20 julho, 2010

O hiper-centralista Mário Soares

Com a Europa doente, é certo e seguro que Portugal só pode estar em estado de coma. Esta, é daquelas certezas que muitos portugueses dispensariam de bom grado. Se por cá temos sucessivos mantos de névoa lançados sobre os escândalos da Freeport, Casa Pia, BCP/BPN e tantos outros, em França há um ministro do Trabalho a contas com branqueamentos de capitais, enquanto em Itália o povo se "orgulha" de ter como 1º. Ministro um glob-trotter em escândalos sexuais. Sinais dos tempos, institucionalmente pornográficos...

Lá, como cá, a história será preenchida de páginas com factos dignos dos mais sofisticados filmes de ficção, nos quais a gerações futuras vão poder despreocupadamente inspirar-se. Há os Sarkozy em França, os Berlusconi em Itália e os Soares em Portugal. Todos eles, sem excepção, terão garantido um lugar na História dos respectivos países sem terem feito grande coisa para o merecerem.  Refiro-me a acções relevantes, como a boa governação e zêlo na estabilidade dos povos, não a serviços extra, hard-core, ou por aí...

Só para termos uma ideia da visão mundana e das aptidões político-estratégicas do "nosso" animal sagrado de eleição - o «monstro» Mário Soares -, teria bastado ouví-lo opinar sobre a próxima revisão Constitucional em entrevista  conduzida pela Constança Cunha e Sá na TVI24, para retirarmos quaisquer dúvidas sobre a sua consistência ideológica e firmeza cívica. Pois [pasme-se!], o «monstro» sagrado dos media, garantiu à entrevistadora, que em Portugal não existe o centralismo! É verdade, se Soares o disse, é porque sabe do que fala [ele sabe sempre...], e nós que aguentamos com o centralismo durante 36 anos, somos todos uns idiotas. Taxativo. Mas, Soares não se ficou por aqui, manifestou-se contrário à revisão da Constituição, alegando que o documento mais importante da República era dos mais avançados da Europa,  e que por isso não se lhe devia mexer, excepto [imaginem!]  manter a Regionalização na gaveta!

Há muito, que Mário Soares deixou de me surpreender. Ele não é o homem bonacheirão que aparenta. A capa fica-lhe bem, mas a cabeça não condiz com ela.  Só assim se compreende que continue a defender José Sócrates.

1 comentário:

  1. Para não recuar muito...

    Vivendo nós cerca de 50 de ditadura com o objectivo de manter o povo ignorante, acordamos com uma revolução de... cravos!

    Cravos???

    Cambada de paneleirotes!!!

    Então esses fdp, que atrasaram o nosso povo são depostos com CRAVOS???

    De seguida, os novos heróis vendo a cambada de... cobardolas (para não nos chamar-mos outro impropério tipo... rosinhas) que o Povo Português é, resolve...

    - Eh pá, vamos criar aqui um Estado de chicos espertos com orçamentos nunca cumpridos, reformas tripletas, Job's for the Bois; e um País ultra moderníssimo em que os Paneleirotes até se podem casar!!!

    E o Pobão, resolve protestar com... BUZINÕES (talvez para não ser repetitivo na idéia e fazer uma revolução com... margaridas)!!!

    Entram os PS's no poder...

    Entram os PSD's no poder...

    (Entretanto andam os mais às direitas e às esquerdas entretidos a soprar dentes-de-leão)

    Os PS's queixam-se que os PSD's fizeram merda!

    Os PSD's queixam-se que os PS's merda fizeram!

    (Com os tais... a soprarem os dentes-de-leão)

    E o Pobão (exemplarmente seguindo os exemplos que vêm de cima) todo contentinho com a sua política de chico espertismo, compadrio e apoiando inequívocamente a política do factor C!!!

    Que esperar de um Pobão que assiste impávida e serenamente a que só aqueles que têm posses possam ter honorabilidade?

    Isto é só um exemplo, mas...

    Já repararam que só ombreamos com os melhores nos desportos em que qualquer Pé Rapado possa calçar umas sapatilhas ou umas chuteiras?

    Porque é que só os meninos Lamy's, Couceiro's e afins podem andar a fazerem de conta que competem ao mais alto nível?

    Por serem filhinhos do papá???

    Que esperar de um País com uma mentalidade destas?

    Que fazer com um País assim???

    Buzinões???

    Revoluções de Cravos???

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...