosso clube, a diferença de opiniões relativamente à liderança de PdC se manifeste em público e extemporaneamente, sem aparente justificação. E isto não é dogmático, é uma questão de prudência.
    A memória portista devia servir também para os prevenir de erros alheios. Os nossos directos adversários fartaram-se de dar tiros nos pés e nós estamos a resvalar para a mesma asneira. Não há homens providentes, há líderes, mas líderes, há poucos. Veja na política o deserto que há.
    Os n/ adversários passaram anos a desperdiçar energias c/ fanfarronices, com intrigas, enquanto PdCosta levava o FCPorto a uma sucessão de êxitos desportivos sem paralelo para a história do clube. Mas, para isso, percebeu que tinha de criar uma blindagem, de se proteger dos "inimigos". Enquanto a comunicação social adjectiva a estratégia de falta de liberdade democrática, para nós [Clube]foi um escudo protector para todo o tipo de intrusões e especulações. E mesmo assim, sabe o que nos fizeram...
    Sem desprezo pela tese da renovação ou pela alternancia do Poder, olho para o currículo de PdC, para o tempo maioritariamente vitorioso que conta ao serviço do clube e não vislumbro [até ver] nenhuma OBJECTIVIDADE na necessidade de o substituir. Depois, considero má ideia abrir este tipo de debate num momento em que o clube mais precisa de se unir. É um contra senso que aponto e estendo a outros sectores da vida pública. À política, por exemplo. Dentro dos próprios partidos, a pretexto da liberdade de opinião, repare, passam a vida é a procurar o melhor lugar ao Sol. Mas isso não é governar, é oportunismo.
    Para terminar, estes pareceres patéticos de alguns bloguistas ditos portistas,são o melhor que podíamos fazer aos nossos adversários. Isto para eles é uma pérola! E, pessoalmente, não estou disposto a colaborar com esse circo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Rui Valente:
    "Só discordo, é que, entre pessoas que estão ligadas a um mesmo símbolo e a um símbolo tão apaixonante como é o do nosso clube, a diferença de opiniões relativamente à liderança de PdC se manifeste em público e extemporaneamente, sem aparente justificação. E isto não é dogmático, é uma questão de prudência."

    -Eu não sabia o que queria dizer com estas palavras, mas provavelmente terão a ver com mais uma "mensagem" do "dito cujo" a propor um "encontro" que acabo de receber, do que com a discussão propriamente dita...Repito, há pessoas que não se sabem comportar como gente...Acho que uma discussão séria não deve ser escondida de ninguém, cada um argumenta com as armas que tem e dispõe e ponto final, deve existir sempre é educação que é coisa que muitos não têm nem vão poder ter..Alguns gostam de utilizar os métodos e argumentos do tempo do fascismo, de preferência a cacetada! Não são adeptos, são Legionários!...

    ResponderEliminar
  15. Caro Rui, toda a tolerância do mundo, para os esquizofrénicos, os paranoicos, os perturbados e os doentes mentais, pois como diz a Bíblia: "Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles será o Reino dos Céus".

    Quanto ao resto, nada para bates boca. Os homens quando são homens de verdade e se CONHECEM, discutem os problemas cara a cara, olhos nos olhos e não se refugiam cobardemente, atrás de um computador.

    Rui, você desculpe trazer isto ao seu blog, mas não podia permitir, que esse tipinho, mesmo sem nunca citar o meu nome, viesse com conversas que só a ele e a mim dizem respeito. Como você permite os comentários dele, espero que publique este meu, que, prometo, é o último.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Meus caros,

    Tanto azedume "de parte a parte" não tem explicação.

    Façam o favor de ultrapassar essas divergências em nome do FCPorto. Okey?

    Um abraço a ambos

    PS-Sem querer "desempatar", não esqueço que o Vila Pouca se empenhou sinceramente em aproximar-nos. Não me parece sensato que um mal entendido, uma pontual discórdia venha agora afastar-nos.

    ResponderEliminar
  17. Caro Jorge Aragão,

    o amigo, passa por aqui amiúde e eu raramente lhe respondo. Não tome isso como uma descortesia, é sinal de que concordo com o que escreve.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Meireles,

    tomei a liberdade de não publicar o seu último comentário por não se enquadrar no tema em discussão.

    Não quero que o Renovar o Porto se transforme num fórum de desavenças entre pessoas que eram amigas até há bem pouco tempo. Lamento que as posições tenham sido extremadas a este ponto. Sinceramente, parece-me excessivo.

    Deixemos a acidez para os vermelhos, para o centralismo e para esta canalhada que desgoverna o país. É para esses que nos devemos virar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Victor Sousa, Armando Pinto e Luís,

    o que disse ao Jorge Aragão,aplica-se a vocês.

    A polémica dá audiências, mas eu prefiro a concórdia entre famílias. E a família portuense é só uma: a do FCPorto!

    Com especial respeito pelos boavisteiros e neo-salgueiristas [aqueles que não gostam do hino que fala de Abutres e ratos de esgoto...]

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. O Rui Valente faz do seu espaço o que muito bem entender, eu por mim nada tenho contra si ou outras pessoas que por aqui passam, se decidir publicar tudo bem, se decidir cortar o comentário tal como o fez anteriormente, tem toda a legitimidade para o fazer, a casa é sua pode dispor dela a seu belo prazer...

    ResponderEliminar
  21. Caro Rui,

    O PORTO acima de tudo!

    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  22. Amigo Rui Valente, venho aqui quase todos os dias, é um Blog excelente em defesa da nossa região, com temas e ideias muito interessantes e importantes e com o qual me identifico. Nem sempre comento, às vezes por falta de tempo.
    Não se preocupe com as respostas e agradeço-lhe a atenção.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Prezado Rui!

    Saliento este parágrafo do seu discurso porque me parece importante e estou totalmente de acordo com ele. Inclusive, admiro a sua visão da política que se pratica em Portugal.

    ...Esqueceram-se que só no futebol e sem os mesmos recursos dos grandes clubes europeus, o FCPorto, pelas mãos de PdaCosta, foi campeão europeu e mundial, duas vezes! Esqueceram-se de que, em mais nenhuma área, Portugal consegue equiparar-se com igual projecção aos melhores da Europa. Esqueceram-se das medíocres prestações governativas, do subdesenvolvimento económico e social do país, dos salários terceiro mundistas, do desemprego galopante, das vigarices escandalosas praticadas por homens ligados ao Poder, da lazarenta gestão camarária, das conspirações centralistas, dos cineastas viperinos, das escutas, dos apitos, dos processos nos tribunais, da ignomínia justiceira da Liga, das arbitrariedades, das injustiças. De tudo se esqueceram estes portistas de ocasião.

    "Quanto ao presidente do FC Porto, também me parece que ainda está para nascer quem seja capaz de fazer melhor do que ele"!
    Gostaria no entanto de fazer uma ou duas ressalvas, porque ele não está totalmente isento de culpas.
    No ano do Trapattoni os lampeões foram campeões porque ele nessa altura se envolveu com a pseudo-escritora e devido ao facto descurou os interesses do Clube.
    E por causa desse affaire o que os portistas têm sofrido, meu Deus!
    Actualmente, e segundo uma certa Comunicação Social ele com 72 anos, anda envolvido com uma mocinha de 23. É claro que não tenho nada com a vida particular do homem, porem parece-me que pelo menos em atenção à D.a Filomena o PdaCosta devia procurar ser mais discreto...é que esta situação cheira-me a "deja vu". Não será por acaso que estamos a ter uma época menos conseguida.

    PF gostaria de saber o que pensa sobre estes aspectos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. Dragaoatento:

    Digamos que o "calcanhar d'Aquiles" de PdC são as mulheres.

    As mulheres, no plural... Ninguém é perfeito, meu caro.

    ResponderEliminar
  25. Para quem quiser e souber ler:

    "Se estivéssemos para ser campeões, 99% de certezas que não me recandidataria. Sendo assim, recandidato-me. Podiam dizer que era para fugir às responsabilidades..."
    Pinto da Costa, na Casa do FC Porto da Trofa, 09/04/2010"

    ResponderEliminar
  26. Meireles,

    PdCosta: o bom "malandro"! O argumento é aceitável!

    ResponderEliminar
  27. O argumento é aceitável e é dele, não é meu...

    ResponderEliminar
  28. Pois é, foi assim que o entendi, não disse que era seu.

    ResponderEliminar
  29. Ó Rui, é que se fosse meu, porventura diriam que era um argumento inaceitável...E anti-Portista.
    Não falo da recandidatura, falo da possível resignação.

    ResponderEliminar
  30. Rui, estive agora a ler uma discussão "valente" em que o Rui até esteve presente, no ReflexãoPortista subordinada a um artigo sobre PdC...Foi quase incrível para mim, pois tudo o que eu escrevi até aqui, aqui e noutros sítios, fi-lo sem ter lido nada sobre essa polémica -a não ser algumas (poucas) referências travessas e pouco claras- e sem ter navegado no tal espaço, até agora...Cada vez me convenço mais que existem ideias que pairam sobre o Mundo, e que são recolhidas como que telepáticamente pelas pessoas que em dado momento, estão receptivas a elas, independentemente delas terem já sido escutadas, discutidas ou lidas...É verdade, pode acreditar, estive lá a comentar uma outra situação e reparei no post...

    ResponderEliminar
  31. Meireles,

    «Rui, estive agora a ler uma discussão "valente" em que o Rui até esteve presente, no ReflexãoPortista subordinada a um artigo sobre PdC...Foi quase incrível para mim, pois tudo o que eu escrevi até aqui, aqui e noutros sítios, fi-lo sem ter lido nada sobre essa polémica -a não ser algumas (poucas) referências travessas e pouco claras- e sem ter navegado no tal espaço, até agora...»

    Pessoalmente, nunca o liguei a essa polémica. Os comentários que fiz apontavam para o autor do post e outros colaboradores que defendiam a mesma opinião.

    Portanto, não há qualquer confusão da minha parte.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...