13 maio, 2010

Nem papista, nem lampião/Jorge Fiel

Como não sou lampião nem papista, estou neutral como a Suíça na teima sobre se o Bento XVI reuniu mais gente no Terreiro do Paço do que Jesus no Marquês do Pombal. Tratando-se de dois acontecimentos raros e extraordinários, estou-me nas tintas para os excessos em que têm tropeçado alguns jornalistas, levados pelo arrebatador entusiasmo e cega fé benfiquista e/ou católica. Para atravessar esta semana, não precisei de gastar alguma da paciência que tenho em armazém, pois sei perfeitamente que o enfado derivado da vitória do Benfica e da visita papal não é nada comparado com o sofrimento aguentado por Jó, por causa de uma teima entre Deus e o Diabo.

Até me tenho divertido! A manchete do Record “O Mundo é do Benfica” desopilou-me a figadeira e, sem tomar qualquer substância ilícita!, fez-me imaginar estar rodeado por seres iguaizinhos ao ET do Spielberg.  Ao apostar com o meu filho sobre qual a palavra (histórico/a ou juventude) de que os comentadores televisivos iriam abusar mais, senti-me transportado aos tempos em que nas idas a pé para o liceu cada um escolhia as duas primeiras letras de matrículas que lhe achávamos iam aparecer mais frequentemente no percurso.

Mas aqui e ali há coisas que me maçam, como o elogio do celibato feito pelo cardeal Saraiva Martins: “O padre não é uma pessoa frustrada. Não há nada mais belo que o celibato”. Lembrei-me logo da enxurrada de membros do clero envolvidos em comportamentos pedófilos e que por isso não partilham desta opinião. E não me parece bem que um homem que nunca molhou o pincel se ponha opinar sobre o assunto. É como as crianças que dizem que a carne é melhor que o peixe - que não comem porque dizem que não gostam, apesar de nunca terem provado.

Irritam-me solenemente as excepcionais medidas de segurança que têm efeitos tão perniciosos como os idosos da freguesia da Sé, no Porto, irem ficar amanhã privados de almoço, por estar proibida a circulação no bairro da carrinha que distribui as refeições ao domicilio.

Mas tenho-me entretido a descobrir o lado positivo dalgumas idiotices. As restrições ao estacionamento e circulação podem entusiasmar lisboetas e portuenses a usar mais vezes os transportes públicos. Os ecopontos e os sítios à sua volta vão deixar de estar nojentos. O prejuízo (37 milhões de euros/dia) provocado pela tolerância de ponto é amortecido pelo incremento do turismo interno. E ficou cientificamente demonstrado que Bento XVI vende pior que João Paulo II. Para conseguir alugar amanhã os quartos com vista para os Aliados, onde o papa vai dar missa, o dono da Pensão Universal teve de baixar o preço para 80 euros. A 300 euros ninguém lhes pegava!
Jorge Fiel

7 comentários:

  1. Já agora e por falar em Papa, o "nosso querido presidente de Câmara", fez isto:

    «Câmara do Porto boicota mensagem do FC Porto para o Papa

    A Câmara Municipal do Porto decidiu impedir que o FC Porto exibisse uma mensagem ao Papa Bento XVI, aquando da sua passagem pela Avenida dos Aliados. Aproveitando a fachada da sua antiga sede, o clube concebeu e colocou um pendão com uma saudação a Sua Santidade, simbolizando o respeito de toda a família portista e, naturalmente, de muitos milhares de portuenses.

    Os fiscais da autarquia, todavia, compareceram esta tarde na antiga sede do FC Porto e ordenaram a remoção da mensagem, ameaçando até com a chamada do corpo de bombeiros, caso o clube não acatasse de imediato esta «católica» prepotência.»

    Com os agredicimentos aos portistas que votaram no RR...


    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Valente
    Veja esta noticia por favor!

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1569264

    Já publiquei no meu blogue Brigada Azul.
    É inacreditável
    Cumprimentos
    ftavares

    ResponderEliminar
  3. Tempos de crise meu caro Jorge Fiel, tempos de crise!...300 Euros por um quarto?...Por isso o Rio proibiu o FCdoPorto de exibir uma faixa de saudação ao Papa na sua sede, ali com vistas directas para o Gabinete Presidencial, queria mamar mais uns Euros nas multas!...E vimos nós em Lisboa a comitiva de Clubes que desfilou para agraciar sua Eminência...Nem um pio, melhor nem um bento.
    -Agora percebi aquela do "Bento" vir treinar o Porto!...Não acham que está um pouco envelhecido?

    ResponderEliminar
  4. Acho até que Jorge Nuno devia ir, com um préstito representativo bem numeroso, cumprimentar pessoalmente o Papa à Avenida dos Aliados!...Só para aborrecer o Rio Gelatinoso...

    ResponderEliminar
  5. Nunca conheci um autarca tão mesquinho e ressabiado como Rui Rio.

    Eu sei que a História política deturpa muitas vezes o valor dos seus protagonistas, mas Rui Rio vai seguramente constar na História do Porto como o autarca mais impopular e incompetente que a cidade jamais conheceu. Ele odeia o Porto, porque odeia os seus símbolos e as suas gentes.

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que veio cá o Papa!... se não, estavamos a levar com fado-lampião não sei até quando.
    Para poluição já chegou a nuvem do
    vulção que por cá passou.

    Quando um Rio é poluido, não passa de um Esgoto.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  7. Ontem mais uma vez estive na Boavista e pareceu-me sentir "o projecto", uma Cidade com uma centralidade nova e sem o "incómodo" do FCdoPorto, tudo embala o raciocínio nesse sentido, aquela amalgama de edifícios que rodeiam, cintam o Bessa como uma muralha, mostra isso, BoavistaFC em vez do FCPorto, mas enganaram-se, o Porto continua, a vontade de se manter e lutar foi mais forte que todas as alianças, na mais abjecta das incompreensões o Porto persistiu, a Boavista cresceu e alindou-se mas o BoavistaFC foi destruído por dentro, implodiu!...Se repararem, Rui Rio abandonou por completo todos os Bairros Camarários da Zona Oriental da Cidade...Ainda ontem circulava pela VCI e reparei nos bons arranjos feitos em quase todos os Bairros envolventes da VCI a partir do Ameal, na direcção da Boavista e Foz...De lá para o Freixo, abandono total, os Bairros assemelham-se ao Aleixo...Mas não são só os Bairros Sociais, também as Ruas estão degradadas até ao limite, a Rua do Freixo é um buraco único!...E é uma das entradas mais movimentadas da Cidade.
    Tudo o que estiver nas imediações do Estádio do Dragão é para deixar ruir...Passei por imposição no Bairro do Lagarteiro, incrível o abandono a que foi votado.
    Rui Rio só quer saber da zona Ocidental, Boavista e Foz, percebo, é lá que ele mora...Por isso reafirmo, os anti Portistas vêm ali o seu espaço, é ali que gostam de festejar e conspirar, mas como se iludem, vejam os símbolos existentes na Rotunda, um Leão sobre uma Águia moribunda, mas um outro símbolo espreita -sem ser visto, pressente-se a existência- para culminar a alegoria da vitória!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...