11 outubro, 2011

Quanto mais te baixas...

É patente que a selecção portuguesa de futebol já não é " o clube de todos nós" , na frase criada pelo há muito falecido jornalista Ricardo Ornelas. Já foi , mas a sanha centralista e anti- portista de Lisboa acabou com isso.

Scolari foi o ponta de lança de que a comunicação social se serviu, sob a complacência cúmplice da FPF, Gilberto Madail à cabeça. O sargentão foi o pateta útil de serviço.

Inutil relembrar as ofensas e desconsiderações cometidas contra o Norte e contra o seu clube mais representativo, que por acaso até é o mais importante de Portugal. A actividade da selecção centra-se a sul. Lembram-se que foi "inventado" um centro de estágio em Évora para receber a selecção, quando tantos havia de Coimbra para cima? Os jogos principais sempre se disputam em Lisboa. Ao Norte, onde está a verdadeira aficcion, destinam os jogos secundários, aos quais provavelmente Lisboa viraria as costas porque estão de barriga cheia com os jogos mais importantes. Nessa altura, para safar a bilheteira, a Federação lembra-se de nós. As reacções dos nortenhos, ou melhor dizendo, a falta de reacções, encoraja essa corja centralista a cada vez abusar mais. Desta vez a selecção treinou no Algarve(!!) e deu uma breve fugida ao Porto para disputar o jogo. Imagino que terão ido embora logo após o apito final, não fosse os senhores da federação apanhar alguma doença contagiosa nestas terras bárbaras onde a civilização e a higiene pública ainda não chegaram.

É pensando nisto tudo que me pergunto quem seriam aquelas quase 40 mil pessoas que estavam no Dragão. Portuenses e outros nortenhos? Aquelas bandeirinhas e aqueles endereços a dizer Portugal, incentivavam quem? Portugal? Mas que Portugal? Não aquele que foi uma Nação com mais de oito séculos de História, porque esse já não existe, liquidado por um centralismo que tem feito mais contra a coesão nacional do que uma eventual Regionalização. Qual, então?

Seremos só meia-dúzia a pensar que as desconsiderações de que somos alvo há tantos anos, mereciam um boicote, um gesto de repúdio por simbólico que fosse? O que pensam a este respeito os 40 mil? Será que pensam mesmo alguma coisa? Provavelmente, nada, e esse é o mal. Pensem pelo menos no velho ditado que diz que " quanto mais te baixas, mais se vê o teu cu"...

4 comentários:

  1. Se o número de comentadores anónimos que enchem as caixas de comentários de blogues portistas e portuenses, corresponder ao número de submissos e cooperantes do centralismo, talvez não seja má ideia que os administradores dos Blogues os deixem a falar sozinhos, pois não me parece que possámos contar com eles para coisas sérias. Quem não dá a cara ou o nome [verdadeiro], é porque teme responsabilizar-se por aquilo que comenta, e isso não é bom sinal.

    Qualquer dia, é isso mesmo que vou fazer. Estou farto de tanta converrsa e tão pouca acção.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao Eng Fernando Santos que qualificou a Grécia para o Euro 2012.

    Quando à selecção de todos nós...há muito que deixou de ser a minha.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A nossa selecção não passa de um feira de vaidades.
    A maioria dos jogadores vêm à selecção não por amor à camisola mas para se mostrarem, fazendo da selecção uma montra.
    A que acabar com a chulada de dirigentes dinossauros, que já lá andam a muito tempo.
    Já agora, podiam ter jogado no Algarve, assim não davam cabo da relva do estádio do Dragão.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Zé da Póvoa12/10/11, 21:46

    Não compreendo a inclusão no plantel da selecção de jogadores como João Pereira, Eliseu, Carlos Martins, Helder Postiga, Nuno Gomes, Miguel Veloso e mais um ou outro. Não têm perfil de selecção. Também acho que Paulo Bento não tem nível para ser o seleccionador. Arranja problemas com jogadores (já foi assim no Sporting)e em situações difíceis, como no caso Ricardo Carvalho não sabe como "conduzir" homens.
    Bosingwa está outra vez em boa forma e, no seu lugar, é um dos melhores do mundo. Porque não foi chamado? Ao que parece por desentendimento anterior com PB. Não pode ser. Apesar de tudo acho que vamos ao Europeu, os adversários possíveis para o play-off são fraquinhos.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...