18 março, 2011

F.C. Porto é o melhor líder do campeonato desde há 38 anos

O actual F.C. Porto, de André Villas-Boas, é o melhor líder do campeonato português de futebol dos últimos 38 anos, desde que o Benfica, de Jimmy Hagan, chegou à 23.ª jornada da Liga 1972/73 só com vitórias.

Para o mesmo número de jogos é preciso recuar quase 40 anos para assistir a uma "performance" tão elevada. Na época, sob a orientação do inglês Jimmy Hagan, o Benfica chegou à 23.ª jornada com um pleno de vitórias e até ao final dessa temporada viria a ceder dois empates - o primeiro na jornada seguinte, com o F.C. Porto -, terminando a prova invicto, com 28 triunfos.

Esta época, o F.C. Porto - que até se pode sagrar campeão dentro de duas jornadas no Estádio da Luz -, cumpre o melhor percurso desde há longos anos, com 21 triunfos e dois empates (com Vitória Guimarães e Sporting, ambos fora).

Na sua primeira época ao serviço dos "dragões" e em tão curta carreira de treinador - foi observador de José Mourinho no F.C. Porto, Chelsea e Inter Milão e treinou a selecção das Ilhas Virgens Britânicas -, Villas-Boas quer também fazer história.

Já esta semana o médio portista João Moutinho disse que um dos objectivos dos "dragões", cada vez mais perto do título, é chegarem ao final da época sem qualquer derrota, igualando a proeza do Benfica em 1972/73.

Em toda a história da Liga de futebol apenas o Benfica conseguiu terminar o campeonato sem derrotas e não só nessa época.


3 comentários:

  1. Meu caro, isso não é novidade, como você sabe, todos os dias vem nos jornais e em grandes parangonas.

    Valham-nos as CNN's deste mundo...

    ResponderEliminar
  2. No tempo em que o benfica fazia esse tipo de história, era no tempo
    em que a FPF a arbitragem e a comunicação social era toda Vermelha.

    Hoje é um pouco diferente, só um pouco, porque está quase tudo da mesma. A diferença é que o FCPorto através do seu presidente, abriu os olhos e apostou na disciplina e no rigor. Foi buscar os jogadores e treinadores com uma filosofia de vencer e nada mais. É um facto que
    temos que ser sempre superiores ao nosso adversário duas vezes mais... pelos motivos que todos nós já sabemos.
    Há três décadas que somos o maior clube do futebol Português.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  3. O PORTO CANAL vai passar uma reportagem sobre o centro de estágio do Olival

    segunda feira 21 de Março às 21.30

    Adiram ao facebook do Porto Canal e sabem logo das novidades todas, pois como é natural à medida que as semanas forem passando a interacção entre o PORTOCANAL e o FCP vai aumentando progressivamente.
    Aliás no final dos jogos do FCP há sempre directos.

    PORTOCANAL será num futuro proximo o Canal de preferencia dos portistas.

    Os estatutos da fpf foram aprovados o CENTRALISMO foi fortemente reforçado...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...