01 abril, 2011

Notícias do Grande Porto

Porto Canal vai custar cinco milhões por ano
Cinco milhões de euros por ano serão os custos estimados do novo Porto Canal gerido pelo FC Porto. E é essencialmente junto das distribuidoras de sinal por cabo – Zon, Meo, Optimus ou Cabovisão – que esta receita está a ser negociada. No início de Julho, quando a nova gestão assumir o canal, deverão estar garantidos os 15 milhões necessários para a primeira etapa de funcionamento, os três anos seguintes.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
(Entrevista)
FC Porto: "Há cada vez mais portistas em Lisboa"
Álvaro Monteiro é dragão mas habituou-se a viver longe da sede do FC Porto, algo que o faz sentir o clube “com mais intensidade”. Tem 64 anos e há 14 anos que é o presidente da Casa dos Dragões de Lisboa, que ajudou a fundar.


Como é ser portista em Lisboa?
Neste momento é uma agradável sensação. Aliás, há mais tempo que já o é, pois conversamos com amigos e adversários e eles percebem que o FC Porto tem de ser respeitado pois é um clube campeão.

Há muitas diferenças entre a actualidade e há 30, 40 anos atrás?
Há quarenta e tal anos, quando vim para Lisboa, éramos muito menos, basta analisar as propostas de sócio e verificamos que há muitas pessoas de Lisboa que querem ser sócias do FC Porto. Na juventude nota-se ainda mais. Muitos jovens vêm à nossa delegação, acompanhados dos pais porque querem um póster do Hulk ou do Falcao.

É gratificante ver cada vez mais jovens a escolherem o FC Porto?
Deixa-me muito satisfeito. Quando vão à nossa delegação com os pais, derreto-me todo para lhes dar a máxima atenção. Mostramos-lhe os quadros com os momentos históricos e as grandes figuras do clube.

E já lhe fizeram algum pedido caricato?
Por acaso esta tarde tive um episódio engraçado. Costumo almoçar às quartas-feiras com um grupo de amigos e o capitão Mário Wilson é um dos convidados. Estava lá uma criança e ele perguntou-lhe ‘és do Benfica?’. O miúdo respondeu ‘não, sou do FC Porto’ e o capitão disse para ele vir falar comigo. ‘Cada vez são mais!’, desabafou logo o Mário Wilson. Não tenho dúvidas nenhumas que esse miúdo, que deve ter entre oito e 12 anos, vai aparecer aqui um dia destes.

Depois de tantos títulos conquistados, os adeptos de outros clubes já vos olham com mais respeito?
Quando vim para cá era novo e na altura os adeptos dos outros clubes gozavam muito connosco e não tínhamos muitas alternativas para nos defendermos. Agora já não é tanto o chamar tripeiro, noto mais é o azedume e a agressividade em relação a nós.

Em 40 anos nos Dragões de Lisboa, quais são as melhores recordações que guarda?
Uma foi a conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1987. Recordo-me de ver um mar de gente no Marquês de Pombal, Rossio, Saldanha, Avenida da República, com muitas pessoas também de outros clubes. A vitória na Taça UEFA também foi uma noite memorável aqui. A PSP ficou surpreendida por ter aparecido tanta gente para festejar!

Como se vivem, na casa dos Dragões de Lisboa, as noites de grandes jogos do FC Porto?
Chegamos a estar 400 pessoas. Sabe que quanto mais longe do coração, mais sentimos o clube e vivemos tudo com muita intensidade mesmo.

2 comentários:

  1. Grande entrevista a um grande portista e um homem que tem feito um excelente trabalho em prol do F.C.Porto.
    Temos crescido muito e só não crescemos mais porque o centralismo não deixa. Só não vê quem não quer.

    Espero que o projecto F.C.Porto/Porto Canal avance o mais rapidamente possível, pois acredito que vem aí uma nova era.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu compro sempre o "Grande Porto"
    e se não mudar de discurso!!! aconselho todo o bom bairrista e não só a comprar este semanal.

    O sr Álvaro Monteiro, presidente da Casa do FCPorto em Lisboa, diz e bem, que cada vez há mais portistas na capital! é verdade. Eu conheço razoavelmente Lisboa e sei que a alguns anos a esta parte, que há muito miudo, (mesmo a mãe e pai sendo sportinguistas e enfiquista) eles os (miudos) são uns apaixonados e ferverosos adeptos do FCP. Bem haja gente boa.

    Um grande abraço para todas as casas do FCP em Portugal e no mundo. Somos campeões.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...