09 fevereiro, 2012

Porto e o Norte são o Must nacional, só nos falta o poder

O Norte [o Porto neste caso], tem a melhor e a maior Universidade do país, e a 333ª. no ranking mundial [Lisboa ocupa o 353º lugar e Coimbra o 487º.]

No Norte [outra vez no Porto], o Hospital de São João foi distinguido outra vez como o melhor Hospital do país

No Norte [na zona da Maia/grande Porto], o Aeroporto Sá Carneiro foi eleito em 2010 o 2º.aeroporto melhor da Europa e o 5º.a nível mundial na categoria de tráfego de dois a cinco milhões de passageiros...

A Casa da Música, a Norte [Porto], foi classificada pelo Arqº.Nicolai Ouroussof, do New York Times, como o projecto mais atraente que o Arqº. Rem Koolhaas  já alguma vez construiu, comparando-o ao museu Guggenheim de Bilbao de Frank  Gehry

No Norte [em Matosinhos], o ano passado, o porto de Leixões bateu o recorde de mercadorias movimentadas (16,3 milhões de toneladas),  um crescimento de 12%, o que é fantástico em ambiente de recessão.

A livraria Lello, no Norte [Porto], foi considerada a 3ª.mais bela do Mundo [do Mundo, leu bem]

O Café Majestic, no Norte [Porto], foi eleito como o 6º. café mais exuberante do Mundo

A cobertura metálica do Estádio do Dragão do FCPorto, no Norte [no Porto] venceu o prémio europeu de construção metálica e mista, promovido pela ECCS - European Convention for Construction Steelwork, com sede em Bruxelas.

No Norte [Porto], só os Arquitectos Siza Vieira e Eduardo Souto Moura mereceram as honrarias do prémio Pritzker

Mas há mais arquitectos do Norte a merecer destaque internacional. O edifício da Vodafone  [e outros] no Porto, também teve direito a críticas elogiosas. 

Serralves, no Porto, tem estado sob constante observação internacional. De tal modo é elogiada a sua gestão, que agora até os espanhóis decidiram levar para Madrid o Director João Fernandes, para [sub]dirigir o Museu Rainha Sofia, na capital espanhola...

O estádio Axa, a Norte [em Braga] foi, por diversas vezes, considerado um dos mais originais e belos estádios do mundo. O jornal Financial Times, num artigo sobre os estádios britânicos, refere o Estádio como um dos 4 exemplos de "beautiful grounds"

É no Norte, no Alto Douro vinhateiro, que Portugal tem obtido os maiores prémios. O CARM, vinho e azeite, é uma das marcas mais conceituadas

Chegados aqui, fiquei com a estranha sensação que me faltava qualquer coisa. Não, não é o FCPorto, porque esse tem sido de longe o maior embaixador do Norte, e da cidade do Porto. Enfim, temos o Metro, que tem sido um sucesso também.

Todas estas honrarias não foram feitas por encomenda, nem têm tido o apoio de uma comunicação social com tiques nazis, como é constatável da promoção ao bom estilo de Goebbels que anda a fazer ao Presidente do clube do regime, Luís Filipe Vieira [é verdade, quando é que o outro, Vale e Azevedo, vai preso?]. 

Estas honrarias são genuínas, porque vêm de fora para dentro. De borla. Não são uma segunda versão do fado que os lisbonários tentam a todo o custo impingir ao país como se esse tipo de música bastarda e lamechas fosse motivo de orgulho nacional. 

Como é possível que a região do país mais Must tenha de andar a reboque de governos chulos e incompetentes? E como é possível, ser simultaneamente, a região mais exportadora do país e a que mais pobre está? E como é possível, uma região com gente tão distinta sujeitar-se à submissão de regiões que lhe são a todos os níveis INFERIORES?

Só tem uma explicação: continuarmos a ser um povo de brandos costumes. Eu já estou farto. E você? 

2 comentários:

  1. Eu também,tenho apregoado ao vento,mas ninguém quer ouvir,uns porque não estão para se chatear,outros porque estão à espera de uma cunha para empregar o filho,quando descobrirem a verdade que estes tipos nos andam a impingir,já vai ser muito doloroso.
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. Rui, o grande problema é que este país adora a mediocridade e aí, nós ficamos a perder...

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...