21 julho, 2011

Um quinto dos deputados são advogados!

Bem, lá vamos ter os intocáveis da praxe à perna, quando lerem as páginas "Primeiro Plano" do JN de hoje.

Paulo Morais, foi quem pôs o dedo na ferida, correndo assim o risco de passar a integrar o clube dos "populistas" onde já colocaram o bastonário Marinho Pinto. E por quê? Por uma razão muito simples: denunciam os podres dos sistema político-jurídico do país. Por isso, e apenas por isso, há quem não hesite em chamar-lhes populistas. Um povo burro, atrai políticos burros, embora chico-espertos. Se isso não fosse verdade, já há muito teriam mudado o discurso, pois cada vez que pegam na cassete do populismo levantam um mar de suspeitas sobre si próprios.

Paulo Morais, tem-me surpreendido pela positiva, desde uns tempos a esta parte. Além de ser um entusiasta da regionalização [assistiu mais de uma vez a reuniões do Movimento Pró Partido do Norte], tem-se notabilizado na luta contra a corrupção, sem parcimónia, nem medo. É vice-presidente da TIAC [Transparência e Integridade - Associação Cívica], tendo feito um levantamento sobre a simultaneidade de funções de políticos no Parlamento e em empresas detentoras de negócios com o Estado. Mais, incomparavelmente mais, do que a Rui Rio, assenta-lhe bem o estatuto de homem honesto.

Ferreira do Amaral, Jorge Coelho e Pina Moura, devem estar neste momento a roer na casaca de Paulo Morais e a lançar-lhe os impropérios usuais de quem se sente "vítima" de denúncias deste tipo. De facto, todos eles, transitaram da política para os negócios empresariais, fazendo a ponte entre estes dois mundos como se fosse a coisa mais nobre da vida, não surpreendendo por isso que hoje estejam ricos, ou em vias de o ser. Depois, há a figura do Presidente da Comissão de Ética [Mendes Bota] que de ética só tem o título, e que gere a contento das partes, os dias em que deve fechar os olhos à ética e aqueles em que os deve abrir. Em Portugal, a ética, como a Lei, tem momentos...

É por estas e por outras, que não acredito em Democracias que não estejam devidamente blindadas para se defenderem destes seres virulentos, que tanto a descredibilizam e enfraquecem.

Conheci alguém - que já cá não está há muitos anos -, por quem nutro um respeito, que mais ninguém até hoje conseguiu inspirar-me. Esse homem, estou perfeitamente convicto, punha esta gente na ordem, sem se preocupar com os anti-corpos consequentes. Fê-lo, numa época onde o manto corrupto da Democracia não existia, mas onde era preciso ter-se mesmo muita coragem para tomar decisões "impopulares", sem olhar a quem. Sucede que, para certos cargos de real responsabilidade, nem só a coragem chega, é preciso ser-se integralmente sério e não esmorecer por ter de se renunciar ao enriquecimento rápido. Esse homem, se ainda vivesse, seria logo rotulado pelos oportunistas de hoje, como autoritário e...populista. É que ele, aguentava bem essa pressão, e aos infractores, fossem eles quais fossem, não lhes servia de muito recorrerem à cunha das influências, para fugirem às malhas da Lei. Com ele não resultava, tinham mesmo de responder pelas suas acções. Não direi quem foi essa pessoa, por respeito à sua memória.

O problema, é que homens como esse, já não existem. Em seu lugar, temos agora o €uro...ou melhor, os €uros.

3 comentários:

  1. Zé da Póvoa21/07/11, 19:08

    Paulo Morais está a desenvolver uma trabalho extraordinário na denuncia de situações de que beneficiam alguns senhores em prejuízo de todos nós (desgraçados contribuintes). Tem que ter cuidado porque deve haver muita gente com vontade de lhe dar uma ferradela. O PGR até mandou arquivar várias denúncias sobre arranjinhos na C.M.Porto e, por aí, já se fica a saber de que lado estão as altas autoridades. Marinho Pinto tem sofrido ataques soezes de quem não lhe perdoa a frontalidade e o destemor. Ainda há dias Paulo Rangel aproveitou o facto de "estar a jogar em casa" para numa reunião insultar cobardemente Marinho Pinto.
    Estejamos atentos à venda em curso do BPN. Parece-me que vai sair dali mais uma cavacada. Aqueles que fizeram as "coisas bonitas" que levaram o Banco à falência o que, em consequência, ajudou ao descalabro das contas do país, preparam-se para o retomar, completamente limpo e recapitalizado com dinheiro, mais uma vez, dos contribuintes. Ainda que por interpostas pessoas, mas todos do mesmo quadrante partidário e familiar. É o regafobe total!!!

    ResponderEliminar
  2. Vai ser muito complicado mudarmos o paradigma desta "democracia". O povo é demasiado sereno e civicamente pouco participativo.

    Enquanto os eleitores tolerarem a falta de seriedade dos políticos, nunca mais teremos uma Democracia séria [passe a redundância]. Mudam o discurso como quem muda de camisa. Hoje são regionalistas, amanhã já não são. É um circo interminável.

    ResponderEliminar
  3. Penso que sei a quem se está referir!?
    Se for o mesmo que eu penso:- era pessoa de pequena estatura e do Porto, mas tinha (os tomates grandes) a coluna vertebral bem erecta.

    Será esta a nossa sina? de levar com corruptos, ladrões, que vão para a política fazerem grandes negócios, só para se governarem e nada mais.

    Saiu um chico-esperto, aldrabão... e logo entrou outro enganador mentiroso, sanguessuga "o colossal aldrabão" e seus rapazolas.

    Para estes iluminados governantes quem ganha menos de quinhentos euros são os pobrezinhos, os outros até os mil euros são os ricos, os mesmos que andam a vida inteira a sustentar estes chulos.

    Aumentos nos transportes de 15%?
    que os... pariu vão gamar ao caralho.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...